CarreirasMBA

De que forma o MBA Executivo pode te ajudar na carreira?

O MBA Executivo em Gestão de Saúde aprofunda conhecimentos práticos e teóricos, preparando o gestor para importantes desafios do mercado

O setor de saúde está entre os mais complexos na gestão. Está inserido em um contexto que demanda planejamento, organização e controle, com foco no gerenciamento dos recursos humanos, financeiros, logísticos, ambientais e sanitários, de modo a oferecer um serviço seguro e efetivo para um imenso mercado.

“O profissional que atua nessa área deve ter plena compreensão do setor e usar ferramentas efetivas para desenvolver o seu trabalho”, afirma a Coordenadora Acadêmica do Master in Business Administration (MBA) Executivo em Gestão de Saúde do Ensino Einstein, Monica Sabino Hasner.

Administradores, Engenheiros, Médicos e outros profissionais com habilidades em gestão costumam ser bem-sucedidos nessa área, quando bem-preparados para oferecer boas soluções para os problemas comuns e inesperados.

MBA na área da saúde proporciona reconhecimento

De acordo com Monica, em uma pesquisa realizada pelo Ensino Einstein, em 2021, com ex-alunos do MBA Executivo em Gestão de Saúde ministrado pela Instituição, 96% dos alunos fizeram comentários positivos sobre o curso. Para 81% dos entrevistados, a especialização possibilitou o desenvolvimento das habilidades de liderança.

Além disso, 52% afirmaram que tiveram alteração de cargo após concluir o curso e 45% informaram que houve aumento salarial após o início da especialização, sendo que 23% atribuem o aumento ao fato de terem cursado o MBA Einstein. Em relação à variação de aumento salarial, 64% tiveram aumento entre 21% e 40%. “Esses resultados confirmam que alcançamos o importante objetivo do curso”, diz a Coordenadora.

Segundo Monica, nesse setor o networking é um grande benefício, pois une profissionais de variados campos de atuação de diferentes regiões do Brasil. Ela aponta para os dados das Associações dos MBAs Internacionais, os quais demonstram o Net Promoter Score (NPS) 30 como uma pontuação de excelência para os cursos analisados a partir das opiniões de alunos.

“Nós fomos classificados com o NPS 57, ou seja, 27 pontos acima dos cursos avaliados como muito bons, levando em consideração a opinião de estudantes espalhados pelo mundo”, comemora Monica.

MBA prepara aluno para grandes desafios

A ex-aluna do MBA Executivo em Gestão de Saúde no Ensino Einstein, Thereza Cristina Griep, que estudou entre setembro de 2019 e maio de 2021, conta que assumiu em 1º de fevereiro o cargo de Secretária de Saúde de Araguari, município do estado de Minas Gerais, já com dois enormes desafios.

O primeiro diz respeito ao surto de dengue que o Brasil, de forma geral, enfrenta no momento. O segundo foi a troca da gestão terceirizada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dessa cidade, com cerca de 120 mil habitantes.

“Somos polo de uma microrregião composta por outros três municípios. Essa mudança em meio à crise envolvendo a dengue requer muito planejamento, assertividade e organização. São duas situações bastante delicadas”, afirma Thereza.

A Secretária tem acompanhado todos os levantamentos e portarias geridas por Minas Gerais, que prevê o ano de 2024 com o maior índice de contaminação de dengue nos últimos 4 anos. “Estamos passando por momentos bem intensos desde fevereiro, mas esperamos uma estabilização em breve”.

Outro ponto importante nos desafios iniciais apontados por Thereza é o início da operação de um grande Hospital no município, o qual irá atender a população do SUS de toda a macrorregião do Triangulo Norte Mineiro.

“Estamos passando por uma reformulação completa no atendimento em saúde do município e de toda essa macrorregião, com a entrada de um novo prestador. O impacto deste novo serviço irá quadruplicar a receita do Fundo Municipal de Saúde do Município, passando de aproximadamente R$ 70 milhões para cerca de R$ 300 milhões em um ano.”

Compartilhando os conhecimentos aprendidos

No entanto, Thereza antecipou o enfrentamento ao surto de dengue e conseguiu um contingenciamento com salas de hidratação, antes mesmo das orientações do Estado, viabilizando assim atendimento mais rápido e eficaz à população. Além disso, são realizados mutirões em todos os bairros da cidade, a fim de conscientizar as pessoas sobre os locais de maior contágio.

“Estou conseguindo colocar em prática as ferramentas que aprendi no MBA Executivo em Gestão de Saúde do Einstein. O conhecimento fornecido engloba todas as atividades da administração, dando uma visão consolidada do sistema inteiro e facilitando muito as minhas tomadas de decisões”, relata Thereza.

“A especialização ampliou as minhas habilidades de analisar diversos cenários de modo a colocar em prática uma gestão assertiva, implantando ações mais efetivas a nossos pacientes e promovendo assim uma saúde de maior qualidade”, completa.

Ela destaca que algumas dessas competências, como a gestão de conflitos, planejamento e liderança em tempos de incertezas, além da adoção de metodologias ágeis para destravar o serviço público, são essenciais à gestão municipal.

Além do MBA, Thereza é formada em Engenharia de Produção, com especialização em Gestão Pública. Atualmente cursa outra Pós-graduação em Gestão Pública de Saúde.

A Gestora começou a carreira no âmbito privado. Em 2010 atuou pela primeira vez na esfera pública de Araguari, como Secretária Municipal de Planejamento. Antes de assumir o cargo atual, foi Secretária de Administração, por dois anos, e Superintendente Administrativa de um hospital da região, com 350 leitos, durante cinco anos.

“Sem dúvida, a Especialização em Gestão de Saúde do Einstein trouxe uma expertise crucial no meu currículo para que eu aceitasse este novo desafio. Tal conhecimento contribui sobremaneira para minha cidade e para a região, com vistas a promover políticas públicas que realmente são respaldadas por estudos e comprovações práticas, além do networking que possibilita uma troca de grande qualidade”, finaliza Thereza.

Notícias relacionadas