Carreiras

Dedicação e planejamento: receita de sucesso para jovens estudantes

Estudar, tirar boas notas e aproveitar as oportunidades do mundo acadêmico levam bolsistas a ingressarem direto na Graduação

Estudar traz inúmeros benefícios em qualquer idade. Seja qual for a área ou motivação, ajuda a expandir a mente, superar limitações de entendimento sobre diversos assuntos e colaborar com o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre a vida. Entre os jovens, a busca por conhecimento contribui ainda no aprimoramento de habilidades técnicas e competências socioemocionais a serem utilizadas na carreira, como a capacidade de resolução de problemas, o desenvolvimento da disciplina e a ampliação do senso de responsabilidade.

Essa é forma de Vitor Bandeira de Mello, 18 anos, encarar seus estudos. Ele sempre foi esforçado, priorizando a conquista de melhores resultados na escola. Desde o Ensino Fundamental, fazia suas lições de casa, trabalhos e atividades com muita dedicação. “Também prestava e continuo prestando o máximo de atenção nas aulas”, conta ele, que ao terminar o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração em Saúde ingressou direto na Graduação em Administração da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). Em ambas as formações, ele foi contemplado com bolsas de estudo.

O segredo do seu sucesso está numa dupla infalível: empenho mais planejamento. “Em todas as aulas, eu faço anotações e as revejo depois. Penso em conseguir notas altas em todas as provas, apesar de não ser possível sempre, pois todos nós temos mais dificuldades em algumas disciplinas”. Ele acredita que seguindo dessa forma, positivamente, estará mais preparado para sua vida acadêmica.

Cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico foi uma experiência enriquecedora para o aluno. “Na escola onde eu fazia o Ensino Fundamental, os métodos eram totalmente diferentes. Ao ingressar na Escola Técnica do Einstein, tive acesso a novas metodologias e acabei me desenvolvendo muito, conhecendo pessoas e fazendo amigos”, diz Vitor.

Conforme ele, esse progresso não teria sido o mesmo se não tivesse tido essa experiência. “No itinerário de Administração eu pude aprender áreas diversas como marketing, economia, logística e ferramentas de gestão. Foi uma experiência muito gratificante”.

O aluno conta que no Ensino Médio Integrado ao Técnico do Einstein as oportunidades de desenvolvimento foram tanto profissionais quanto pessoais. Agora suas perspectivas são de continuar estudando bastante, obter alta performance durante todo o período de formação para, no futuro, ter potencial para oferecer as habilidades, atitudes e conhecimentos que o mercado de trabalho necessite. “Até lá, vou escolher uma área que eu goste e penso que vou conseguir me sustentar e aproveitar a vida ao máximo”.

Exemplo de garra

 Ana Luiza Zuza de Araújo também tem história para contar. Aos 15 anos, ela ingressou no Ensino Médio Técnico da Escola Técnica do Einstein, optando no final do primeiro ano pelo itinerário de Enfermagem. “A minha mãe descobriu essa formação enquanto navegava pela internet e me mostrou. Ficamos com muita esperança de que eu pudesse passar no processo seletivo e ainda conseguir uma bolsa de estudo”, relembra a aluna.

Deu certo e ela fez todo o curso com esse benefício. Durante essa trajetória estudantil, Ana sempre se dedicou aos estudos. “E tenho mantido o pensamento positivo em tudo que desejo fazer”. Para ela, sua natureza de investimento no ‘saber’ garantiu que, com 19 anos, ela esteja cursando o terceiro semestre da Graduação em Enfermagem da FICSAE, também como bolsista.

Já a vocação por essa área veio a partir de sua inclinação para o cuidado de pessoas, para a área de biológicas e leituras de uma publicação voltada para estudantes do Ensino Médio, que em uma das edições apresentou profissões e suas especificidades.

Durante o primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Enfermagem, ela cogitou cursar Odontologia, mas a sua ‘chave’ mudou quando passou a fazer os estágios obrigatórios. “Na primeira vez que eu entrei em um centro cirúrgico, pude observar o desempenho de vários profissionais da área e aí não tive dúvida de que faria a Graduação em Enfermagem”.

É uma especialidade em que, segundo Ana, as pessoas a serem atendidas sentem-se mais vulneráveis, pois é esperado que elas passem por procedimentos anestésico-cirúrgicos, diagnósticos de doenças e processos terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial. “Eu gosto de acolher esses pacientes e dar o meu apoio, para que eles se sintam fortes, esperançosos e positivos”.

Atualmente, a aluna tem a intenção de especializar-se. “Eu amo estudar todas as disciplinas e os professores são maravilhosos. Todo dia aprendo algo novo com cada um deles. Acredito que poderei aplicar muitas teorias e atividades práticas que acompanho hoje no centro cirúrgico e de preferência que seja no Einstein, onde eu ficaria muito feliz em trabalhar”, conclui.

Notícias relacionadas