Conheça as vantagens de uma boa gestão em Farmácia Hospitalar
A gestão eficiente em Farmácia Hospitalar possibilita um ambiente seguro e organizado, alcançando efetividade no atendimento e cuidados com os pacientes
Uma gestão eficiente em Farmácia Hospitalar é essencial para garantir a segurança, a qualidade e a eficácia dos tratamentos. “Esse é um tema muito importante dentro de uma instituição de saúde”, afirma o Coordenador dos Programas de Gestão do Ensino Einstein, André Britto.
Ao entenderem a importância da gestão, destaca André, os profissionais podem colaborar de maneira mais eficaz na promoção de um ambiente hospitalar seguro, organizado e com sustentabilidade financeira.
“Fazer a gestão de uma farmácia hospitalar é especialmente importante para a redução de custos, evitando desperdícios e alcançando a efetividade com o atendimento aos pacientes”, salienta o Coordenador.
Vantagens de uma boa gestão em Farmácia Hospitalar
Ao promover uma gestão com foco em toda a cadeia envolvida, os resultados alcançados refletem-se:
– No uso racional de medicamentos, administrados na dose adequada e somente quando necessário, minimizando eventos adversos;
– Na otimização dos recursos financeiros, por meio do controle rigoroso de estoque e da negociação com fornecedores, com disponibilidade contínua de medicamentos essenciais;
– Na assistência farmacêutica integrada e colaborativa, pois a Farmácia Hospitalar bem gerida trabalha em estreita colaboração com outros setores do hospital, com alinhamento quanto aos protocolos de tratamento e com melhoria contínua de processos;
– Na implementação e acompanhamento de programas de segurança do paciente, para monitorar e prevenir eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos, com práticas baseadas em evidências científicas.
Inovações e complexidades do ambiente em que a farmácia está inserida
“Toda instituição de saúde precisa ter um bom gestor de farmácia”, destaca André, que coordena a nova Pós-graduação em Gestão em Farmácia Hospitalar do Einstein. “É uma garantia para lidar com as inovações, novas tecnologias e complexidades do ambiente hospitalar”.
Para uma instituição garantir um crescimento sustentável e seguro, enfatiza o Coordenador, é preciso ter um bom planejamento estratégico e a farmácia hospitalar está diretamente envolvida nessa etapa. Dando ênfase em finanças, ele cita o formato de simulação gerencial para negociação com empresas e fornecedores.
Gestão de pessoas e foco operacional
Além de explorar aspectos voltados à gestão de pessoas, a especialização também tem o foco operacional, destacando atributos que o gestor precisa ter para conduzir a operação.
A logística dos medicamentos é outra abordagem essencial. “Trata-se da cadeia do medicamento, do ato da compra até o beira-leito”, pontua André, reforçando a importância da qualificação para o acompanhamento de todos os processos.
Entre esses diferenciais está a visita técnica guiada dentro do Einstein, com o aluno acompanhando tudo em tempo real.
“Ao valorizarem e colaborarem com a gestão estruturada, profissionais do setor beneficiam diretamente todos os envolvidos no cuidado com a saúde”, conclui André.