O papel do Nutricionista: ciência, cuidado e transformação
Da experiência clínica ao ensino e pesquisa, a Coordenadora da Graduação em Nutrição no Einstein, Ana Maria Pita Lottenberg, destaca atuação em múltiplas áreas

No Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, a trajetória da Nutricionista e Coordenadora da Graduação em Nutrição do Einstein, Ana Maria Lottenberg, mostra como a profissão cresceu e se consolidou ao longo das últimas décadas.
Com mais de 40 anos de atuação, Ana Maria acompanhou o crescimento da área como ciência e profissão, trabalhando em ensino, pesquisa e clínica. “Acompanhei tanto o avanço da ciência da Nutrição quanto o fortalecimento da profissão. Hoje, o Nutricionista está inserido em diferentes áreas, com um impacto enorme na saúde da população”, afirma.
Uma carreira inspiradora
O desejo em seguir a carreira de Nutricionista foi despertado na adolescência, quando acompanhou uma tia internada no Einstein e se encantou com o trabalho de orientação de uma Nutricionista sobre alimentação.
“Aquilo me marcou. Vi de perto a empatia e a preocupação com a alimentação dentro do Hospital. Foi quando decidi minha profissão”, relembra.
Tendo cursado da Graduação ao Doutorado, ela tem consultório próprio, atua na prática clínica, pesquisa, ensino e coordenação acadêmica, dedicando-se à formação de novos profissionais e disseminação da Nutrição como ciência e cuidado.
Desde 1989, quando o Einstein inaugurou a Graduação em Enfermagem, Ana Maria passou a ser responsável pela disciplina de Nutrição. Mais recentemente, assumiu a Coordenação da Graduação em Nutrição, além de orientar alunos de Mestrado na organização.
Adicionalmente, coordena duas Especializações no Ensino Einstein: Nutrição nas Doenças Crônicas, com 21 anos de existência, e Obesidade e Emagrecimento, voltada a Médicos e Nutricionistas.
“Quatro décadas de trabalho me trouxeram muita alegria. Hoje, na Graduação e nas Especializações do Einstein, revivo essa paixão ao ver alunos motivados preparando-se para atuar em todas as frentes da profissão”, define.
Duas grandes frentes: clínica e alimentação
O Nutricionista atua principalmente em duas frentes: clínica e alimentação. Na área clínica, realiza diagnóstico nutricional, prescreve dietas personalizadas e acompanha pacientes com diversas condições, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, renais, gastrointestinais, intolerâncias alimentares, entre outras.
O trabalho engloba tanto a prevenção como o controle dessas doenças, podendo ser realizado em consultório próprio ou junto a instituições de saúde. Neste caso, inclui ainda a nutrição enteral, com planejamento de dietas para pacientes com sondas nasoenterais ou gastrostomias, sempre integrado a uma equipe interdisciplinar.
O Einstein conta com uma equipe de Nutricionistas de excelência na área clínica, dedicada aos cuidados nutricionais em consultório, ambulatório, internação e outras áreas da instituição.
Na área de alimentação, o Nutricionista assume responsabilidades em cozinhas hospitalares, escolares e empresas, cuidando do preparo de refeições, segurança alimentar, elaboração de cardápios, compras, gestão de custos e liderança de equipes.
“No Einstein, por exemplo, temos uma cozinha que prepara mais de 10 mil refeições por dia. Esse trabalho é liderado por Nutricionistas”, explica Ana Maria.
Prevenção e saúde pública
Além do tratamento de doenças, a prevenção é uma das principais áreas de atuação do Nutricionista. Pacientes que procuram orientação nutricional para prevenção de obesidade, diabetes e demais doenças crônicas se beneficiam diretamente de seu trabalho.
“O Brasil enfrenta um quadro preocupante: quase 60% da população com sobrepeso e mais de 20% com obesidade, que é uma doença crônica, progressiva e recidivante. Por isso, o Nutricionista é fundamental nesse acompanhamento de longo prazo, junto a uma equipe interdisciplinar, com atividade física e acompanhamento contínuo”, destaca Ana Maria.
“Nós precisamos de profissionais bem formados para também contribuírem com políticas públicas adequadas, no sentido de melhorar a alimentação da população brasileira”, defende.
A atuação preventiva inclui educação nutricional infantil e orientação de idosos, principalmente na preservação de massa muscular e no acompanhamento de suplementações, quando necessário.
Nutrição esportiva: aliando performance e saúde
A atuação da Nutrição no esporte cresceu significativamente. Ana Maria explica que Nutricionistas acompanham tanto pessoas que praticam atividade física quanto atletas de alta performance, incluindo times de futebol, equipes de natação e muitos outros.
“Nos times competitivos, o Nutricionista garante aporte calórico adequado, proteínas, vitaminas e uma dieta equilibrada para performance”, exemplifica. No Einstein, Nutricionistas também atuam na área esportiva, no Centro de Reabilitação.
Pesquisa, indústria e marketing
O mercado de trabalho do Nutricionista vai muito além da clínica e da alimentação coletiva. Nutricionistas atuam, ainda, em indústria alimentícia, contribuindo para produtos mais saudáveis; indústria farmacêutica, colaborando em áreas técnicas e de marketing e em pesquisa científica; junto a universidades e empresas, desenvolvendo estudos robustos sobre alimentos e saúde.
“A profissão é ampla e cada vez mais valorizada, especialmente com o avanço da ciência da Nutrição, que mostra o papel dos nutrientes na prevenção e tratamento de determinadas doenças”, completa.
A estrutura da Graduação no Einstein
O curso conta com três laboratórios diferenciados e bem específicos:
- Laboratório de análise de alimentos, para avaliação da composição e qualidade dos alimentos
- Laboratório de técnica dietética, com microcozinhas onde os alunos aprendem a preparar receitas saudáveis
- Laboratório de avaliação nutricional, com equipamentos como calorimetria, bioimpedância, balança e dinamômetro, essenciais para avaliação nutricional
A Graduação em Nutrição forma Nutricionistas generalistas, humanistas e críticos, com forte embasamento científico, capazes de atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a Nutrição sejam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Além disso, esses profissionais são amplamente preparados para atuar na prevenção de doenças crónicas de alta prevalência, considerando sempre a realidade social, econômica e cultural dos pacientes.
A Graduação inclui ainda o preparo de alimentos e técnicas culinárias para que o Nutricionista possa orientar seus pacientes sobre como cozinhar de forma adequada, equilibrando calorias, nutrientes e métodos de preparo.
“O curso dá uma visão completa e prepara o aluno para atuar nas mais diversas frentes”, finaliza.