Gestão

Conheça as vantagens dos cursos de férias

A atualização de conhecimentos está em constante evolução e os cursos rápidos podem ser a alternativa mais viável para fornecer valiosas informações

O aprendizado em tempo curto tem conquistado a preferência de muitas pessoas dentro e fora do território nacional. Levantamento realizado pela Pearson, em parceria com a empresa Google – envolvendo quatro mil trabalhadores do Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos, entre agosto e setembro do ano passado – aponta que mais de 80% escolhem cursos virtuais de curta duração na hora do aperfeiçoamento.

Segundo a Analista dos Programas de Gestão do Ensino Einstein, Barbara Maionchi Berardo, muitos profissionais estão buscando aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos de forma prática, sem o comprometimento de um curso mais longo. Seu objetivo é ter acesso a informações e conhecimentos necessários, que ajudem na tomada de decisões envolvendo tanto o campo acadêmico quanto o profissional.

Na área da saúde, essa modalidade de aprendizado é uma novidade e tem se mostrado muito interessante a profissionais que desejam obter conhecimentos específicos e menos aprofundados sobre determinados temas. “Essas pessoas querem compreender o assunto para depois decidir se investirão em um ensino-aprendizagem mais consistente”, esclarece.

Ela defende benefícios mútuos desses cursos rápidos. Aos alunos, oferecem conhecimento confiável, selecionado e ministrado por especialistas de cada área. Às instituições de ensino, representam uma maneira excelente de compreender os temas mais atrativos e que mais têm agregado ao mercado de trabalho.

Os programas de férias têm compreendido tanto a modalidade presencial quanto on-line ao vivo, dependendo da necessidade de cada aluno. “Em janeiro deste ano, os nossos cursos de férias acontecerão simultaneamente tanto no formato virtual quanto com os estudantes em sala de aula. Depende da experiência que cada pessoa gostaria de ter”, conta.

Mas ela enfatiza que determinados temas precisam ser presenciais. “Eu entendo que em alguns momentos as dinâmicas em sala de aula são mais eficazes para aprender e debater certas práticas e teorias”. É o caso das metodologias preparadas para o ensino de negociação, por exemplo, em que há trocas de vivências entre os alunos, um fator muito positivo no ambiente físico de uma escola ou universidade.

O Ensino Einstein realiza a construção de portfólio de cursos e suas respectivas temáticas, baseadas em pilares. Entre eles:

  • Estratégia e gestão
  • Liderança e gestão de pessoas
  • Saúde mental e gestão emocional
  • Inovação e transformação digital
  • Environmental, Social and Governance (ESG)

“Acredito que dessa forma seja melhor abordar os temas com mais competência, de modo a oferecer conhecimento de qualidade e ao mesmo tempo apresentar assuntos em destaque na área da saúde”, afirma Barbara. Os cursos têm duração de quatro a oito horas e são ministrados em um ou dois dias.

 Motivos para a escolha dos cursos de curta duração

Otimizar tempo e ter a informação necessária para dar andamento às suas atividades mais urgentes foram dois dos principais atrativos para o Médico Reumatologista, Dr. Eduardo Benevides Lindote Filho, realizar dois cursos de curta duração, em janeiro deste ano: ´Técnicas de Negociação e Administração de Conflito´ e ´Técnicas de Apresentação e Comunicação Assertiva´.

Ele é proprietário de uma clínica especializada em Reumatologia, localizada em Cuiabá (MT), e estava procurando aprimorar assuntos ligados a essas duas áreas em um curto período. “Eu fiz o curso na véspera de uma negociação importante e ganhei experiência para identificar características para fechar um bom negócio. Acho que me saí bem”, alegra-se.

O Dr. Eduardo conta que adquiriu conhecimentos que estão ajudando a antecipar situações e a se preparar melhor para potenciais desafios. “Ampliei a minha percepção de que é fundamental aprender a ceder e a buscar equilíbrio no processo de tomadas de decisões no mundo do empreendedorismo”. Entre os pontos que destaca, estão:

  • Identificar o perfil do negociador
  • Descobrir boas maneiras de relacionar-se com fornecedores e prestadores de serviços
  • Compreender a linguagem e a melhor forma de abordar uma certa pessoa
  • Aprender os mecanismos da comunicação não violenta

Segundo ele, expressar um pensamento ou uma intenção no mundo dos negócios nem sempre é fácil. “Fiz esses dois cursos de curta duração no Ensino Einstein porque queria absorver rapidamente todas as informações dispostas nos temas abordados. Em setembro deste ano, devo concluir o MBA Executivo em Gestão de Saúde também nessa Instituição. Estudar me aguça mais a vontade de me aperfeiçoar tanto pessoal como profissionalmente”.

O próximo passo do Dr. Eduardo é o Post-MBA Einstein, com a finalidade de alavancar ainda mais a sua empresa e alcançar o patamar desejado em conhecimento sobre gestão e liderança. “Também quero fazer mais um curso de curta duração, que é sobre ESG. Estudar respaldado pela excelência desse estabelecimento de ensino me estimula ao aprofundamento constante, pois consigo os resultados esperados”, afirma.

De pai para filhos

O Médico tem dois filhos fazendo a Graduação em Medicina de uma Universidade privada de Várzea Grande, no Mato Grosso: os gêmeos João Eduardo, 2º semestre, e José Eduardo, 3º semestre. Aos 19 anos, eles não perdem oportunidades de especialização. Como prova disso, ambos cursaram Técnicas de Apresentação e Comunicação Assertiva. “Nosso pai nos indicou. Ele disse que seria importante para nós como estudantes da área da Saúde”, contam.

Dr. Eduardo e os filhos João Eduardo e José Eduardo

E o Dr. Eduardo tinha razão. Agora ambos têm notado a diferença em seus comportamentos ao estarem rodeados tanto entre amigos e familiares quanto entre docentes e colegas nas salas de aula. “A comunicação com os professores quando apresentamos nossos trabalhos e no contato com o paciente está muito melhor. Tínhamos muita dificuldade de nos expressar e agora estamos mais confiantes”, diz João.

Juntos cumpriram oito horas no formato presencial e já estão pensando em aproveitar essas férias para fazer mais cursos. “Vale a pena. São cursos rápidos que abrem novos horizontes para jovens como nós, agregando experiências e possibilidade de ampliar a nossa network com pessoas mais experientes. Os valores são bem acessíveis e abrem a visão para conhecermos outros cursos e selecionarmos o que mais nos convém para investir futuramente”, finaliza José.

Notícias relacionadas