Carreiras

Educação é a maior ação de transformação social, afirma Dr. Podgaec

​Professor, médico e Vice-Presidente do Einstein, ele destaca também os compromissos da instituição para compartilhar conhecimento.

A palavra educação tem como origem a expressão em latim educare, que etimologicamente significa “instruir para fora”. Na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), a educação, além de ser um valor interno essencial, também tem como propósito a instrução externa. Ou seja, os conhecimentos adquiridos pela instituição são compartilhados com a sociedade.   ​

Vice-Presidente da SBIBAE e responsável pelo Ensino Einstein, Dr. Sérgio Podgaec lembra que os primeiros passos da instituição na área da educação já foram dados a partir de demandas sociais. “As criações da Faculdade de Enfermagem e da Escola Técnica, em 1989, visavam formar profissionais especializados para atender a uma necessidade geral na área da saúde”, comenta. “E sabemos que contribuir com esse tipo de formação naquela época era muito importante para o país”, explica.

Desde então, muitas outras iniciativas voltadas à formação de profissionais de várias áreas da saúde foram criadas pelo Einstein com o intuito de dividir com a população as informações e as técnicas desenvolvidas internamente, como é o caso da especialização em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Nesse curso, os participantes aprendem com especialistas do próprio Einstein, que já realizou mais de 3.200 transplantes, regras sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), legislação brasileira na área e aspectos operacionais e éticos que envolvem esse tipo de procedimento, por exemplo.

“A maioria dos participantes das formações oferecidas pelo Einstein não é de funcionários e colaboradores da instituição”, enfatiza Dr. Podgaec. “Eles vêm de muitas organizações diferentes e acreditamos que, ao compartilharmos nossos ideais com esses profissionais, estamos disseminando uma maneira mais adequada de cuidar da saúde das pessoas”, completa.

Ensino a distância facilita acesso à educação

Dentro do propósito de expandir as fronteiras de transmissão de conhecimento, Dr. Podgaec explica que o Einstein tem buscado também fazer uso de tecnologias, como ferramentas de videoaulas e discussões on-line, para atualizar profissionais que vivem em outras regiões do país. “Com a plataforma de ensino a distância (EAD), a quantidade de alunos que pode ter acesso às informações em saúde desenvolvidas pelo Einstein só tende a crescer”, comenta.  “Se dependêssemos apenas de cursos presenciais, muitas das pessoas às quais gostaríamos de levar esse conhecimento ficariam de fora”, acrescenta.

Outro perfil de profissionais que tem se beneficiado muito do EAD é aquele que precisa de flexibilidade para estudar e assistir a aulas, como os plantonistas. O fato de não precisarem se deslocar ao local de ensino todos os dias e poderem acessar o conteúdo de onde estiverem e nos horários mais convenientes é um grande diferencial para eles.

Gerente de Ensino a Distância e Tecnologia Educacional no Einstein, Sandra Oyafuso Kina conta que só no ano passado mais de 6 mil profissionais de todos os estados do Brasil e até de fora do país realizaram algum curso de atualização a distância oferecido pela instituição. Atualmente, mais de 250 estudantes cursam a Pós-graduação Lato Sensu on-line. ​

“Temos feito um esforço constante para melhorar os processos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de uma metodologia que reforce a colaboração e a interação entre alunos, assim como entre professores-tutores e alunos. Também trabalharmos os conteúdos dos cursos em diferentes mídias para aumentar a retenção e a troca de conhecimento”, enfatiza Sandra.

Educação transforma para o bem

Além de médico ginecologista e obstetra, Dr. Podgaec tem dedicado grande parte da sua carreira à educação. É professor Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), participou dos processos de implantação da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e da Pós-graduação lato sensu Estado da Arte em Ginecologia e Obstetrícia no Einstein, entre outras iniciativas de ensino envolvendo, sobretudo, a saúde da mulher.

Neste 28 de abril, Dia Mundial da Educação, ele lembra do grande poder de mudança que o acesso à informação tem na sociedade. “A educação é muito transformadora. Uma pessoa que faz um curso técnico, por exemplo, pode ascender profissionalmente em pouco tempo”, diz. “Seja do ponto vista pessoal, profissional ou ético, a educação transforma para o bem. Não conheço nenhuma outra forma de ação tão impactante para o crescimento humano como a educação”, avalia o professor.

Dia Mundial da Educação é uma referência à data de término do Fórum Mundial de Educação, realizado em 2000 em Dakar, no Senegal. Desde então, muitas instituições de ensino do Brasil e de vários outros países organizam atividades e campanhas com o objetivo de ressaltar a importância dos valores educacionais para a formação de uma sociedade mais justa e humana. ​

Notícias relacionadas