Carreiras

Conheça as áreas variadas de quem exerce a Administração

Neste Dia do Administrador, conheça os diferentes caminhos percorridos por quem exerce a profissão, que se destaca pela amplitude nas atividades

Neste Dia do Administrador, é celebrada não apenas a profissão, mas a gama de inúmeras possibilidades que suas áreas correlatas oferecem. “O interessante nessa carreira é a sua abertura, sem um escopo limitado”, destaca o Coordenador da Graduação em Administração do Ensino Einstein, Pedro Teberga.

O que faz um Administrador?

Ser Administrador é gerir recursos, tomar decisões estratégicas e impactar vidas. “Conforme evolui, esse profissional pode trabalhar com inovação, educação, pesquisa, setor público. Pode ainda empreender, enfim, há uma série de caminhos possíveis de serem trilhados”, afirma o Coordenador, que também é Docente na disciplina Tomada de Decisão.

A vida de um Administrador, reforça Pedro, é um compromisso com a criação de novas possibilidades para todos ao seu redor. Projetos conduzidos, equipes lideradas e desafios superados são oportunidades para construir histórias de sucesso.

É um profissional que desempenha um importante papel em moldar o futuro de organizações e pessoas, oferecendo novas perspectivas, desenvolvendo talentos e impulsionando mudanças significativas.

A Administração na criação de um negócio

“Sinto-me realizado por escolher a Administração. Com essa expertise, tirei projetos do papel, desenvolvi um negócio e o gerencio. Criei uma empresa na área de tecnologia educacional, mantida durante seis anos”, lembra Pedro.

As oportunidades foram surgindo em sua carreira e, em consequência do negócio criado, ele ingressou no universo acadêmico. Com a intenção de transformar seu perfil de empreendedor em profissão, Pedro passou a dar palestras sobre a criação de produtos. “Com o Mestrado, novas portas se abriram para a carreira acadêmica, que é um reflexo do ambiente externo e corporativo”.

Segundo o Coordenador, ainda existem oportunidades na área, que demanda a seleção de professores com experiências de mercado e acadêmica simultâneas.

Novas responsabilidades e competências

A ascensão na carreira substitui a parte operacional por novas responsabilidades e competências. Pedro sinaliza que, na Administração, muitos almejam a carreira executiva.

O Administrador tem o papel de conectar os pontos, gerenciar o futuro do negócio e, consequentemente, esse é um caminho natural no mundo executivo. “Um gestor precisa entender de tudo um pouco para que o negócio se mantenha vivo”, pontua.

Trata-se de uma formação fundamental para quem atua no mercado de trabalho em funções ligadas à definição de estratégias e gerenciamento dos aspectos financeiros, materiais e humanos das organizações.

Ampla gama de atividades

“Nossa atuação envolve uma ampla gama de atividades, como liderança e motivação de equipes, comunicação e negociação com stakeholders, otimização de processos e tomada de decisões estratégicas, de curto a longo prazo”, explica a Docente na Graduação em Administração do Ensino Einstein, na disciplina de Políticas Públicas, Marina Martins Siqueira.

Ao atuarem em prol do sucesso organizacional, explica Marina, os profissionais beneficiam a economia local e impactam positivamente a vida das pessoas, direta ou indiretamente relacionadas às empresas.

O mercado de trabalho, acrescenta a Docente, requer versatilidade, atualização e especialização continuada. Exige a capacidade de gerir equipes cada vez mais diversas, em cenários de pressão e incerteza.

“Pela sua abrangência e impacto, considero a Administração uma área admirável, que continuará demandando profissionais capazes de aliar conhecimentos, habilidades e competências de forma ética”, comemora.

Pesquisas em inovação e estratégia

Docente na Graduação em Administração do Ensino Einstein, na disciplina Estratégia Empresarial, João Paulo Nascimento da Silva dedica-se a pesquisas nas áreas de inovação e estratégia.

“A beleza da nossa profissão está exatamente na amplitude que possibilita, ao estar envolvida com aspectos diferentes de uma mesma empresa ou produto. São diversas áreas possíveis de atuação”, reforça.

João destaca a importância de trabalhar com uma visão holística, conhecendo, analisando e considerando todos os fatores que podem influenciar o desenvolvimento de um produto ou negócio.

Entre os principais desafios, ele cita a necessidade de partilhar novas tecnologias, participando do processo de desenvolvimento, até que cheguem ao mercado. “As oportunidades são grandes para todos os profissionais e precisam ser aproveitadas, o que exige rápida adaptação. O profissional de Administração está aí para fazer parte desse processo de inovação”, analisa.

Notícias relacionadas