Variedades

Cursos in company garantem qualificação profissional a hospitais de todo o Brasil

​Formação sob medida possibilita acesso a pós-graduação presencial em todas as regiões do País.

Uma das principais referências de assistência à saúde no estado de Alagoas, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, fundada em 1851, identificou há alguns anos que havia no seu corpo clínico algumas lacunas de conhecimento em relação à gestão da qualidade. Diretores da instituição passaram então a pensar em possibilidades para superar esse desafio e encontraram a solução bem longe. A quase 2 mil quilômetros, para ser mais preciso.

Essa é a distância, em linha reta, de Maceió a São Paulo, onde está sediado o Ensino Einstein. Incentivada principalmente pela cardiologista Maria Alayde Mendonça Rivera, gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, a instituição fechou uma parceria com o Einstein para a realização da primeira Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Saúde in company. Ou seja, desenvolvida por docentes do Einstein na capital alagoana, dentro do ambiente de trabalho dos alunos.

O curso, que começou em 2014 e terminou em 2015, formou 30 alunos, entre eles médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e profissionais das áreas de administração, suprimentos e infraestrutura. “Quem participou da formação compreendeu muito bem que aprender o novo em relação à gestão é uma ferramenta indispensável para o planejamento”, conta Dra. Maria Alayde.

Provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo afirma que a parceria com o Einstein ajudou a consolidar a vocação da instituição alagoana como hospital de ensino, já que até os anos 1970 a Santa Casa era o único hospital-escola do estado. “Os resultados que temos obtido nos últimos anos, entre eles a Acreditação com Excelência da Organização Nacional da Acreditação e a certificação internacional canadense [Qmentum], são frutos também desse investimento que temos realizado em qualificação”, avalia.

Além da formação em Gestão da Qualidade em Saúde, a Santa Casa de Maceió acaba de oferecer também para parte dos seus funcionários a Pós-graduação em Cuidados Paliativos do Einstein. “Agora temos uma visão diferente. Temos argumentos e conhecimento de causa para entender os procedimentos [que envolvem os cuidados paliativos] e conversar com o paciente quando somos abordados. Foi um aprendizado imenso”, avalia Maxuel Melo Alencar Dôres, enfermeiro e aluno do curso.

Juliana Rêgo Suares, fisioterapeuta na Santa Casa Rodrigo Ramalho, unidade de atendimento vinculada à Santa Casa de Maceió, destaca a satisfação em saber que a prática de cuidados paliativos adotada pelo Einstein também estará presente em Alagoas. “O curso nos permitiu adotar a mesma linguagem e o mesmo objetivo do Einstein”, resume.

Sem fronteiras para o ensino

Segundo o gerente de Novos Negócios na área de Soluções Corporativas do Ensino Einstein, Gustavo Venda, ao longo de 2018, estavam em atividade 11 turmas de pós-graduação in company fora das cidades de São PauloBelo Horizonte e Rio de Janeiro, onde o Einstein conta com unidades fixas de ensino. “A partir de demandas de hospitais e outras instituições de saúde, levamos nossos cursos de forma personalizada a alunos de diferentes cidades e estados”, ressalta. “Em alguns casos, podemos até reunir profissionais de mais de uma instituição”, acrescenta.

O Hospital Cynthia Charone, por exemplo, contratou em 2018, pela segunda vez, o Ensino Einstein para a realização da Pós-graduação em Gerontologia em Belém, enquanto, em Cuiabá, a Oncomed passou a oferecer para alguns dos seus profissionais a Pós-graduação em Oncologia. No Recife, o Real Hospital Português de Beneficência e a Clínica Novo Nascer requisitaram a Pós-graduação em Excelência Operacional na Área da Saúde.

Além de capitais, a pós-graduação in company do Einstein também tem chegado a cidades do interior, como São José do Rio Preto (SP), Maringá (PR), Londrina (PR) e Brusque (SC).

Executiva de Contas no Ensino Einstein, Gabriela Tangari Nascimento tem acompanhado de perto as formações pelas diferentes regiões do Brasil e observa um grande reconhecimento nacional das instituições de saúde pela área de educação do Einstein. “Cerca de 70% dos nossos professores são também profissionais dos serviços de assistência do Einstein e, com isso, conseguem transmitir aos alunos muito do que fazem no seu dia a dia”, comenta. “Isso tem tido uma ótima aceitação dos alunos”, conta.

Para ela, a realização de cursos em lugares remotos do país reforça uma das principais missões da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que é a geração de conhecimento à sociedade brasileira. “Costumamos dizer que a cada nova formação a gente espalha um pouco da excelência Einstein em saúde”, diz.

Notícias relacionadas