Carreiras

Pós-graduação Einstein impacta na carreira de profissionais de Minas Gerais

Felipe, Gabriela e Pedro contam como a conclusão dos cursos na Unidade de Ensino Belo Horizonte transformou suas vidas

Ex-alunos Einstein no formato presencial da Unidade de Ensino Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Fisioterapeuta Felipe Abritta Ferreira Magalhães, 38 anos, a Cirurgiã-Dentista Maria Gabriela Rolim Silveira Sá, 31, e o Cirurgião-Dentista Pedro Henrique Guimarães Silva, 28, são unânimes ao dizer que suas vidas tomaram um rumo promissor depois da Pós-graduação que cursaram na Instituição.

Felipe fez parte da primeira turma da Pós-graduação em Cuidados Paliativos do Einstein em BH, sendo o seu primeiro dia de aula em 28 de março de 2019 e o último exatamente um ano depois. Ele já era especializado em Neurologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Habilidades Diretivas pela Universidad Complutense de Madrid, mas a vontade de ofertar o melhor tratamento em sua área para pessoas em estado terminal o levou à terceira formação.

O Fisioterapeuta nutria o desejo de tornar-se um profissional de referência em Cuidados Paliativos. “Durante os estudos, tendo o acolhimento dos professores e Coordenadores do curso no Einstein, consegui não somente desenvolver as minhas capacidades técnica e teórica como também alcancei o meu objetivo de ser hoje uma das autoridades desse assunto em Minas Gerais. Isso é muito valioso para mim”.

O fisioterapeuta Felipe Abritta Ferreira Magalhães concluiu a Pós-graduação em Cuidados Paliativos do Einstein em BH no primeiro semestre de 2020

Atualmente, é Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de Minas Gerais e Presidente da Primeira Comissão Mista de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe da Saúde do Estado de Minas Gerais. “Eu consegui desenvolver a primeira comissão mista e hoje já somos oito”. Esses feitos importantes para a região, segundo ele, foram possíveis devido ao aprendizado que construiu na Pós-graduação Einstein, em Belo Horizonte, onde nasceu e sempre atuou como profissional.

Felipe ainda destaca o seu avanço durante as trocas de experiências entre os docentes do curso, a criação de network com outros profissionais da saúde, a qualificação para o manejo de pacientes e de seus familiares, e a gestão de pessoas. “Foi um aprendizado que me proporciona oferecer um cuidado destacado a pacientes da região, principalmente na pandemia do novo coronavírus”.

Para ele, o conhecimento voltado à alocação de recursos, à qualidade assistencial e às instalações hospitalares é primordial ao desenvolvimento do cuidado de pacientes em estado grave, os quais em algum momento podem evoluir para doenças irreversíveis ou ameaçadoras da vida. “Mesmo sem ninguém sabendo que teríamos uma pandemia pela frente, eu saí do curso preparado para lidar com todas as adversidades criadas por essa situação, pois exercitamos para atuar tanto como facilitadores quanto como tomadores de decisão”.

No momento, ele está nos preparativos para o lançamento de seu livro ‘Primeiro Manual de Fisioterapia em Cuidados Paliativos’, que deve ocorrer ainda este ano. “É um legado para auxiliar os profissionais de saúde e a sociedade”. Conforme o Fisioterapeuta, a área da saúde deve estar em progresso permanente e seus profissionais devem influenciá-la com responsabilidade e levar resultados positivos à assistência populacional no país.

Cirurgiões-Dentistas e a Odontologia Hospitalar

Pedro ingressou em 2018 na especialização em Odontologia Hospitalar. “Foi um ano de muito conhecimento e de encantamento, pois até então eu não tinha tido nenhum estudo ou diálogo a respeito dessa área”. Hoje ocupa uma das sete cadeiras na Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar de Minas Gerais, sendo o único representante do interior desse estado.

Além disso, ele leciona esporadicamente para alunos da Graduação em Odontologia como professor convidado em algumas universidades de sua região. Também está em fase de conclusão de uma Pós-graduação em Estomatologia, interesse decorrente da especialização que fez no Ensino Einstein. “Depois desse curso, muitas portas se abriram para a minha maior felicidade”.

Um dia ele estava navegando na internet e uma propaganda sobre o curso chamou a sua atenção. “Eu entrei no site do Einstein e pesquisei tudo o que estava disponível sobre a área”. Gostando do resultado de suas leituras, Pedro fez a inscrição, passou na entrevista e iniciou seus estudos. “Foi uma realização profissional, pois não havia até aquele momento um setor que despertasse tanto a minha vontade de obter um aprofundamento”.

Enquanto cursava a Pós-graduação em Odontologia Hospitalar, Pedro trabalhou em duas clínicas de sua cidade, Governador Valadares, em Minas Gerais. Na primeira como orçamentista odontológico e na segunda desempenhando essa mesma função, além de Cirurgião-Dentista Clínico e gestor de certos setores da empresa.

A divulgação da Pós-graduação do Ensino Einstein despertou no Cirurgião-Dentista Pedro Henrique Guimarães Silva o interesse em se especializar em Odontologia Hospitalar

 

O gosto de Pedro pela Odontologia surgiu de um pedido de sua mãe, a dona de casa Maria Antônia, para que ele fizesse uma Graduação em Governador Valadares. “Saindo da adolescência, eu tinha passado em Enologia e Viticultura em uma universidade do Rio Grande do Sul, mas também sentia uma vontade de ser Médico. Era aquela confusão da idade”, sorri. Mas sua mãe ficou com o coração definitivamente apertado só de pensar que seu filho moraria tão longe. “Isso me doeu, então, eu resolvi tentar Odontologia e fui aprovado”.

Em 2013, ele começou essa Graduação em uma universidade particular de Governador Valadares, e com o tempo percebeu que na Odontologia estava de fato a sua verdadeira vocação. Estudando em período integral e com disciplinas no período noturno, Pedro não podia trabalhar. Com isso, teve os seus primeiros meses do curso pagos pelo pai, Vanderlei, que é Bombeiro Militar, e o restante, até a conclusão, ficou a cargo do crédito educativo conquistado no segundo semestre.

Com isso, Pedro continua sendo até hoje o primeiro, dos três irmãos, a ter um nível superior de formação acadêmica. Depois dessa e outras superações, o seu próximo passo é tornar-se professor fixo em certas universidades de seu interesse, especializar-se em outras áreas, como Gestão Hospitalar e Oncologia, e futuramente ingressar no Mestrado.

Já Maria Gabriela Rolim Silveira Sá, natural de Belo Horizonte, formou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ao concluir o curso, ela passou a procurar uma instituição de ensino onde pudesse ingressar na área hospitalar. “Eu estava muito infeliz porque não encontrava nada parecido. Mas quando eu achei na internet essa especialidade no Einstein meus olhos voltaram a brilhar”.

Ela conta que a Pós-graduação superou suas expectativas devido à qualidade, instalações e o ótimo nível do quadro de docentes. “Ao longo do curso eu prestei a prova para fazer Residência na Santa Casa de BH e fui aprovada. Tenho certeza de que o conteúdo da especialização foi um fator decisivo para o meu aprimoramento nessa instituição”.

Paralelamente, Gabriela cursou a Pós-graduação e a Residência, em 2017. “Foi muito bom porque a união das duas permitiu que eu entrasse em contato mais profundo com a teoria e as aulas práticas, respectivamente. Na especialização em Odontologia Hospitalar do Einstein eu convivi com pessoas incríveis, ouvi suas histórias e acompanhei suas carreiras. Na Residência eu vivia o tratamento direto de cada paciente”.

Conforme ela, graças à grade curricular e ao aprendizado que somou no Ensino Einstein, foi aprovada para iniciar, em 2020, o Mestrado em Oncologia Odontológica de uma reconhecida universidade de BH. As oportunidades também foram abertas no trabalho. Atualmente ela é preceptora na Graduação de Odontologia de um Centro Universitário na mesma cidade. “Um dos pré-requisitos para a vaga era ter conhecimento em Odontologia Hospitalar para orientar os alunos do último ano”.

O interesse da Cirurgiã-Dentista Maria Gabriela Rolim Silveira Sá pela atuação hospitalar começou logo que concluiu a Graduação

Gabriela ainda atua como Cirurgiã-Dentista no Hospital Horizonti e no Instituto Oncomed, que é especializado em Oncologia, acompanhando pacientes internados e com orientações para receber tratamentos de radioterapia e quimioterapia, entre outros.  “Sou muito grata a essa especialização, que mudou o curso da minha vida profissional para bem melhor, além de não demandar a mudança da minha cidade para avançar nos estudos”.

Notícias relacionadas