EADVariedades

Inteligência Artificial e Transformação Digital: tendências em alta no mercado de saúde

Programa visa contextualizar a transformação digital e suas implicações no cotidiano, bem como capacitar profissionais para explorar o uso das ferramentas de IA

Marcada por inovações e uma crescente demanda, a transformação digital vem revolucionando o setor de saúde e a Inteligência Artificial (IA) traz novas possibilidades para aumentar a eficiência.

É essa a proposta do novo curso de Pós-graduação em Inteligência Artificial e Transformação Digital do Einstein, em formato EAD.

Com temas em alta no mercado, o programa visa capacitar profissionais da área para explorar as tendências e oportunidades que a IA oferece.

“A IA tem se revelado uma importante ferramenta nas atividades médicas, facilitando o dia a dia dos profissionais de saúde”, destaca a Coordenadora Geral de Pós-graduação em Gestão no Einstein, Elaine Mandotti.

O público-alvo do curso é composto majoritariamente por profissionais da saúde, incluindo Médicos, Enfermeiros e outros trabalhadores de hospitais e clínicas.

“Essa Pós-graduação também atrai líderes e profissionais em transição de carreira, que buscam se atualizar na temática, dentro de suas áreas de atuação”, reforça a Coordenadora.

Qual o objetivo do curso de IA e Transformação Digital?

O programa aborda a aplicação da IA em diversas atividades cotidianas e práticas médicas, como análises laboratoriais e históricos de saúde. As aulas têm como objetivo oferecer aos alunos ferramentas úteis em seu dia a dia.

A transformação digital é apresentada nesse contexto como uma realidade que impacta tanto a rotina das empresas quanto a sociedade em geral. Entre outras disciplinas, o curso inclui produtos digitais, planejamento estratégico, compliance e liderança.

Também é oferecido um módulo internacional em Portugal, que é opcional. Essa experiência de aprendizado global, com duração de cinco dias, é uma imersão que proporciona uma visão abrangente dos desafios mundiais enfrentados no setor da saúde.

Por que cursar IA e Transformação Digital no Ensino Einstein?

Elaine pontua que o programa foi desenvolvido para compartilhar o know-how do Einstein com os alunos.

A IA pode ser difundida em diversas aplicações, desde as profissionais até mesmo no dia a dia pessoal. “Por essa razão, nosso curso também é voltado a profissionais das áreas administrativas e operacionais de hospitais”, revela.

A Coordenadora ressalta a importância da visão holística do profissional para a jornada do paciente, a partir do uso de ferramentas tecnológicas que permitem associações rápidas e sugestões de diagnósticos potenciais.

O olhar humano em primeira instância

“O olhar humano, do Médico ou daquele profissional de outras especialidades, jamais será substituído pela IA, assim como também não será substituído o trabalho do educador”, reflete Elaine.

A dinâmica permite que profissionais realizem avaliações cognitivas baseadas em um conjunto de variáveis, enquanto a IA otimiza a coleta de informações e oferece sugestões.

“A avaliação final é feita pelo humano, o que auxilia significativamente na prática médica”, acrescenta a Coordenadora, lembrando que é com essa vertente que o curso foca na concepção e aplicação da IA.

A transformação digital é uma realidade atual, daí a preocupação em integrá-la nas práticas de gestão diárias, escolhendo ferramentas adequadas a cada contexto, para buscar mais agilidade nas organizações.

Envolvimento e protagonismo dos alunos

Com disciplinas focadas em inovações aplicadas à área de saúde, o curso busca promover o envolvimento dos alunos, para que sejam protagonistas na aplicação de soluções digitais e aptos a conduzir mudanças organizacionais.

“Evidenciamos o impacto da transformação digital nas organizações, oferecendo uma visão evolutiva e histórica para contextualizar os temas e as possibilidades futuras”, descreve Elaine.

As disciplinas do curso são relevantes para configurar a situação atual, explorando a aplicação da IA, planejamento estratégico, produtos digitais e compliance, com discussões de temas relacionados à liderança e como ela se comporta nesse contexto.

Estratégias institucionais

Elaine salienta que a transformação digital nas estratégias institucionais dá o tom da programação do início ao final do curso. “As áreas de inovação e tecnologia do Einstein estão fortemente associadas e o curso visa entregar esse conhecimento”, comenta.

No formato EAD, o aluno poderá cursar a seu tempo, pois a maior parte da programação será ministrada de modo assíncrono.

A principal dica da Coordenadora aos estudantes é que aproveitem a experiência para explorar todos os conceitos, imergindo profundamente nos temas. “A educação é um processo de troca e o Einstein tem as melhores metodologias e ferramentas de ensino”, conclui Elaine.

Notícias relacionadas