Israel: Bem-vindo à nação Medtech
Confira o artigo de Marco Faldini, Associate Partner na IBI-Tech, sobre as inovações digitais de Israel na área da saúde
O israelense levou à sério aquela expressão “é na dificuldade que estão as oportunidades”. A pandemia de COVID-19 ajudou a acelerar a adoção de tecnologias digitais na área da saúde de forma surpreendente. Ao longo dos anos, Israel tornou-se um foco de tecnologias médicas, o que atraiu a atenção de todo o mundo. O país abriga mais de 350 centros multinacionais de P&D.
O país investe massivamente em inovação aberta e um componente estratégico desse sistema, é o Centro de Inovação ACR do Sheba Medical Center. O Sheba Tel HaShomer City of Health possui um Centro de Inovação ARC de última geração, que significa Acelerar, Redesenhar e Colaborar. O propósito é acelerar tecnologias de ponta, desenvolvidas por startups de saúde digital israelenses.
O modelo permite que as startups trabalhem lado a lado com a equipe do hospital para identificar necessidades clínicas não atendidas, desenvolver soluções e trazê-las para o mercado global de saúde. O modelo de inovação sustentável da ARC tem feito tanto sucesso que já foi exportado para outros países, como a ARC Ottawa em Ontário, Canadá.
Um outro hub de inovação de grande destaque é o Rambam Health Care Campus, em Haifa. O local leva a uma jornada intensa pela medicina de ponta e inovação, através do Hospital Infantil Ruth Rapaport, do Centro de Oncologia Josef Fishman e do novo Hospital do Coração Eyal Ofer, o mais avançado centro de cardiologia de Israel.
Sua localização entre duas fortes instituições acadêmicas – o Technion e a University of Haifa – insere o local em uma posição de destaque na inovação e com acesso aos avanços de Pesquisa e Desenvolvimento delas, incluindo seus escritórios de transferência tecnológica.
Pesquisas como as primeiras células-tronco embrionárias humanas, cirurgia robótica e minimamente invasiva, terapia de acidente vascular cerebral agudo, ultrassom de foco para tremores e doença de Parkinson, tratamento da morte súbita cardíaca (MSC) em crianças e jovens e novas soluções de oncologia são alguns dos projetos colocados em prática.
Para saber mais sobre as inovações de Israel, conheça a Expedição – The Future of Healthcare – Israel Executive Immersion Program, um curso organizado pela área de Gestão do Ensino Einstein.
Marco Faldini, Associate Partner na IBI-Tech, empresa de consultoria HighTech fundada por brasileiros em Tel Aviv