
As lideranças das organizações dos mais variados setores devem estar preparadas para crescentes desafios, sempre com um olhar voltado à inovação e à gestão estratégica.
Na área da Saúde, são muitas as oportunidades de aprimoramento e evolução das instituições, tanto por meio da capacitação contínua de profissionais, quanto pela atualização do aparato tecnológico.
Num cenário de tantas mudanças e novidades, crescem as discussões e estudos sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial (IA).
“Na saúde, a IA oferece contribuições importantes, tanto do ponto de vista assistencial, quanto do ponto de vista de gestão operacional”, destaca o Médico e Diretor-Executivo de Inovação do Einstein, Dr. Rodrigo Demarch.
Por essa razão, os gestores da Saúde assumem o papel fundamental de facilitadores. De acordo com o Diretor, cabe à liderança favorecer a compreensão sobre o uso estratégico desse tipo de tecnologia, a exemplo da IA.
“O líder tem a responsabilidade de fomentar um ambiente voltado para a cultura analítica e de inovação, incentivando processos de capacitação e desmistificação, além de garantir a ética”, reforça.
Líderes do futuro: os benefícios e desafios na jornada
Um dos desafios atuais para as lideranças da área da saúde é a necessidade de aprender constantemente e, no cenário atual, colocar um foco nos processos de conhecimento sobre as novidades do mundo da Inteligência Artificial, pois as soluções de IA impactam a área da saúde de várias maneiras, trazendo benefícios e desafios, ao mesmo tempo.
São inúmeros os exemplos dos benefícios, entre os quais:
- Aprimoramento de diagnóstico e tratamentos: ferramentas baseadas em IA têm o poder de aumentar a precisão diagnóstica, antecipar riscos, personalizar o cuidado com base em grande volume de dados clínicos, entre outros usos
- Otimização de processos operacionais: ferramentas de IA permitem a automação de tarefas administrativas como agendamentos, faturamento, gestão de recursos, redução de custos e melhoria da eficiência de serviços
- Planejamento assertivo na gestão de demandas: há modelos preditivos que ajudam a planejar melhor a ocupação de leitos, necessidades de insumo e dimensionamento de equipes
- Monitoramento em tempo real: a IA pode oferecer suporte ao cuidado remoto e a pacientes crônicos, permitindo a intervenção de forma preventiva
Já entre os desafios no panorama das inovações e no uso da IA, estão:
- Integração entre os sistemas: é fundamental garantir que os dados estejam disponíveis de modo estruturado e que sejam de qualidade; é necessário, ainda, evitar os vieses na intepretação dos dados
- Capacitação constante das pessoas: as atualizações precisam ser frequentes para que as pessoas possam se adaptar e se voltar para a inovação
- Salvaguarda da privacidade e segurança das informações: é preciso aplicar metodologias envolvendo várias áreas das organizações em prol da cultura de privacidade e segurança
- Governança e ética: transparência na justificativa das decisões tomadas com base na IA e uma governança adequada, com informações auditáveis
Desenvolvimento de habilidades e networking
Com os pilares-chaves Gestão de Negócios, Tendências e Inovação do Setor de Saúde e Liderança e Gestão de Equipes, o Ensino Einstein oferece o Post-MBA para capacitar os profissionais a enfrentarem os desafios da área.
Com 136 horas e em formato híbrido, o programa é voltado a líderes que já tenham feito MBA, Mestrado ou Doutorado.
“Os profissionais têm a oportunidade de aprender sobre inovação, tecnologia e gestão estratégica, com o objetivo de se prepararem para mudanças no mercado. O curso ainda desenvolve habilidades de liderança e promove networking”, ressalta a Coordenadora Acadêmica do Post-MBA Einstein, Monica Sabino Hasner.
Mentoria entre os diferenciais
Além da carga horária do curso, os alunos também podem agendar outros cinco encontros particulares e remotos, para sessões de mentoria, com especialistas do Einsten e de outras instituições.
“A mentoria é o momento do aluno com alguém mais sênior que possa auxiliá-lo em questões diversas, como metas para futuro, novas rotas, mudança de função dentro de uma empresa, entre outros”, conclui a Coordenadora.
Por que cursar o Post-MBA do Einstein?
Destinado aos profissionais que já fizeram um MBA (Master of Business Administration), o programa visa promover a contínua evolução das lideranças, com foco na capacidade de adaptação às transformações da área da Saúde.
No Einstein, o Post-MBA conta com Docentes especialistas da instituição, com ampla vivência profissional e acadêmica, focados em incentivar a capacidade analítica dos participantes nas questões mais recentes que desafiam o setor. Uma nova turma está com inscrições abertas até o dia 14 de março.