Carreiras

Área de Compras em saúde colabora desde a estrutura do hospital ao bem-estar dos pacientes

Conhecimentos práticos e teóricos qualificam o profissional de Compras para melhor gerir o seu trabalho em diversas áreas

A gestão inteligente da cadeia de suprimentos é imprescindível nas mais diversas áreas de negócios. Não se trata, apenas, de evitar a falta de materiais para a execução dos trabalhos de uma organização. Mais do que isso, ela promove a redução de custos, aumento na velocidade dos processos e melhoria na experiência do cliente.

Essa é a visão mais moderna da área de Supply Chain, conforme o Coordenador de Compras nas áreas de Ensino e Projetos de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Bruno Lima de Souza. Ele também é docente e um dos quatro Coordenadores da Pós-graduação em Compras e Suprimentos em Saúde do Ensino Einstein.

Os 13 anos como profissional de carreira na área de Compras e quase quatro de experiência no HIAE dão a certeza de que sem esse setor os negócios não acontecem. Na área de saúde, Compras envolvem, por exemplo, a aquisição dos medicamentos, materiais médicos e cirúrgicos, suprimentos ligados à limpeza e higienização do hospital. “O nosso trabalho engloba desde o fabricante até os pacientes atendidos”, explica.

Na verdade, para que qualquer empresa se torne viável é fundamental a existência de uma cadeia de fornecedores que suporte o seu abastecimento, abarcando equipamentos, insumos, materiais e serviços. A área de Compras é incumbida de entender as necessidades e buscar as soluções no mercado.

Vocação da área de Compras

A área de Compras contratava o seu líder considerando o nível de confiança, sendo sempre ligado à alta gestão, devido ao envolvimento com as finanças da organização. No Brasil, até pouco tempo atrás não existia uma especialização direcionada ao cargo de Comprador.

Com o tempo, o profissional de Compras foi muito provocado pelo atendimento transacional das demandas, ou seja, com atuação voltada somente a atender às necessidades da operação. Mas, atualmente, ele precisa conhecer profundamente o negócio para colaborar com a modernização de sua área. Como?

O setor de Compras vem apresentando desafios, exigindo profissionais que considerem relevante aprofundar suas competências e habilidades analíticas, com foco nos conceitos, métodos e ferramentas mais sofisticadas do mercado de Supply Chain.

De acordo com Bruno, atualmente é fundamental haver planejamento estratégico para que se consiga abastecer as empresas de forma estruturada e não somente considerando o fator quantidade. “A nossa atenção também deve priorizar os tipos de produtos, a curva de sazonalidade, marca, qualidade e outros variados aspectos.”

Para ele, o profissional de Compras precisa ter amplo conhecimento e qualificação para trabalhar com metodologias de compras que vêm sendo testadas há alguns anos pelo mercado. “É fundamental obter uma boa organização, compreendendo melhor a gestão por categorias”, sinaliza.

Gestão por categorias

A gestão por categorias pode ser conceituada como um processo de comunicação e parceria entre a indústria, o comércio e o serviço com o objetivo de mapear e definir ações de maneira estratégica. Esse conceito vem transformando a atuação de profissionais de Compras, principalmente na área da saúde, pois precisam ter mais criticidade e novos conhecimentos para:

  • Analisar o negócio a fim de tomar decisões assertivas a gerar valor para a organização e seus pacientes;
  • Empregar as ferramentas e as metodologias de Compras e Suprimentos, tornando os processos e os recursos mais eficientes e eficazes;
  • Gerir processos de abastecimento estratégico e aplicar ferramentas como detalhamento e análise de custos para entender amplamente o processo de tomada de decisão, considerando todas as curvas de representatividade financeira da organização.

Essas e outras competências podem ser desenvolvidas a partir de um leque de ferramentas que propiciem resultados esperados, dentro de um modelo focado na construção de uma cadeia de abastecimento sustentável a longo prazo.

Compras e Suprimentos na saúde

Bruno explica que ‘dores’ causadas pela falta de gestão na área de Compras e Suprimentos são difíceis de lidar e no contexto da saúde são ainda mais latentes. “Por exemplo, a ausência de um medicamento, de um equipamento ou até mesmo de um produto de limpeza ou higiene impacta negativamente e diretamente no atendimento ao paciente”, alerta. E, se a situação envolver uma emergência, o risco de ocorrer uma fatalidade é ainda mais alto.

Por isso, a palavra-chave do profissional de Compras que atua na área da saúde é a urgência. Nesse cenário, o ideal é atuar na raiz de cada causa a fim de viabilizar planejamento, abastecimento e organização de infraestrutura para prestar o melhor serviço em saúde.

Com a compreensão mais ampla do ramo, incluindo a velocidade de mudanças na tecnologia, Bruno acredita que o profissional dessa área deve ampliar seus conhecimentos sobre análises comerciais e de políticas da companhia, além das avaliações técnicas. “Ele precisa gerar isonomia no processo de concorrência, ter boa comunicação, foco nos interesses legítimos da contratação de bens e serviços e garantia de aquisições por custo justo”, pontua.

Com a intenção de formar e preparar esse profissional para atuais e futuros mercados, o Ensino Einstein criou a Pós-graduação em Compras e Suprimentos em Saúde, que está em sua 6ª turma. “O curso foca em desenvolver o pensamento crítico e analítico, aplicar os melhores conceitos e ferramentas de excelência operacional e fomentar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.”

Cursos Relacionados:

Notícias relacionadas