
Mais de 22 mil pessoas por ano são capacitadas anualmente nos cursos de atualização do Centro de Simulação Realística do Ensino Einstein (CSR), entre as unidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.
Por meio de treinamentos práticos de habilidades técnicas e comportamentais, o CSR prepara estudantes e profissionais de diversas áreas para alta performance, proporcionando um diferencial na carreira. Também capacita pessoas da comunidade interessadas em temas como Primeiros Socorros.
A unidade de Goiânia (GO) existe há dois anos e tem, entre seus principais focos, a capacitação na Saúde. “Somos o único centro com essa estrutura e alta tecnologia em simulação para replicar situações muito semelhantes à realidade. É uma proposta inovadora no Estado para proporcionar treinamento de alta performance para os alunos e profissionais da Saúde”, ressalta a Gerente de Ensino do Centro de Simulação, Joyce Barreto.
De acordo com ela, o CSR de Goiânia tem capacidade para realizar diversos tipos de treinamentos chancelados e customizados. “Já treinamos, no último ano, mais de mil profissionais do Einstein e, mais recentemente, abrimos essa oportunidade para alunos externos também”, destaca Joyce.
Segurança do paciente como grande objetivo
Os cursos realizados no CSR preparam os alunos para prestar assistência ao paciente, de forma prática, simulando diferentes ambientes e situações que podem ocorrer no dia a dia do ambiente hospitalar.
Dessa forma, entre os maiores benefícios gerados nessa busca pela excelência, está a segurança do próprio paciente. As atividades no CSR envolvem equipamentos de ponta como, simuladores de alta tecnologia e atores, que encenam situações diversas, associadas ao dia a dia.
“As simulações permitem a prática segura, aproximando o treinamento das situações de vida real, mas sem as consequências negativas do erro. Elas promovem a reflexão sobre a prática e isso é transportado diretamente para o atendimento clínico. Um piloto não conduz um avião comercial sem várias horas de treinamento simulado e o mesmo pode e deve ser feito com profissionais de saúde”, compara o Médico Especialista em Simulação do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Thomaz Bittencourt.
Preparando profissionais completos
Dentro do CSR, são explorados temas que vão desde ‘urgência e emergência’, até questões comportamentais, como as habilidades para conversar de modo assertivo com os pacientes.
“Quando pensamos em um bom profissional de Saúde, estamos falando de alguém com uma alta capacidade técnica, que precisa conhecer normas e protocolos e com habilidades procedurais”, lembra o Dr. Thomaz.
No entanto, acrescenta o Médico, é preciso que o profissional saiba se comunicar bem com o paciente, trabalhar em equipe e ser assertivo na sua tomada de decisões. “A simulação permite integrarmos os treinamentos nesses aspectos, que são essenciais para boa prática clínica, mas que nem sempre são desenvolvidos”.
Público-alvo e cursos
As capacitações do CSR de Goiás são voltadas a Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Biomédicos, Dentistas, Enfermeiros, Médicos, Estudantes da Graduação, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, entre outros profissionais. Os cursos oferecidos são:
- Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS)
- Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS)
- Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS)
- Suporte Básico de Vida (BLS)
- Primeiro Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Desfibrilador Externo Automático (DEA), (HS)
- Deep Diving (imersão em temas diversos)
O programa Deep Diving acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, no CSR de Goiás, de forma presencial. Seu objetivo é proporcionar a imersão em temas essenciais como manejo de via aérea difícil, punção guiada por ultrassom, ultrassom point of care e Manejo de Recursos de Crise em Saúde (HCRM).
“O Deep Diving tem como benefício a maior retenção de conhecimento, melhoria de habilidades clínicas e preparo para situações complexas, proporcionando a integração teórica e prática para melhor performance do aluno em seu dia a dia”, ressalta a Coordenadora do CSR, Priscilla Cerullo Hashimoto.
“O curso oferece uma visão completa sobre como atuar em um plantão de emergência, com especialistas que atuam no tema e uso de simuladores que proporcionam a melhor integração”, finaliza.