Carreiras

Grandes centros de ensino em saúde proporcionam conhecimento e capacitação pelo país

Profissionais de fora de São Paulo que estudaram no Ensino Einstein contam suas experiências

Viver distante de um dos grandes centros de ensino do Brasil, como São Paulo, não mais significa perder as oportunidades de atualização profissional que o mercado de trabalho exige. Com uma infraestrutura ampla e sólida, é possível oferecer acesso para o aperfeiçoamento de carreira a pessoas em diferentes pontos do país, seja nos módulos presenciais ou a distância.

Foi isso o que motivou a Enfermeira paraense Luiza Pina (que chegou com seus pais em Vitória, capital do Espírito Santo, aos seis anos de idade), quando decidiu ser uma agente de transformação da sua própria realidade e a do lugar onde cresceu. Apaixonada pela cidade que a acolheu, nunca havia imaginado mudar-se dali. “Tenho orgulho de dizer que sou capixaba! Sempre procurei realizar cursos e treinamentos na minha localidade. Mas quando soube que poderia estudar no Ensino Einstein mesmo não estando em São Paulo, não perdi a oportunidade”, conta.

Em 2018, ela matriculou-se na Pós-Graduação em Cuidados Paliativos Multiprofissional na Unidade do Rio de Janeiro do Ensino Einstein. “Eu viajava para a capital a cada 15 dias. Tinha certeza de que poderia contribuir levando toda a minha aprendizagem ao meu local de trabalho, ajudando com mais conhecimento e melhorias, já que o Einstein é excelência em tudo o que faz”, afirma.

Ainda antes de concluir a especialização, em 2019, ela foi promovida para desempenhar as funções de Enfermeira Especialista de um hospital privado de Vitória, onde participou da criação da equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos neste estabelecimento.

Após três anos com essas atividades, foi convidada para assumir a tutoria da residência de Cuidados Paliativos Multiprofissional em um hospital estadual de Vitória – formação implantada pela Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo. Em paralelo, Luiza recebeu outro convite: ministrar disciplinas envolvendo a Enfermagem na Pós-graduação em Cuidados Paliativos Multiprofissional, na unidade do Rio de Janeiro do Ensino Einstein.

Com uma trajetória profissional em ascensão, Luiza Pina ainda foi convidada a encarar novos desafios. “Fui chamada para atuar como Enfermeira da equipe Multiprofissional de Cuidados Paliativos do Hospital, na Unidade Morumbi, em São Paulo”, relembra.

Ao mesmo tempo, surgiu a oportunidade de ocupar uma das quatro posições na Coordenação da Pós-Graduação de Cuidados Paliativos do Ensino Einstein em São Paulo. “Fiquei diante de um grande desafio, mas aceitei ser Coordenadora com a certeza de que posso contribuir ainda mais com a Enfermagem, com o ensino de Cuidados Paliativos e com mais experiências valiosas para trocar com os colegas da profissão”, acredita.

Leia também

Gestão em Saúde em Belo Horizonte

O Médico Pediatra e Infectologista, Dr. Alexandre Sérgio da Costa Braga, estava pesquisando sobre a Pós-Graduação em Gestão em Saúde na internet quando três aspectos principais do Ensino Einstein chamaram a sua atenção. “O primeiro foi a solidez da Instituição no mercado, já com significativa tradição e excelência. O segundo foi o formato do curso, que apresentava um cronograma adequado à minha agenda. E, por último, a existência da unidade da Instituição em Belo Horizonte, onde moro atualmente”, pontua.

Em setembro de 2022, o mineiro iniciou a especialização e, mesmo ainda no início do curso, pôde perceber o impacto do que aprendeu na organização das suas tarefas, processos e projetos. “A infraestrutura das salas, os recursos audiovisuais e o formato presencial – em que aprendo mais -, além de docentes extremamente qualificados tanto em nível teórico quanto prático, são grandes diferenciais na minha formação”, exalta.

A rotina de apresentação de cases de sucesso e de insucesso que faz parte da metodologia colaborativa adotada pelo Ensino Einstein tem oferecido a ele a conscientização e a calma para arriscar, sabendo que os erros podem colaborar para a maturidade e o progresso da sua carreira. “Tenho levado ao meu ambiente de trabalho discussões que temos em sala, as quais respaldam muito bem tomadas de decisões importantes”, conta.

Para além da função como Médico, os aprendizados adquiridos na especialização também favorecem a posição do Dr. Alexandre como gestor em funções voltadas ao controle de infecção. “No curso, tive conteúdos que têm me ajudado a transformar condutas e formas de trabalho. Está prevista uma visita de três dias ao Einstein e acredito que será uma experiência muito interessante. Da mesma forma, espero que docentes da Instituição possam ministrar um curso dirigido a profissionais do hospital onde trabalho”, torce.

Bases da Saúde Integrativa no Rio de Janeiro

Em 2015, o Médico Cardiologista, Dr. Carlos Alberto Stipp, começou a estudar sobre Medicina Integrativa por conta própria, seguindo uma antiga motivação de se dedicar ao cuidado mais centrado nos pacientes. “Fiz contatos com profissionais da área e criamos um grupo de estudo”, conta. Em 01 de fevereiro de 2017, inaugurou a Clínica Vitall – Centro de Medicina Integrativa, localizada na capital do Rio de Janeiro.

Duas semanas depois, ele deu início à Pós-Graduação em Bases da Saúde Integrativa e Bem-estar pelo Ensino Einstein. Chegou a considerar a possibilidade de fazer o curso em São Paulo, mas quando soube que poderia estudar no Rio de Janeiro, optou por permanecer na cidade. “A estrutura de todo o espaço de ensino, no Rio de Janeiro, nada deixa a desejar comparado à unidade paulistana, que conheci posteriormente”, relata.

Seu objetivo era apropriar-se de novas ferramentas para somar aos modelos de atendimento que colocam o paciente no centro do cuidado. “Também queria conhecer outras técnicas, como a Medicina Mente-Corpo e a Comportamental, para ajudar a criar mudanças de hábitos e de estilo de vida, além de ampliar as minhas práticas, todas com evidências científicas sólidas. Encontrei tudo nessa Pós-graduação”, resume.

A clínica está em seu 5º ano de atividades e o Médico tem certeza de que toda a evolução que teve até hoje é respaldada na especialização feita no Einstein. “A minha formação trouxe bastante a mudança de visão da rotina. Na verdade, depois de formado eu criei um modelo de atendimento integrado, o qual melhorou substancialmente os resultados dos nossos tratamentos. Foi uma das minhas melhores escolhas”, conclui

Notícias relacionadas