Eu sou Einstein

Alunos da Graduação em Enfermagem do Einstein ganham ainda mais com a designação Magnet

Hospitais designados pelo selo passam a ser considerados instituições de saúde padrão-ouro na prática de Enfermagem

A busca por selos de qualidade é um tema recorrente em ambientes de saúde. Ela segue uma metodologia de avaliação de processos que deve ser realizada periodicamente de forma voluntária e sigilosa. O intuito é aferir as práticas assistenciais com base em uma série de requisitos elaborados por especialistas da área.

O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) é o primeiro da América Latina a ter o selo Magnet Recognition Program. Criado na década de 1980, esse Programa de Reconhecimento é gerido pela American Nurses Credentialing Center (ANCC), com a missão de reconhecer e destacar organizações de saúde que alcançam excelência nos serviços de Enfermagem contribuindo para o melhor cuidado ao paciente e maiores taxas de atração e retenção de profissionais de Enfermagem.

A ANCC estabelece um conjunto de padrões, incluindo:

  • Liderança transformacional
  • Prática profissional
  • Estrutura de empoderamento
  • Novos conhecimentos, inovações e melhorias
  • Resultados empíricos

Hoje apenas 591 instituições em todo o mundo são hospitais designados pelo Magnet e somente 13 estão localizados fora dos Estados Unidos. Esse Programa nasceu de um estudo de 1983 que identificou ambientes de trabalho capazes de atrair e reter Enfermeiros que promoveram o melhor cuidado e desfechos ao paciente.

Hospitais com o selo Magnet apresentam características organizacionais comuns, incluindo ambientes laborais mais favoráveis, maior satisfação no trabalho entre Enfermeiros e menores taxas de burnout. Em 1990, esses quesitos foram oficialmente reconhecidos como “forças de magnitude”, tornando-se a base do Programa.

O primeiro hospital Magnet foi credenciado em 1994. Desde então, a designação cresceu significativamente, expandindo-se para centenas de instituições de saúde em todo o mundo. “Passar por essa jornada é estar obrigatoriamente inserido em um benchmarking internacional, para avaliação da performance da Instituição por meio de indicadores de desempenho sensíveis à qualidade do cuidado de Enfermagem avaliados continuamente”, explica a Enfermeira e Diretora da Unidade Hospitalar Morumbi e de Práticas Assistenciais do Einstein, Claudia Laselva.

O hospital designado pelo selo passa a ser considerado uma Instituição padrão-ouro na prática de Enfermagem. “São instituições em que os Enfermeiros são capacitados tanto para assumir a liderança no cuidado ao paciente quanto para serem os condutores da mudança e inovação nos cuidados de saúde”, diz Claudia.

Ensino em Enfermagem

Para a Coordenadora da Graduação em Enfermagem do Einstein, Andrea Mohallem, a designação Magnet do HIAE leva aos alunos da área uma experiência impagável em um ambiente único e com mais uma excelência comprovada. “Principalmente quando se trata do estágio extracurricular e de gestão e liderança”, afirma.

O movimento Magnet também implantou no Hospital o Programa Nightingale Challenge, selecionando 20 Enfermeiros, entre os mais de mil da Instituição, para realizar um curso com foco em liderança, durante dois anos. Mais da metade desses profissionais formou-se na Graduação em Enfermagem do Einstein. “Isso mostra que os nossos alunos egressos já têm o perfil mesmo não atuando como líderes em suas especialidades”, ressalta Andrea.

O Ensino investe na cultura de segurança do Einstein e estimula o aluno frequentemente a desenvolver raciocínio crítico, a fim de tomar decisões efetivas e acertadas em todas as suas atividades. “Ele vê um ambiente propício para executar tudo isso e não ficar somente na teoria. Existe uma troca muito grande com profissionais do Hospital, além das aulas práticas já baseadas em critérios do Magnet”.

Segundo a Coordenadora, a Graduação em Enfermagem segue uma grade curricular orientada a trabalhar as competências necessárias para agregar ao sistema de saúde. Entre elas, estão a conscientização sobre a importância de colocar o paciente no centro do cuidado e a aprendizagem de metodologias, protocolos e tratamentos estabelecidos internacionalmente.

A designação Magnet abre portas para a internacionalização dos alunos, criando possibilidades para especializações. “Ter os ensinamentos de um Hospital com esse selo facilita a aprovação dos nossos estudantes no exterior. Da mesma forma estamos abertos a receber discentes de outros países”, diz Andrea.

A manutenção e a ampliação da cultura de empoderamento do Enfermeiro é muito necessária para a área. A médio e longo prazos, essa conquista terá um impacto ainda maior. “Acabamos de ser designados e com certeza seremos redesignados”, finaliza.

Cursos Relacionados

Notícias relacionadas