Eu sou Einstein

Criado por estudantes, Hub foca em inovação, tecnologia e empreendedorismo na Saúde

Saúde é mercado em expansão com boas possibilidades de soluções e negócios

Se antes a cultura da inovação e do empreendedorismo eram temas ativamente estimulados pelas instituições de ensino, hoje os próprios estudantes assumem o protagonismo dessas premissas nas suas áreas de atuação acadêmica. Um ótimo exemplo é o Hub de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (HITE), da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), criado em 2022 por alunos das Graduações em Medicina, Enfermagem e Fisioterapia.

No Einstein, o HITE promove um ambiente multidisciplinar que favorece a inovação, enriquece a formação com trilhas de aprendizagens, estreita redes de relacionamento entre estudantes de cursos distintos e instiga o empreendedorismo. “O Ensino Einstein oferece equipamentos, tecnologia, docentes e profissionais dessas três áreas claramente propícios a fomentar e inspirar a implantação do Hub, uma vez que queríamos ter mais acesso a toda essa infraestrutura única”, conta a aluna do 3º período da Graduação em Medicina, Hedra Marques, que ajudou a criar a entidade.

Como parte das atividades, o grupo se reúne para discutir propostas que fomentem as várias possibilidades de atuação no setor da saúde. “Espero que, em breve, tenhamos as colaborações de ingressantes das novas Graduações em Odontologia, Engenharia Biomédica e de Administração da FICSAE”, conta um de seus fundadores e aluno de Medicina no Einstein, Arthur Montoro. Segundo ele, o trabalho inclui projetos voltados a criar startups que proponham boas soluções para o sistema da saúde.

Alunos das Graduações do Ensino Einstein também se dedicam a criar parcerias com outras instituições de negócios e de ensino
Alunos das Graduações do Ensino Einstein também se dedicam a criar parcerias com outras instituições de negócios e de ensino

Formado inicialmente por nove estudantes, o HITE hoje conta com 25. Os integrantes também se dedicam a criar parcerias com outras instituições de negócios e de ensino. “Entramos em contato com outras faculdades e com a Eretz.Bio – incubadora de startups do Einstein – com a qual firmamos o apoio mútuo”.

Além disso, por intermédio do professor e Coordenador da Graduação em Engenharia Biomédica da FICSAE, Welbert de Oliveira Pereira, eles estabeleceram uma colaboração com uma série de projetos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do escritório do MIT Brasil. Como resultado dessa iniciativa, alunos da instituição norte-americana vieram trocar experiências com estudantes das Graduações da FICSAE.

A aluna de Engenharia Biomédica, que possui cidadanias indiana e brasileira, Prathysha Oliveira Kothare, fez o seu Summer Internship na FICSAE. Na ocasião, ela recebeu o apoio do professor Welbert, que orientou e supervisou o seu estudo sobre o design associado à promoção do antirracismo e da diversidade.

Competências e habilidades colaborativas

O professor Welbert de Oliveira recebeu dos fundadores do HITE o convite especial para tornar-se mentor do grupo. “Desde então, eu tenho participado com muito orgulho da evolução e do entusiasmo de todos eles em construir mais parcerias com instituições nacionais e internacionais, fomentando novos aprendizados pessoais e acadêmicos”.

Em 2022, “os alunos do HITE participaram da organização e divulgação: da 4ª edição do Hackathon Einstein com o tema Reabilitação de Pacientes; de palestras de pesquisadores internacionais da área da Bioengenharia e promoveram a primeira ‘pizzada’ do HITE, um evento com bastante informação e vivências”, conta o docente.

Eles também fizeram o primeiro workshop de impressão 3D e realizaram no final de novembro do ano passado a 1ª edição do HITE Ensino em que realizaram debates, dinâmicas e discussões sobre o empreendedorismo para alunos da Escola Técnica do Einstein. “Agora o próximo passo é levar esses estudantes para visitar empresas de tecnologia, além dos planos de expandir esse programa para as escolas públicas”, revela Arthur.

Grupo de alunos se reúne para discutir propostas que fomentem as várias possibilidades de atuação no setor da saúde
Grupo de alunos se reúne para discutir propostas que fomentem as várias possibilidades de atuação no setor da saúde

Já em dezembro de 2022, o HITE fez uma excursão até a cidade de São Carlos para conhecer as empresas Razek, DMC Equipamentos e o Instituto Nupen – que também patrocinaram a visita. Um grupo de 20 alunos teve contato com essas organizações da área da saúde e seus núcleos de pesquisa para entender ainda mais sobre empreendedorismo no que diz respeito aos equipamentos médicos, odontológicos e veterinários.

A programação da excursão contou ainda com um workshop e uma aula especial, que abordou equipamentos produzidos e biomateriais, projetos dos quais essas companhias fazem parte. Assim, os participantes puderam aprender mais sobre os pilares do HITE: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. E, claro, ampliar o network com pessoas renomadas desses setores.

Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na área da saúde

O ambiente de estímulo constante à inovação do Ensino Einstein favoreceu a parceria com a Eretz.Bio, que continuamente recebe alunos da FICSAE para realizar estágios em startups incubadas.

Arthur, aluno de Medicina da FICSAE, pontua que o HITE tem apoiado a Eretz.Bio, por meio da divulgação de oportunidades de estágio e de levar para a incubadora os projetos desenvolvidos pelos alunos das Graduações. “Quem tiver vontade de abrir uma empresa ou fundar uma startup na área da saúde será encaminhado para lá, pois contamos com todo o apoio para embarcarmos nessa jornada”.

O Consultor de Inovação e Gestão de Portfólio da Eretz, Luiz Hamparian, ressalta que a incubadora conta nesse momento com duas alunas da Graduação em Enfermagem selecionadas para um estágio de férias, ambos encaminhados pelo HITE.

Por tudo isso, a Eretz pode funcionar como importante viabilizador de ideias para os jovens trilharem uma carreira promissora dentro do cenário de inovação. “É muito importante essa interação para que os alunos entendam mais a fundo como é o processo de empreender, além de ter uma boa ideia. É preciso resiliência e capacidade de execução, entre outras qualidades”, conclui Luiz.

Cursos Relacionados:

Notícias relacionadas