Carreiras

Saúde, um terreno fértil para novas carreiras cheias de propósito

​Miriam Branco da Cunha, Diretora Executiva de Recursos Humanos do Einstein, comenta sobre as possibilidades de atuação na área da saúde

Há anos me encantei pela área da saúde por enxergar uma essência diferente de todos os outros campos de atuação. Mesmo com uma extensa bagagem em Recursos Humanos, que me apresentou os mais variados e destacados atributos profissionais, pude notar facilmente o diferencial de um perfil colaborativo recorrente nesses notáveis trabalhadores da saúde. Sua premissa é amar o que faz, contribuir com o trabalho em equipe e ter disposição para somar suas experiências e conhecimentos ao grupo em que atua e também com os de outros setores.

Um forte propósito alinhado à motivação é outra característica desses colaboradores, na busca por um trabalho engajado e com qualidade. É um ambiente em que o verbo ‘servir’ ganha um significado profundo, levando a reflexões pessoais.

Para explicar isso, costumo dizer que chegamos ao mundo amparados por duas mãos. Dessa chegada até a nossa partida, temos necessidade de encontrar mãos que nos deem suporte. E é justamente a área da saúde que cumpre esse papel do início ao fim, com muita maestria.

O olhar voltado ao próximo permeia cada atividade, em cada setor e cada frente de trabalho, apresentando novas oportunidades para profissionais de diversas formações.

Além das tradicionais profissões ligadas à assistência, como enfermeiro, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeutas ocupacionais, entre muitas outras, esse campo é muito aderente a outras carreiras, desde que o profissional seja movido verdadeiramente por um propósito forte no sentido de fazer a diferença e contribuir com a sociedade.

Essa área tem muitas oportunidades, abrindo espaço para pessoas dedicadas a outras áreas além da assistência, como tecnologia, pesquisa, engenharia, matemática, inovação, finanças, comercial e recursos humanos. Para quem tem vontade de exercer uma atividade diretamente ligada ao propósito de contribuir e fazer o bem, é fascinante!

Aqui no Einstein sempre acompanhamos as tendências, permitindo que a inovação e a eficiência caminhem juntas, de maneira complementar. Temos uma área robusta de big data, outra de programas de qualidade, além de engenharia de produção, que é muito forte no ambiente hospitalar.

A inovação é um dos componentes do DNA do Einstein e está presente em todos os momentos da nossa história, desde a nossa fundação. Valorizamos as parcerias com instituições nacionais e internacionais. Compreendemos a saúde de maneira integral, incluindo o bem-estar, a segurança, a família e a espiritualidade.

Pandemia

Verdadeiramente, fomos colocados à prova quando a pandemia causada pelo novo coronavírus chegou ao Brasil. Ter um propósito tão evidente enfatizou ainda mais a responsabilidade e o engajamento dos nossos colaboradores e nos guiou para todos os feitos realizados até agora.

O Hospital de Campanha do Pacaembu nos mobilizou de um modo intenso, num esforço sem precedentes de toda a equipe ao construir um hospital em tempo recorde de 15 dias, num esforço que incluiu engenheiros civis e pessoas do setor de construção, transformando um estádio em um ambiente hospitalar. Esse exemplo mostra como a atividade da saúde vai além da prática assistencial.

Em 36 horas definimos um processo de seleção para contratarmos 1.500 profissionais usando a inteligência artificial, em parceria com uma startup. Para isso foi elaborada e aplicada uma série de provas técnicas, que avaliaram conhecimentos e habilidades. Todas as etapas – do início das discussões e projetos até o seu funcionamento adequado – foram muito enriquecedoras e nos exigiu uma dedicação e empenho sem precedentes.

Essa disposição que nos une para salvar vidas diante da pandemia, um momento crítico da nossa história está diretamente ligada ao nosso propósito de contribuir com a saúde da população, levando uma gota de Einstein para cada cidadão.

Desafiador também foi o olhar e o cuidado que estendemos aos profissionais administrativos ou com condições crônicas de saúde.  Uma delas foi a adoção do formato de trabalho home office. Até 11 de março de 2020, em torno de 300 profissionais já atuavam neste modelo, implementado desde 2017. No dia seguinte, já tínhamos 1.900 atuando a distância e continuamos progredindo. Isso exigiu uma agilidade e capacidade de organização do nosso time, em parceria com diversas outras áreas da Instituição, acelerando a compra de equipamentos, a oferta de tecnologia, a criação de espaços adequados e ambiente colaborativo, além de informação e orientação.

Reunimos todas as inteligências multidisciplinares dentro do hospital para entregar o melhor resultado. Atendemos os nossos pacientes dos sistemas suplementar e público com a qualidade e a segurança de sempre.  Ao todo, fechamos mais de sete mil vagas em 2020, que foram gerenciadas conforme as necessidades da demanda interna e externa.

A pandemia mostrou para o mundo o quanto a saúde é flexível, ágil e conta com serviços e profissionais diferenciados. O Ensino Einstein, por exemplo, desde o seu início tem focado em formar pessoas, considerando o conhecimento técnico e o desenvolvimento comportamental, inclusive oferecendo programas para as lideranças que atuam na área da saúde. Isso ajuda a ciência a chegar às melhores respostas em prol da humanidade.

As atividades de ensino também foram fortemente impactadas na pandemia, mas a equipe adaptou-se rapidamente ao momento e promoveu a continuidade da formação dos alunos de todos os cursos que oferece, e seguiu contribuindo com o desenvolvimento e a formação dos profissionais de saúde do Brasil.

Os nossos colaboradores do setor de inovação também foram desafiados, o que resultou na criação de um aplicativo chamado Sou Einstein, que alcançou protagonismo por reunir e disponibilizar todas as informações voltadas para o combate ao coronavírus aos colaboradores da instituição.

Outro exemplo, ainda do aspecto da inovação, é a Eretz.bio, a nossa incubadora de startups, área em constante crescimento que, definitivamente, tem contribuído para a criação de soluções, permitindo integrar toda a multidisciplinaridade da área da saúde.

Assim, diante de tantas transformações podemos apostar que continuarão surgindo outras necessidades no terreno fértil da saúde, propiciando mais frentes de trabalho a profissionais especializados também em Big Data, Ciências de Dados, Geoprocessamento, Inteligência Artificial e outras competências que passaram a ser muito importantes, independente da pandemia.

Mais uma vez, nosso setor mostrou-se apto a absorver com muita rapidez as transformações impostas pelo cenário, exaltando novos perfis profissionais, caracterizados pela polivalência, pela ampliação de competências específicas para desempenhar atividades de alta complexidade e, acima de tudo, pelo propósito de cuidar e salvar vidas.

Você tem interesse em iniciar a construção de uma carreira na área da saúde? Saiba mais sobre os Cursos Técnicos do Einstein e o Ensino Médio Integrado ao Técnico de Saúde, além de conferir as Graduações Einstein disponíveis, que terão início de inscrições para o Vestibular 2022 ainda neste mês.

Artigo produzido para a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Notícias relacionadas