Carreiras

Irmãs iniciam carreira pelos cursos técnicos em saúde

O ensino técnico de qualidade na área da saúde é um diferencial para jovens que desejam se especializar no setor

A opção por um curso técnico pode representar um ótimo início de jornada a profissionais que desejam seguir se especializando na área da saúde. Com abordagens práticas, focadas em habilidades diferenciadas dos cursos de nível médio, a formação oferece a possibilidade de um rápido ingresso no mercado de trabalho, atraindo jovens que desejam valer-se da empregabilidade para sua construção de carreira. Essa foi a trajetória escolhida pelas irmãs Yashmin e Ingrid.

Aos 21 anos, Yashmin Souza Brosco conta que iniciou sua formação em 2021 no Técnico em Radiologia da Escola Técnica do Einstein, concluído no ano passado. “Gostei bastante da forma como os professores ensinam, focando no nosso entendimento sobre os assuntos. Só passávamos para outro tema quando todos da sala tivessem aprendido o tópico em discussão”.

Essa abordagem lhe deu muita segurança para seguir carreira. “Para ser boa profissional na área da saúde, é fundamental ter ótimos conhecimentos tanto teóricos quanto práticos”. Dessa formação, ela ressalta os dois estágios que cumpriu durante o curso no Hospital Israelita Albert Einstein, unidade Morumbi, de abril a junho de 2022 e de outubro de 2022 a janeiro de 2023.

As experiências de estágio foram essenciais para que ela se candidatasse como Técnica em Radiologia no Treinamento Supervisionado de um hospital público, situado no bairro do Sacomã, em São Paulo. “Aplico tudo o que aprendi no Einstein nesse treinamento para me aperfeiçoar”, diz Yashmin.

Por enquanto ela não recebe remuneração para desenvolver as atividades no setor de Radiologia desse estabelecimento de saúde, mas continua exercitando suas habilidades. “Eu percebo que a forma como atuo é um diferencial”.

Em seu trabalho, a jovem destaca o desenvolvimento da empatia e a atenção aos pacientes. “Percebi que o meu supervisor confia bastante no meu trabalho e na maneira como eu lido com o paciente. Aprendi a fazer tudo certinho e quero continuar praticando para fortalecer o melhor em mim”.

Com esse objetivo, a Técnica em Radiologia fez um curso de aperfeiçoamento em mamografia no Ensino Einstein, de janeiro a junho deste ano. “O foco foi a qualidade em segurança de imagem, e achei muito interessante aprofundar meus conhecimentos nesse assunto específico”.

Inspiração em casa

A dedicação de Yashmin no Técnico em Radiologia, na Escola Técnica do Einstein, inspirou sua irmã mais nova, Ingrid, 19, a participar do processo seletivo para o curso Técnico em Enfermagem na Instituição, assim que terminou o Ensino Médio.

Elas nasceram na capital paulista, onde moraram até 2018, ano em que se mudaram para a cidade de Peruíbe, para que o clima, a água do mar e seus alimentos pudessem colaborar com o tratamento da mãe, diagnosticada com hipertireoidismo.

“De acordo com os Médicos, a minha mãe precisava de iodo. Eu pesquisei sobre Medicina Nuclear e descobri que a água do mar é repleta de iodo, além de outros minerais e nutrientes. Então, a minha família decidiu morar no litoral”. Mas assim que ela melhorou, no final de 2020, a família retornou a São Paulo, para que as irmãs pudessem estudar no Einstein.

Vocação para o cuidado

Ingrid acompanhou todo o percurso da irmã nos estudos e na vida pessoal, pois se sentia motivada a vincular-se à área da saúde. “Eu também gosto do cuidado de pessoas. A Yashmin sempre elogiava a metodologia da Escola Técnica do Einstein e me aconselhava a continuar estudando para passar na prova logo após o final do Ensino Médio e já começar o curso Técnico”.

Ela foi aprovada e começou o Técnico em Enfermagem em fevereiro de 2022. Depois de seis tentativas, conquistou uma vaga na monitoria no setor administrativo das Soluções Corporativas, o que facilitou o pagamento das mensalidades do curso.

Já Auxiliar de Enfermagem – certificação recebida após um ano de estudo nesse curso –, ela se diz orgulhosa: “Estou finalizando as minhas últimas atividades na matéria sobre Terapia Intensiva. Após terminar essa formação no ano que vem, quero ingressar na Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein”, planeja.

Os seus objetivos são continuar trabalhando na área administrativa e no futuro atuar como Enfermeira no setor da Cardiologia Hemodinâmica, que cuida em sua maioria de pacientes com infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).  “Eu me sinto valorizada. Cheguei aqui sem experiência e hoje já posso demonstrar as minhas capacidades, na certeza de que poderei evoluir ainda mais”.

Como colaboradora e aluna, ela se sente incentivada a crescer tanto na área acadêmica quanto profissional. “Isso é sensacional. Eu me sinto motivada tanto quanto os profissionais que já trabalham aqui há mais tempo. Eu e minha irmã viemos de uma escola pública e quando percebemos as oportunidades que a Escola Técnica do Einstein nos oferece, mudamos nosso olhar para o mundo”, diz Ingrid.

As duas destacam a empatia e o cuidado com o paciente: dois dos principais aprendizados práticos que receberam no Ensino Técnico. Com essas habilidades assimiladas, Yashmin pretende ingressar em um curso para ser Tecnóloga em Radiologia ou ser admitida na Graduação em Biomedicina. “O Biomédico tem uma vasta atuação no setor de Imagem e penso que poderia ocupar algumas das atividades dessa profissão sem sair dessa área”, finaliza ela.

Notícias relacionadas