Carreiras

Cursos técnicos facilitam o ingresso no mercado de trabalho

Fazer um curso técnico eleva o nível de maturidade do estudante, complementando sua vida acadêmica e abrindo portas para a jornada profissional

Fazer um Curso Técnico é uma imersão em novas possibilidades para a ampliação de conhecimentos, facilitando o ingresso no mercado de trabalho. A modalidade de ensino abre caminhos para uma trajetória acadêmica e profissional, elevando a maturidade do estudante.

“Percebemos nos alunos uma mudança de vida. É transformador”, ressalta a Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), Joice Mayumi.

O que é o curso técnico?

O curso técnico é uma formação profissionalizante, com o objetivo de preparar o aluno para um rápido ingresso no mercado de trabalho.

Com curta duração, conta com uma metodologia de ensino ativa, o que proporciona aos estudantes diversos benefícios significativos, como: engajamento, desenvolvimento de habilidades práticas, autonomia e responsabilidade, pensamento crítico e resolução de problemas, trabalho em equipe, entre outras competências exigidas pelo mercado de trabalho.

As atividades são voltadas à aplicação na prática diária e a vantagem de oferecer uma vivência ao aluno na área escolhida, antes mesmo da opção por uma Graduação.

Como benefício adicional, o curso contribui no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para a aplicação em diversas profissões.

Cursos Técnicos do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

A Escola Técnica do Einstein oferece cursos em diferentes áreas da saúde, desenvolvidos com excelência acadêmica e uma metodologia de ensino voltada à aplicação na prática do dia a dia.

Além disso, conta com uma infraestrutura de alto padrão, que permite que o aluno se aproxime do ambiente de trabalho. Desse modo, os cursos técnicos do Einstein são uma ótima oportunidade para quem pretende iniciar uma carreira sólida e ampliar as chances de empregabilidade na área da saúde.

A Escola Técnica conta atualmente com cinco cursos:

  • Curso Técnico de Enfermagem
  • Curso Técnico de Farmácia;
  • Curso Técnico de Radiologia
  • Curso Técnico de Análises Clínicas;
  • Curso Técnico de Administração com ênfase nos Serviços de Saúde.

A duração dos cursos técnicos é de dois anos, exceto Administração, com um ano de formação.

Voltados a quem pretende iniciar uma carreira e ampliar as chances de trabalho na área da saúde, tais cursos possibilitam que os estudantes sejam acompanhados também após a conclusão, com o Programa de Empregabilidade.

“Temos encontros semanais com analistas da área de Recursos Humanos da organização, para acompanhamento dos processos seletivos, além de realizar indicações diretamente com os coordenadores das áreas assistenciais da Instituição”, destaca Joice.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, existe a conscientização quanto ao grau de dedicação e comprometimento do estudante, sua responsabilidade e empatia.

“É uma capacitação que começa em sala de aula, mostrando desde a importância da comunicação ‘olho no olho’ com o paciente e sua família, para promover acolhimento, indo muito além das técnicas e ações mecânicas”, acrescenta.

Perfil dos estudantes

Um questionário integrador analisa o perfil socioeconômico dos alunos dos Cursos Técnicos do Einstein, apontando que 83,6% recebem renda mensal de até dois salários mínimos.

Segundo as respostas, 43,4% têm renda mensal inferior a um salário mínimo e 40,2% entre um e dois salários mínimos.

Os estudantes, conforme o mais recente levantamento, apresentam alta empregabilidade, sendo:

  • Todos os cursos: 72%
  • Administração com ênfase nos Serviços de Saúde: 80%
  • Análises Clínicas: 74%
  • Enfermagem: 73%
  • Radiologia: 50%

Evolução e maturidade acelerada

Joice relata que ingressou no Einstein em 2009, como docente da Escola Técnica. Atualmente observa alguns de seus ex-alunos atuando na supervisão de estágios nos Cursos Técnicos. São Enfermeiros formados, trabalhando na área, que fizeram Especialização para docência para acompanhar os estágios.

“É uma evolução e importante crescimento pessoal. Observamos o quanto amadurecem em pouco tempo de formação”, comemora a Coordenadora. A grade inclui a parte inicial teórica, para conhecimento da área técnica antes da aplicação prática. Já a validação de aula prática é feita individualmente, o que aprimora a excelência de qualidade.

São promovidos estágios curriculares na Unidade Morumbi, como aproximação da realidade de trabalho. Na preparação para as atividades práticas, os alunos participam de Cenários de Simulação Realística.

“No Curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, temos a preocupação de proporcionar também o estágio curricular na rede pública, por meio de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo”, acrescenta a Coordenadora.

Para ela, a atenção aos detalhes faz toda a diferença. O estudante é conscientizado sobre a importância de criar vínculos e assumir suas responsabilidades enquanto se prepara para o futuro profissional. “É a essência da paixão por servir e fazer a diferença, um desafio permanente e motivador”, conclui Joice.

Notícias relacionadas