Educação continuada em diagnóstico por imagem: novos caminhos para o radiologista

Uma complementação especializada pode impulsionar a carreira dos radiologistas, atualizando seus conhecimentos sobre novos exames, diagnósticos e condutas

A Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma das especialidades médicas que mais fortemente envolve avanços tecnológicos contínuos. E não somente no que diz respeito aos equipamentos médicos, como também no campo da Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e outras inovações que impactam na rotina do Médico Radiologista, no atendimento e no cuidado ao paciente.

Devido à abrangência das especialidades e subespecialidades que compõem o diagnóstico por imagem, a educação continuada deve ocupar um lugar de destaque na vida dos profissionais da área. O aprimoramento sistemático é fundamental para manter a atualização com a mesma velocidade em que acontecem tais evoluções tecnológicas e científicas.

O portfólio na área de ensino na Radiologia e Diagnóstico por Imagem, tanto prático quanto teórico, precisa ser completo, desde a Graduação em Medicina até todos os níveis de Pós-graduação. “No Ensino em Imagem do Einstein estamos sempre atentos às necessidades do mercado, além de utilizarmos da infraestrutura e equipamentos de ponta da Instituição e de um corpo docente de excelência, proporcionando um valioso upgrade na capacitação do especialista”, explica o Médico Radiologista e Gerente Médico do Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Ronaldo Hueb Baroni.

O ensino-aprendizagem dessa área do conhecimento pode incluir cursos em plataformas digitais com acesso remoto e utilização de metodologias modernas e interativas, porém sem renunciar a treinamentos hands-on presenciais sob orientação direta de Radiologistas experientes, realizando exames em pacientes com patologias, em especial na área de Ultrassonografia.

O Médico Radiologista, dentro de um contexto profissional atual, precisa interagir com diferentes especialidades médicas e equipes multiprofissionais dentro do ambiente hospitalar, além de aperfeiçoar a comunicação direta com os pacientes. Também é muito importante que, após a residência médica ou especialização, o Radiologista preste a prova da especialidade e obtenha o título de especialista.

O aluno que busca por especialização nessa área conta hoje com o ensino flexível (on-line e presencial). Segundo o Dr. Baroni, é muito importante que o aluno, após a capacitação, continue mantendo constante contato com os docentes da instituição de ensino. “Esse ponto também é muito interessante, pois garante um networking importante para a nossa profissão”, salienta.

Cenário atual da Radiologia e Diagnóstico por imagem

Todo esse contexto é permeado pelo crescimento da procura pela especialização no campo da Radiologia de Diagnóstico por Imagem no Brasil, tanto na residência médica quanto por meio das Pós-graduações existentes no mercado.

Apesar de, no passado, ter existido um receio sobre o impacto negativo que a Inteligência Artificial causaria à profissão, hoje esse setor aponta para um cenário de oportunidades de atuação do Médico Radiologista. A Inteligência Artificial atualmente pode ser empregada, por exemplo, em:

  • Melhorias de processos de qualidade.
  • Melhorias de produtividade, tanto na atuação médica quanta na própria realização de exames radiológicos.

Logo, o avanço tecnológico veio para somar e não para ameaçar a existência e o progresso dessa especialidade. O mercado valoriza cada vez mais profissionais com um bom balanço entre experiência, competência técnica, trabalho em equipe, produtividade e outras habilidades (como atuação em ensino, inovação, pesquisa e gestão). “Os profissionais mais atualizados, especializados e com diferentes competências têm maior destaque na Radiologia”, sinaliza o Dr. Ronaldo.

Um campo do Diagnóstico por Imagem de Ultrassonografia que tem crescido exponencialmente é a chamada Point-of-care Ultrasonography (POCUS). É uma prática de Ultrassonografia que permite, a Médicos devidamente treinados e dentro do escopo de cada área, utilizar esse equipamento para diagnosticar diversas condições “à beira do leito” de modo mais rápido, não invasivo e confortável para o paciente.

Dentro das indicações específicas da Ultrassonografia point-of-care, a equipe da Radiologia do Einstein participa do treinamento em POCUS para alunos da Graduação em Medicina, residentes de Radiologia e Médicos de outras especialidades (como Emergencistas, Pneumologistas, Intensivistas e Anestesistas).

O ciclo completo da carreira de um Médico Radiologista pode ser entendido da seguinte forma:

1º Cursar a Graduação em Medicina;

  • 2º Completar a Residência Médica na área da Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
  • 3º Realizar uma ou mais especializações nas diferentes áreas da Radiologia;
  • 4º Obter o título de especialista por meio de prova específica realizada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR);
  • 5º Realizar cursos de curta duração ou Pós-graduações e participar de eventos médicos para manter uma adequada educação continuada.

O Radiologista, dentro de um contexto atual mais amplo, atua fazendo interface com o Médico titular e com o paciente. O exame, na verdade, vai muito além do Diagnóstico por Imagem em si. O Radiologista tem o papel de dialogar e contribuir para o engajamento do paciente na busca pelo correto diagnóstico e pelos melhores resultados de seu tratamento.

O Radiologista pode acompanhar o paciente em todo o seu percurso de vida. “Ele, muitas vezes, é uma referência tanto para o paciente quanto para o Médico solicitante. Atualmente esse protagonismo define a atuação do Médico Radiologista e jamais poderá ser substituído por uma máquina ou um algoritmo de Inteligência Artificial”, pondera o Dr. Ronaldo.

Novas tecnologias alinhadas à alta performance na aprendizagem

O Einstein inaugurou um moderno Centro de Ensino de Ultrassonografia (USG), na Unidade Vila Mariana, em 2022. Nesse espaço estão instalados oito equipamentos de USG de última geração, que são utilizados em cursos e Pós-graduações com metodologias práticas e hands-on, realizando exames em pacientes com patologias sob supervisão de docentes Radiologistas de referência do Einstein.

Os cursos da área são estruturados com aulas teóricas e práticas, em diversas especialidades e subespecialidades, além de pelo menos uma semana de imersão presencial no setor de Ultrassonografia do Einstein. Os alunos têm acesso a várias capacitações, incluindo as atividades de POCUS, Doppler, Ultrassonografia Multiparamétrica de Fígado e Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de Tireoide, entre outras.

Notícias relacionadas