Carreiras

O que você precisa saber sobre a Graduação em Odontologia do Einstein

Graduação em Odontologia do Einstein vai além do conhecimento teórico e prático, com ênfase na formação multiprofissional e integrada ao ecossistema em saúde

A formação em Odontologia, no contexto atual, transcende o aprendizado técnico e a destreza manual. Ela abrange a preparação integral para que o Dentista se torne um agente de saúde completo. “Requer novas competências para enfrentar os desafios em saúde”, diz a Coordenadora da Graduação em Odontologia no Ensino Einstein, Dra. Letícia Bezinelli.

A evolução das necessidades em saúde pública, o avanço das tecnologias e a conexão das áreas médicas exigem que os profissionais de Odontologia possuam uma sólida base, com habilidades de gestão e compreensão holística do bem-estar dos pacientes.

Essa capacitação, lembra a Coordenadora, permite aos especialistas não apenas realizar procedimentos odontológicos de excelência, mas enfrentar questões complexas e colaborar efetivamente com outras áreas, com abordagem multidisciplinar e integrada ao cuidado.

Por que o curso de Odontologia do Einstein se destaca no mercado?  

Dra. Letícia lembra que a Graduação em Odontologia do Ensino Einstein forma o Dentista para atuar em todos os cenários: clínica e consultório, hospital e atendimento domiciliar, sempre com uma visão integrada da saúde.

“Nós temos o laboratório simulador pré-clínica, no qual o aluno se capacita para depois realizar o atendimento ao paciente no consultório. Oferecemos também o laboratório de atendimento beira-leito, que prepara o aluno para atender o paciente acamado, tanto em âmbito hospitalar quanto em domicílio.”

Com o objetivo de ampliar a visão do aluno sobre saúde, desde o primeiro mês de aula, já há Estágio nas Unidades Básicas de Saúde. Outro diferencial é o programa de tutoria, no qual os alunos têm a oportunidade de acompanhar o dia a dia de Cirurgiões-Dentistas do Einstein, participando, por exemplo, de cirurgias bucomaxilofaciais no centro cirúrgico.

O curso ocorre dentro de um ecossistema de saúde em funcionamento e, ao inserir o aluno nesse contexto, torna-se possível oferecer uma formação multiprofissional.

“Dessa forma, o aluno aprende a enxergar como a Odontologia conversa com as outras áreas. Temos, assim, um profissional completo, que entende de fato qual é seu papel para melhorar a saúde do paciente, de forma integrada e não segmentada”, detalha a Coordenadora.

Atenção primária e gestão de forma transversal

Um ponto importante é ter a atenção primária em saúde de forma transversal no currículo, presente em todos os semestres e sempre casada com o Estágio nas Unidades Básicas de Saúde, segundo a Dra. Letícia.

Para que o estudante tenha uma formação ampliada com empoderamento da própria carreira e com um olhar amplo sobre as possibilidades futuras, a disciplina de Gestão Profissional e Inovação também ocorre de forma transversal na matriz curricular, estando presente em todos os semestres.

O aluno é exposto a temas como: liderança, trabalho em equipe, gestão de tempo, gerenciamento de conflito e empreendedorismo, além de precificação, marketing e saúde digital.

Outro ponto relevante é que a área de inovação do Einstein colabora no aprendizado do aluno, mostrando o que é, de fato, ser inovador.

“Nem sempre inovação está relacionada a uma tecnologia, muitas vezes é pensar de forma diferente sobre um problema, para termos uma solução mais assertiva. Nós, na Graduação, podemos contar com o hub de inovação do Einstein para nos apoiar. Isso faz toda a diferença”, afirma.

O futuro profissional é incentivado para que consiga tomar as frentes da sua carreira e transformar o contexto social. “Como é possível o Brasil ter um aumento no número de Dentistas e continuar ocupando a posição de um dos países com maior número de desdentados?”, questiona a Dra. Letícia.

“Temos um curso que dá ferramentas ao futuro Dentista para que ele seja capaz de identificar as oportunidades do mercado e, assim, propor soluções, colaborando para a melhoria da saúde bucal da população.

Metodologia Ativa e Colaborativa

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são adotadas em todas as disciplinas, com desenvolvimento de práticas de pesquisa, discussão e tomada de decisão em situações reais ou simuladas.

Um dos métodos é o aprendizado baseado em equipes, o TBL – Team Based Learning –, que a partir de feedbacks constantes permite aprendizado significativo e avaliação voltada à melhoria do desempenho.

“As metodologias ativas permitem não somente aprimorarmos a forma de ensinar conteúdos técnico-científicos, mas também colaboram para desenvolvermos no aluno o senso crítico, melhorarmos a comunicação e treinarmos soft skills, habilidades socioemocionais imprescindíveis para seu crescimento.”

A Odontologia digital é considerada um conteúdo obrigatório na matriz curricular, fazendo parte dos programas de disciplinas de especialidades. Equipamentos, infraestrutura e docentes com experiência em fluxo odontológico digital foram incluídos na estruturação do curso, de tal modo a permitir a incorporação de competências e habilidades relacionadas a essa prática, desde o laboratório até a clínica.

Conexão com o mundo atual

Conteúdo técnico-científico e novas habilidades são combinados para formar um profissional conectado com o mundo atual, apto a solucionar questões muitas vezes inesperadas, como por exemplo a pandemia de COVID-19.

“O curso de graduação em Odontologia foi concebido dentro de uma esfera multidisciplinar, articulado com as demais áreas da saúde do Einstein, promovendo uma formação muito mais completa e, dessa forma, ampliando as possibilidades de atuação do Cirurgião-Dentista”, finaliza a Coordenadora.

Notícias relacionadas