Compromisso e empatia são palavras-chave neste Dia do Médico
Neste Dia do Médico, conheça a história da Coordenadora Médica do Laboratório Clínico do Einstein e Docente na Graduação em Medicina, Dra. Marinês Martino
O Dia do Médico, celebrado neste 18 de outubro, é o momento de reconhecer a dedicação e a empatia de profissionais indispensáveis quando o assunto é saúde. “Nosso maior compromisso é o melhor atendimento ao paciente”, define a Coordenadora Médica do Laboratório Clínico do Einstein e Docente na Graduação em Medicina, Dra. Marinês Dalla Valle Martino.
Médica no Einstein há 27 anos, com quatro décadas de formação, a paulistana Dra. Marinês vê com otimismo as inovações. “A medicina personalizada, por exemplo, vem revolucionando a maneira como a saúde é gerenciada, promovendo um cuidado mais assertivo”.
Seja na prevenção ou no tratamento, a atuação dos Médicos, lembra Dra. Marinês, reflete a evolução dessa profissão, que cresce junto com a ciência. Trata-se de uma profissão que exige constante aprimoramento, resiliência e profunda sensibilidade para lidar com as situações.
“Não venho de uma família de Médicos, mas em algum momento importante tive o interesse em estudar o corpo humano”, relembra, ao ser questionada sobre o que a motivou na escolha da carreira.
Microbiologia da Medicina Diagnóstica
Dra. Marinês é responsável pela coordenação-médica do Setor Técnico de Microbiologia além de outras áreas do Laboratório da Medicina Diagnóstica do Einstein, liderando também o Curso de Especialização em Laboratório Clínico do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, na modalidade Microbiologia. Membro do Núcleo Docente Estruturante na Graduação em Medicina do Einstein, a Médica é Docente na Disciplina Agente Hospedeiro I.
Essa disciplina, segundo ela, trata do estudo dos microrganismos associados às respostas imunológicas. A abordagem diz respeito aos mecanismos de interação entre microrganismos, com ênfase no papel do sistema imunológico em resposta a infecções.
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Integrante do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Dra. Marinês coordena também o Comitê Gestor do BrCAST, que é o Comitê Brasileiro de Testes de Sensibilidade, que estuda o perfil de sensibilidade dos micróbios aos fármacos antimicrobianos.
“O combate à resistência antimicrobiana é um aspecto muito importante para direcionar a terapêutica”, sinaliza.
Crescimento da área com inovações tecnológicas
No dia a dia da Medicina Diagnóstica do Einstein, Dra. Marinês coordena uma equipe de aproximadamente 30 profissionais, somente considerando a microbiologia. “A área cresce em tecnologia e conhecimento, com muitos desafios para a colaboração em diagnósticos”, comenta.
A tecnologia, ressalta Dra. Marinês, contribui para um diagnóstico específico, preciso e ágil, guiando a terapia do paciente.
Ambientação científica e tecnológica no Ensino Einstein
“Nossa faculdade permite que os alunos participem de todos os ambientes, tanto do ponto de vista científico quanto tecnológico”, salienta, citando a vantagem do estudo prévio do conteúdo e posterior discussão com os especialistas.
O contato com pessoas e a oportunidade de compartilhar experiências estão entre os pontos mais atrativos da carreira, segundo a Médica.
Medicina e Ensino de excelência
A confiança em exercer a Medicina e o Ensino de excelência é, para Dra. Marinês, o fator mais gratificante de sua trajetória. Além da integração com outras áreas da saúde, tais oportunidades agregam inovações em benefício dos pacientes.
“É um privilégio acompanhar a expansão do Einstein, com toda a sua estrutura de atendimento público e privado. Formamos Médicos aptos a promover avanços na ciência, em prol da qualidade de vida das pessoas. Acreditamos num futuro ainda melhor, celebrando o presente que vivemos”, comemora.