Carreiras

Profissional de Educação Física encontra novas possibilidades a partir de especialização

A especialização em Ortopedia Multiprofissional colabora com a trajetória de sucesso profissional de Mariana Rosada na área da saúde

Essenciais em todas as profissões da área da saúde, os conteúdos relacionados ao corpo humano sempre despertaram o interesse da Mariana Rosada de Souza Jardim. Por isso, a fim de se aprofundar no assunto, ela escolheu uma profissão que usasse tais conhecimentos no dia a dia. Foi assim que decidiu seguir a carreira da Educação Física.

Natural de Leme, interior de São Paulo, Mariana é formada desde 2010 pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro. Neste mesmo ano, começou a atuar em academias de ginástica e musculação. “Ao observar as carências de algumas pessoas que frequentavam esses espaços, percebi que definiria a minha linha de trabalho com o público especial, aquele com necessidades específicas”, recorda.

Sua vivência a fez compreender as necessidades e identificar a falta de pessoas especializadas no mercado. Certa de que queria ajudar esse público, foi buscar capacitação por meio de cursos de extensão na capital paulista. “Com o tempo, senti mais demanda por aprofundamento e encontrei a Pós-graduação em Ortopedia Multiprofissional do Ensino Einstein, que é voltada para profissionais da Saúde”.

A especialização começou em 2014, depois de realizar cursos de formação e já trabalhar cuidando de pessoas com lesões ou doenças musculoesqueléticas enviadas ao seu local de trabalho por Médicos de sua região, entre outras indicações. “Mesmo já tendo um reconhecimento na minha cidade, eu queria uma nova proposta com mais qualidade e aprofundamentos teóricos e práticos”.

Trajetória profissional e acadêmica

Mariana dividia-se durante um ano entre São Paulo e Rio Claro, quando por iniciativa pessoal decidiu, em paralelo à Pós-graduação, fazer um estágio observacional em uma clínica de excelência da capital paulista, a fim de colocar os seus estudos em prática. “Quando eu disse que estava fazendo a especialização no Ensino Einstein, percebi um leque de opções se abrindo e acabei ministrando parte do conteúdo de um curso oferecido por esse estabelecimento”, conta.

Ao terminar a Pós-graduação em Ortopedia Multiprofissional no Ensino Einstein, em 2015, foi convidada pela instituição para dar aulas todos os semestres sobre o papel do Profissional de Educação Física na reabilitação em Ortopedia, dentro dessa especialização. “A minha atuação na docência cresceu e eu fui convidada para ministrar disciplinas e palestras sobre reabilitação física em diferentes institutos.”

Com isso, em 2017 ela sentiu que precisava dar um outro passo. Revisitou suas aptidões em se debruçar em estudos científicos desenvolvidos na época da Graduação e decidiu fazer parte do grupo de pesquisa em aparelho locomotor do Hospital. Em 2018, começou a assistir aulas em disciplinas do Stricto Sensu do Ensino Einstein como ouvinte e, no ano seguinte, foi aprovada para matricular-se como aluna do Mestrado Acadêmico.

Durante a pandemia, surgiu uma oportunidade de prestar consultoria a Profissionais de Educação Física no universo digital, descobrindo também competências ligadas ao empreendedorismo. “Hoje a missão da minha empresa é romper as barreiras da comunicação intra e interprofissões da área da saúde, oferecendo mais capacidade técnica, assertividade e empatia para atender e orientar seus pacientes e alunos no segmento das doenças e lesões musculoesqueléticas. Tudo o que eu construí e continuo construindo na minha profissão começou com os ensinamentos no Ensino Einstein”, comemora.

Para Mariana, o Ensino Einstein não significa apenas a aprendizagem formal. “Os cursos são norteados por uma filosofia que abraça a causa do trabalho interdisciplinar, valorizando a construção do conhecimento em grupo, de forma colaborativa com profissionais de várias especialidades. Isso agrega significativamente”, finaliza.

Notícias relacionadas