Ensino Einstein intensifica a internacionalização da Especialização em Radiologia
A organização amplia sua atuação internacional na Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com estágios em instituições de referência

O Ensino Einstein está intensificando sua atuação com foco na internacionalização para Residentes e Pós-graduandos em Radiologia. A organização tem trabalhado para estabelecer parcerias inéditas com diversos serviços de Diagnóstico por Imagem nos Estados Unidos.
Três alunos dos programas de Ensino do Centro de Ensino em Imagem Einstein foram selecionados em um processo concorrido e realizarão, em breve, estágios observacionais em Radiologia Abdominal.
De acordo com o Médico Radiologista, Gerente Médico do Setor de Imagem e responsável pela área de Ensino em Imagem do Einstein, Dr. Ronaldo Hueb Baroni, essa é apenas a primeira etapa de um projeto mais amplo.
“Nossa ideia é que o intercâmbio se torne permanente e se estenda para outras áreas da Radiologia, consolidando parcerias que já temos com lideranças e especialistas da instituição”, destaca.
“O que estamos oferecendo é uma experiência de vida e profissional. Além da expertise científica, o aluno vivencia a rotina de um serviço de ponta, pratica o inglês e cria um networking internacional”, ressalta o Dr. Baroni.
O Gerente acrescenta que os alunos trazem de volta ao Brasil novos aprendizados e práticas, por meio da troca cultural, vivências de organização do trabalho em outro sistema de saúde e a chance de participar de projetos colaborativos.
Expansão da rede de parcerias
O projeto é considerado um piloto e novas parcerias em outras áreas da Radiologia já estão em negociação nos Estados Unidos e na Europa.
“Queremos que esse intercâmbio seja contínuo e bilateral, recebendo também Residentes e Pós-graduandos estrangeiros. Isso fortalece nossa posição como polo global de formação em Radiologia”, observa o Dr. Baroni.
A Coordenadora Médica da Pós-graduação Assistencial do Ensino Einstein, Dra. Fernanda Giglio Petreche, reforça a ampliação das oportunidades de internacionalização com a criação de estágios observacionais (observerships) em instituições médicas internacionais.
Os programas permitem que alunos e ex-alunos acompanhem serviços de excelência no exterior por períodos que variam de uma semana a um mês, focando na atualização técnica e em experiências profissionais.
“Mesmo em um estágio curto, o aluno tem a chance de se atualizar, ampliar o conhecimento técnico, observar práticas multidisciplinares e fazer networking internacional, trazendo benefícios diretos para o seu serviço e para os pacientes”, afirma a Dra. Fernanda.
Estrutura e funcionamento dos observerships
Os estágios são organizados com base em contatos diretos da equipe do Ensino Einstein com universidades, clínicas e centros de referência.
“Proporcionamos um acesso facilitado em uma imersão de conhecimento internacional, com objetivos educacionais bem definidos”, explica Dra. Fernanda.
Cada programa possui processo seletivo rigoroso, que avalia currículo, pré-requisitos, domínio do inglês e disponibilidade do candidato.
“Sempre há mais interessados do que vagas disponíveis. Cada estágio tem de duas a quatro vagas e a seleção é individualizada para cada curso, garantindo que os alunos realmente aproveitem a experiência”, reforça a Coordenadora.
Diversificação e expansão internacional
Além da Radiologia, o Ensino Einstein está expandindo observerships para outros cursos, com estágios planejados na Alemanha, Hungria e em outros centros de excelência.
A intenção é criar oportunidades contínuas para alunos e ex-alunos, promovendo educação continuada e integração global.
“É gratificante ver o interesse dos alunos e também de instituições estrangeiras em estabelecer parcerias. Algumas já nos perguntaram sobre a possibilidade de enviar alunos para acompanhar nossa Pós-graduação, reforçando o reconhecimento internacional do Einstein”, comenta Dra. Fernanda.
Outras oportunidades conquistadas por alunos do Ensino Einstein no exterior

O Ensino Einstein acumula outros destaques em programas de internacionalização. Diversos alunos da Residência Médica e dos cursos presenciais de Pós-graduação em Diagnóstico por Imagem, bem como das especializações em Estado da Arte, já conquistaram oportunidades no exterior.
Recentemente, três residentes foram contemplados com bolsas na Instituição Americana de Radiologia e Patologia (AIRP), em Maryland (EUA).
Além disso, por meio do Colégio Brasileiro de Radiologia, alunos também conquistaram vagas na Escola Europeia de Radiologia, incluindo estágios em instituições como o King’s College, em Londres.
“Estamos em pé de igualdade com os melhores centros do mundo, tanto que somos reconhecidos entre as 25 melhores organizações globais. O intercâmbio amplia horizontes e beneficia não só o aluno, mas todo o ecossistema, porque o conhecimento adquirido retorna para nossa prática”, reforça o Dr. Baroni.
A visão de quem foi beneficiado

Para o Radiologista, Dr. Vítor Carminatti Romano, integrante do programa Fellowship em Radiologia Pediátrica do Einstein, que esteve em intercâmbio de três meses no Evelina Children’s Hospital, em Londres (uma referência internacional em saúde pediátrica), a experiência ampliou sua visão profissional.
Durante o estágio, ele participou da realização de exames, elaboração de laudos e projetos de pesquisa, com oportunidade de apresentar resultados no congresso da British Society of Paediatric Radiology.
A seleção dos candidatos ocorreu a partir do desempenho no Colégio Brasileiro de Radiologia e análise de currículo. “Foi uma experiência transformadora, que fortaleceu minha formação técnica, científica e cultural, além de proporcionar uma rede internacional de contatos”, afirma.
O Médico Radiologista, especializado em Radiologia Abdominal (Fellow Nível 4) pelo Einstein, atualmente cursando a Especialização em Diagnóstico por Imagem Abdominal Avançada (Fellow Nível 5), Dr. Rafael Pimenta Camilo, atua como Plantonista e Ultrassonografista na organização.

Ele foi selecionado para um observership por meio de entrevista com os coordenadores do programa de Pós-graduação em Imagem e análise curricular, considerando experiência profissional, formação acadêmica e fluência em inglês.
O Dr. Rafael destaca que a experiência proporcionará intercâmbio científico e contato com diferentes realidades médicas.
“O Einstein contribui muito para a nossa formação, oferecendo estrutura, professores de excelência e oportunidades que ampliam o conhecimento técnico e científico de todos os alunos”, acrescenta.
O Médico Residente do terceiro ano de Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Einstein Hospital Israelita, Dr. Matheus Marcelino Dias, está entre os aprovados para o estágio no AIRP.
A seleção ocorreu por meio de um concurso de casos clínicos, envolvendo situações pouco usuais com forte correlação entre Imagem e Patologia.
O Dr. Matheus vê a oportunidade como uma chance de aprimorar o raciocínio diagnóstico e trocar experiências com profissionais internacionais. “No Einstein, somos incentivados desde o primeiro dia a atuar em atividades de ensino e pesquisa, com acesso a casos únicos e todos os métodos diagnósticos disponíveis, o que proporciona experiências que culminam em conquistas como o AIRP”, conclui.