Academia Digital Einstein celebra 2 anos com mais de 2 milhões de usuários
Comunidade de conhecimento, a plataforma faz parte da rotina de profissionais da saúde que se atualizam gratuitamente
Nos últimos anos, o setor de educação tem experimentado transformações significativas, que intensificam cada vez mais o protagonismo do aluno em seu processo de capacitação. Motivado pela efervescência de sua atuação e pela importância da contínua atualização, o Ensino Einstein criou a Academia Digital Einstein, uma grande comunidade de conhecimento que completa dois anos neste mês de julho.
A plataforma de acesso gratuito é pautada pela interação e valorização do investimento em educação continuada (lifelong learning). Seus usuários são protagonistas do próprio conhecimento, reconhecendo a importância da integração entre teoria e prática, disponível também no mundo virtual.
Para o Diretor-Superintendente do Ensino Einstein, Dr. Alexandre Holthausen, a Academia Digital Einstein diferencia-se pela sua robustez. “Ela apresenta um conteúdo de alto nível respaldado pela curadoria de profissionais da Instituição, classificável pelo tempo que o usuário tem para se dedicar ao seu aprendizado em diferentes formatos”.
Conforme ele, antes mesmo da aceleração do uso das ferramentas digitais aplicadas ao ensino, estimuladas pela pandemia, o Einstein já vinha explorando a utilização de plataformas. Por isso, apenas uma semana após o reconhecimento da crise sanitária pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as aulas no modelo online foram colocadas em prática, envolvendo todos os cursos da Instituição.
Desde então, a evolução foi rápida, garantindo incrementações que permitem a aceleração e maximização do aprendizado. “Foram saltos importantes alavancados pela plataforma, como os formatos dos conteúdos, incluindo além de vídeos e infográficos, podcasts, videocasts, entre outras ferramentas, nos levando à produtividade e eficiência operacional na oferta de atualização profissional de alta qualidade, com clientes que não consumiam nada do Ensino e passaram a conhecer”.
Tudo isso foi reconhecido por estudantes e profissionais da saúde: já são mais de 4,5 milhões de páginas visualizadas com 2,2 milhões de usuários de junho de 2021 a junho de 2023.
A missão da Academia Digital Einstein é proporcionar aos profissionais conhecimento por meio de conteúdos em diferentes formatos, sistematizados com o intuito de otimizar o tempo, fornecendo informações precisas, organizadas, dinâmicas e atualizadas. “A plataforma é estruturada para levar aos seus usuários exatamente o que eles precisam”, acrescenta. Sua navegação permite respostas ágeis, com segurança e confiabilidade, a fim de também ajudar em tomadas de decisões baseadas em evidências científicas.
A Academia Digital Einstein abrange assuntos ligados a inúmeros temas, unindo teoria e práticas vivenciadas nas carreiras de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Engenharia Biomédica, Fonoaudiologia e Odontologia, entre outras. Profissionais dedicados à gestão e liderança, bem como à pesquisa, educação em saúde, responsabilidade social, transformação digital e inovação também encontram temas relacionados às suas áreas.
O sucesso está na qualidade
O Dr. Alexandre enfatiza que esse ambiente traz informação e disponibiliza diferentes abordagens com toda praticidade peculiar do ambiente virtual. “A Academia Digital foi estruturada para fornecer dados de atualização, revisão, visões diferentes sobre os mesmos temas no formato de debates, engrandecendo o repertório do usuário e repercussões sobre certos assuntos. Sem dúvida ela representa uma importante ferramenta a contribuir com a educação continuada”.
As pessoas que trabalham para manter todos os conhecimentos disponibilizados nesse ambiente virtual fazem parte do processo de aprendizagem do Ensino Einstein. “É uma plataforma totalmente diferente, dinâmica e que conecta o usuário com a prática e com a Instituição como um todo”, ressalta.
A Academia Digital também impressiona pela sua flexibilidade às mudanças que a área da educação vem apresentando. “Muitos profissionais já compreendem que são responsáveis pelo próprio aprendizado e pela absorção das mudanças científicas e tecnológicas”, afirma o Dr. Alexandre.
Entre os usuários estão estudantes, profissionais experientes e recém-formados.É uma fonte de objetos educacionais (conteúdo em diferenciados formatos) absolutamente importante, principalmente porque dessa forma podemos compartilhar os nossos conhecimentos com pessoas de todo o Brasil. A nossa intenção é a de que elas possam desenvolver habilidades de alta performance e absorver certas atividades desenvolvidas na Instituição”, conta a Médica Cardiologista e Coordenadora da Academia Digital Einstein, Dra. Débora Leonor de Mello Junqueira.
Em todo o Brasil
De acordo com a Dra. Débora, a Academia Digital Einstein estimula o engajamento de alunos do Einstein, que também participam da elaboração dos conteúdos. “Por isso, temos uma gama de objetos educacionais muito abrangentes. Eles são desenvolvidos pelos profissionais, alunos da Graduação e pesquisadores do Einstein”, informa.
Ela ressalta que, para os estudantes da Instituição, essa participação é uma grande oportunidade de aprofundarem seus repertórios acadêmicos, além de se familiarizarem com o uso de várias metodologias e linguagem da pesquisa científica. “O aluno Einstein se beneficia ao participar do processo de construção do conhecimento, na medida em que produz para a Academia Digital Einstein”.
Esse trabalho é desenvolvido junto com seu professor, incentivando o comportamento colaborativo. “Levar os valiosos materiais da plataforma para pessoas que estão em locais mais distantes de grandes centros urbanos do país é uma ação que pode alcançar inúmeros pacientes com segurança e qualidade, o que nos faz cumprir nosso propósito como profissionais da saúde”.
Os últimos dois anos transformaram a plataforma em um canal que atinge todo o território nacional. “E continuaremos expandindo, atraindo profissionais de todas as especialidades, pois a qualidade das informações já resulta em uma relação de confiança e credibilidade entre seus usuários”, finaliza o Dr. Alexandre.