Tecnologia para Equidade é tema do 9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde
Parceria entre o Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) ajuda a avançar em importantes discussões sobre as necessidades de saúde na América Latina
Em 2015 nasceu o Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, como resultado de uma parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI).
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos, que hoje possui consistente reputação no que se refere às tendências sobre qualidade, segurança, tecnologia e sustentabilidade no setor de saúde.
“Tudo isso englobando pacientes, profissionais da área e políticas, direcionando as ações nos contextos de saúde pública e de saúde suplementar de forma a entregar valor”, explica o Diretor Médico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Dr. Miguel Cendoroglo Neto.
Devido à sua grande relevância, o IHI presta serviços para o National Health Service (NHS), Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, entre outros sistemas importantes pelo mundo.
“O IHI também oferece cursos de capacitação em diferentes níveis de especialidades e carreiras, consultoria em inovação e tecnologia, além de deter um repositório de conhecimento chamado Ciência da Melhoria”, explica o Diretor.
Parceria Einstein – IHI
A parceria estratégica do Einstein com o IHI está prestes a completar 10 anos. “Isso nos ajudou a sofisticar o nosso sistema de qualidade de segurança, sendo que certas premissas do Instituto passaram a fazer parte do nosso conjunto de valores e princípios”.
Naquela época, o conjunto de estudos e ações voltadas à qualidade, experiência e segurança do paciente; à redução do custo per capita e às melhorias na saúde populacional formava a Triple Aim (Tripla Meta), sendo adotada pelo setor praticamente em todo o mundo.
Com o tempo, mais duas metas foram incorporadas: ‘saúde, bem-estar e felicidade no trabalho dos profissionais da saúde’ e ‘equidade’ (inclusão da diversidade e vulnerabilidade econômica), que surgiu com a pandemia. Logo, o IHI é hoje alicerçado pela Quintuple Aim (Quíntupla Meta).
Como foi o 8º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde?
Em 2023 aconteceu o 8º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde Einstein – Institute for Healthcare Improvement, realizado em Santiago, no Chile, nos dias 17 e 18 de outubro.
Seu objetivo foi aumentar a união e a visibilidade sobre as políticas públicas, ações, pesquisas e discussões fomentadas por todo o ecossistema da saúde na América Latina.
O encontro permitiu que governos, instituições, empresas e sociedade civil ampliassem a visão sobre como promover melhores práticas assistenciais, sociais e ambientais.
Além disso, foram debatidas as transformações do setor pela perspectiva da equidade e desafios sociais, tecnologia e bem-estar da equipe de saúde, que compõem a Quíntupla Meta. “Conversamos bastante sobre soluções que possam nos permitir avanços mais significativos no acesso à saúde”, diz o Dr. Miguel.
O evento foi realizado com o apoio da Clínica Alemana, sediada no Chile. A sua abertura, em 17/10, contou com a participação do Presidente do Einstein, o Médico-cirurgião do Aparelho Digestivo e Coloproctologista, Dr. Sidney Klajner, primeiro brasileiro a integrar o board de diretores do IHI.
Com ele, também deram as boas-vindas à audiência o Médico Oftalmologista e Presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Dr. Claudio Lottenberg; o Vice-presidente regional da Europa do IHI, Dr. Pedro Delgado; além do Médico Pediatra, especialista em cuidados intensivos e responsável pela direção médica da Clínica Alemana, Dr. Bernd Obenpaur.
Apoio mútuo Einstein-IHI
O Fórum representou um chamado muito importante a todas as instituições de saúde da América Latina, para que se apoiem mutuamente no desenvolvimento de um papel ativo e concreto na criação de caminhos que atinjam a Quíntupla Meta. “Ficou muito claro que é possível fazer isso”, ressalta a Médica e Diretora de Qualidade, Segurança e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar no Einstein, Dra. Paula Tuma.
“A instituição de saúde não é responsável apenas pelo cuidado durante o adoecimento. A nossa responsabilidade é mais ampla e temos de olhar para toda a sociedade”, completa ela, que atualmente participa da formação em Chief Quality Officer, pela NHS, a mais alta especialização ofertada pelo IHI.
No dia seguinte, o executivo especialista em inovação, tecnologia e transformação digital na saúde, Manuel Bosch Arcos, falou sobre a gestão de um modelo de saúde integrada e sustentável na Espanha, onde trabalha. Ele abordou o cuidado integrado da pessoa não adoecida desde a atenção primária até a quaternária, se houver necessidade.
“Ele apresentou exemplos aplicados à Espanha e o Diretor do Sistema de Saúde Einstein, Dr. Eliézer Silva, demonstrou abordagens que fazemos nesse sentido no HIAE, sendo um ponto bem alto do evento”, conta a Dra. Paula Tuma.
Ampliando as discussões
Outro destaque foi a discussão sobre a diversidade e inclusão na saúde, não somente da comunidade LGBTQIAPN+, como também das Pessoas Com Deficiência, mulheres e o antietarismo, entre outras importantes minorias da sociedade.
“Esses conceitos não são discutidos com tanta profundidade na América Latina e o Einstein, em minha opinião, cumpre bem esse papel fundamental de mostrar novas abordagens e contextos variados que englobam diversidade, equidade e inclusão na saúde”, diz a Dra. Paula.
“Nós também levamos temas que envolvem o uso da tecnologia, inovação, genética, terapias avançadas, pesquisas, medicina de precisão e sustentabilidade, além da preservação do meio ambiente, assuntos que aprofundaremos neste ano”, adianta ela.
“Foram muitas reuniões e conversas introduzindo pautas que neste ano podemos detalhar ainda mais, para ampliar esse espírito de cooperação entre todos os participantes”, conclui o Dr. Miguel.
9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde
O 9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde acontecerá entre 09 e 11 julho deste ano no formato presencial, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman e também online. O tema central: “Tecnologia para a equidade”.
O evento irá explorar o potencial da tecnologia para promover qualidade e equidade nos mais diversos setores da área da saúde. “A Inteligência Artificial e geração de dados, entre outros aspectos, devem estar voltados para atender com excelência o paciente, criando mais acesso para todos que precisam. Estaremos sempre focados nesse propósito”, finaliza o Dr. Miguel.