Gestão

Liderança, estratégia e inovação são temáticas de módulo realizado em Portugal

Em parceria com a Nova School of Business and Economics, renomada escola de negócios em Portugal, módulo do Ensino Einstein fez uma imersão transversal na Gestão em Saúde

Destinado a alunos e ex-alunos dos cursos de Pós-graduação em Gestão do Ensino Einstein, um novo módulo internacional ocorreu em outubro, em Portugal: Imersão em Gestão em Saúde: Inovar, Gerir e Liderar .

“O programa foi transversal, com temáticas de liderança, estratégia e inovação para todos os públicos”, comenta o Coordenador da Pós-graduação em Gestão do Ensino Einstein, André Britto.

O módulo é fruto de uma parceria do Einstein com a Nova School of Business and Economics, renomada escola lusitana de negócios, que figura entre as 18 melhores escolas de educação executiva no mundo, segundo ranking do Financial Times.

A instituição portuguesa, local que sediou o módulo imersivo de 40 horas, é reconhecida por sua inovação acadêmica e forte conexão com o mercado, voltada a preparar líderes para enfrentar os desafios globais.

Vivências e inspiração no contexto internacional

De acordo com o Coordenador, os participantes vivenciaram experiências em saúde no país europeu, para transferir contextos internacionais que inspirem novos modelos em saúde na realidade brasileira.

A oportunidade permitiu a conexão entre o contexto do Brasil, no panorama da América Latina, e o europeu, comparando o Sistema Único de Saúde (SUS) e o SNS português, com formas distintas de trabalho, mas convergências que possibilitam a análise dos alunos.

A imersão em Portugal foi desenhada especialmente para o Ensino Einstein. “Um grupo português veio conhecer o sistema público do Einstein e abriu-se a possibilidade da imersão. Existe um projeto para que se faça em breve também o inverso”.

Transversal para todos os títulos

Além de alunos e ex-alunos, tivemos a participação de terceiros. “O curso foi aberto a um público diverso, de todas as formações”, diz André. Transversal para todos os títulos de Pós-graduação, o programa foi de uma semana imersiva teórico-prática.

Seu desenvolvimento destinou-se a proporcionar aos alunos aprendizado e vivência por meio da imersão prática, conectando o participante às principais empresas e profissionais de saúde.

“No período da manhã, tivemos na Nova SBE as masterclasses sobre liderança, estratégia e inovação, com temáticas destinadas a alunos de qualquer curso de gestão”, descreve André.

Já no período vespertino aconteceram as visitas externas, para os participantes conhecerem na prática a realidade em saúde no país. “Visitamos o Hospital da Luz, em Lisboa, o maior hospital privado de Portugal, além de serviços que se destacam pela inovação e empresas, para aprofundar o empreendedorismo, outra temática desenvolvida no curso”.

Troca de experiências em gestão

“Fazer a imersão me proporcionou uma experiência inédita e troca significativa entre os participantes”, diz a aluna da Pós-graduação em Gestão em Saúde do Einstein, Gerlainne Cristine Diniz Romero Lopes.

Administradora Pública licenciada com formação em Direito, especializada em Gestão de Negócios, Inovação e Gestão 4.0 e Liderança Internacional feminina, Gerlainne presta consultoria para uma instituição filantrópica de saúde, especializada em tratamentos contra o câncer, em Belo Horizonte.

Responsável atualmente pelo gerenciamento da abertura de um novo hospital, ela destaca sua formação voltada à gestão de negócios e liderança, reforçando o interesse que a levou a procurar os cursos do Einstein.

Ser aluna da Pós-graduação foi um incentivo para integrar o grupo em Portugal. “Escolhi pela excelência e o diferencial de contar com Docentes da própria instituição. É inspirador ter acesso ao dia a dia do Einstein”, destaca.

Na programação do módulo, ela cita como um dos pontos mais marcantes a visita à Fundação Champalimaud. “Fiquei impressionada com o tratamento igualitário aos pacientes, além da inovação e leveza empregadas no ambiente hospitalar”.

Na parte teórica, a aluna menciona a discussão sobre o valor em saúde, o Value-Based Healthcare (VBHC), tema complexo e que, segundo ela, exige mudança de mindset.

“A participação me possibilitou repensar protocolos assistenciais e a jornada do paciente, principalmente pelo meu envolvimento na gestão de um novo projeto hospitalar”, conclui Gerlainne.

História e conceitos do SNS

O Sistema Nacional de Saúde (SNS) de Portugal, criado há 65 anos, é um serviço público que oferece cuidados de saúde universais, acessíveis e gratuitos aos cidadãos. Inspirado no modelo britânico, é financiado principalmente por impostos e abrange uma vasta rede de hospitais e centros de saúde espalhados pelo país.

Ao longo das décadas, o sistema passou por várias reformas visando melhorar a eficiência, a qualidade dos serviços e a equidade no acesso.

Assim como ocorre no Brasil, destaca-se pelo enfoque na prevenção, cuidados primários e integração de novas tecnologias, embora enfrente desafios como o envelhecimento populacional e a sustentabilidade financeira.

O sistema tem gerado ganho em saúde, colocando Portugal num lugar destacado no que se refere à qualidade de vida de milhões de cidadãos, além de reduzir desigualdades na sociedade portuguesa.

Experiências multiculturais

“Nossos programas internacionais oferecem experiências multiculturais. São oportunidades únicas de aprendizado e troca, já que nossas realizações também são colocadas em evidência”, salienta o Coordenador.

Além do módulo em Portugal, outros dois já realizados no país em anos anteriores se repetiram neste ano, em novembro. Os três foram apartados e imersivos, focados em alunos e ex-alunos da Pós-graduação, com teoria e prática, destacando-se as visitas em instituições públicas e privadas do país europeu.

Enquanto a “Imersão em Gestão em Saúde: Inovar, Gerir e Liderar” foi genérica, também ocorreram a “Imersão em Saúde Pública” e um terceiro módulo: “Imersão em Direito e Aspectos Legais da Saúde”. “Os três foram desenhados para atender às temáticas desenvolvidas em nosso portfólio de cursos”, finaliza André.

Notícias relacionadas