Carreiras

9 novas tecnologias a favor da Odontologia

​Em 25 de outubro comemora-se o Dia do Dentista. Nessa data, em 1884, foi assinado o decreto que criou as primeiras Graduações de Odontologia no Brasil

Você sabia que a Odontologia já foi praticada por Barbeiros, Sangradores e Cirurgiões em geral? Isso aconteceu desde a vinda do príncipe-regente de Portugal, D. João, ao Brasil até a época em que D. Pedro tomou posse como regente do país.

Oficializada em 25 de outubro de 1884, com a assinatura do Decreto 9.311, que deu vida às primeiras Graduações da área, a Odontologia dos novos tempos conta com mais de 20 especialidades e segue em constante progresso. Por isso, o Dia 25 de outubro de 2021, Dia do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal, marca a relevância desse profissional da saúde, sendo progressivamente mais valorizado e auxiliado pelas atuais tecnologias.

Segundo a Cirurgiã-dentista Letícia Mello Bezinelli, Coordenadora da Pós-graduação em Odontologia Hospitalar do Ensino Einstein, a pandemia causada pelo novo coronavírus possibilitou um olhar ainda mais atento para a área, além da aceleração do uso das novas tecnologias por profissionais do setor.

Muitos dos pacientes com COVID-19 internados no Einstein e em hospitais públicos administrados pela Instituição receberam tratamentos odontológicos, a fim de evitar ou controlar infecções na cavidade oral. “A intenção foi diminuir ou eliminar as possibilidades que esse quadro clínico provoca, agravando doenças já estabelecidas e criando outras”, conta.

Esse cenário propiciou também o atendimento remoto representado pela Teleodontologia, que foi primordial para atender novos pacientes e acompanhar casos em tratamento. Além dessa ferramenta, muitas outras tecnologias já fazem parte da realidade do Cirurgião-dentista, o que aumenta a necessidade de o profissional estar atualizado em relação às tendências da área.

Essa revolução tem propiciado condutas que antes eram impossíveis e alterado positivamente protocolos anteriormente definidos. “A gestão, inovação e tecnologia são hoje necessidades dentro da Odontologia brasileira, presentes mais ainda no âmbito internacional”.

Para lidar com esse cenário marcado pela velocidade das mudanças tecnológicas, o ideal é investir na formação, preparação e treinamentos, aconselha a Dra. Letícia. “O Dentista precisa entender as tecnologias como Inteligência Artificial e modernos equipamentos, detectar o impacto dessas transformações em seu dia a dia e buscar especialização para mais aprimoramento e desenvolvimento”.

De acordo com ela, a trajetória desse profissional deve começar em uma Graduação que tenha essas diretrizes muito bem desenhadas em sua grade curricular, englobando as técnicas mais modernas e disponibilizando um parque tecnológico com os novos equipamentos e produtos.

A Odontologia na Era Digital

Os avanços científicos têm favorecido todas as profissões da área da saúde. O setor odontológico tanto voltado para consultórios quanto para ambientes hospitalares e laboratoriais conta com pelo menos nove inovações, além da Teleodontologia. Elas são traduzidas por atendimentos mais rápidos, protocolos precisos e seguros para o Cirurgião-dentista, incluindo conforto, comodidade e melhores resultados ao paciente. Fique por dentro:

1. Escaneamento intraoral

O escaneamento oral tem sido cada vez mais utilizado pelos Dentistas, pois a técnica proporciona rapidez e precisão ao tratamento. Com ela é possível percorrer todos os dentes do paciente com o scanner intraoral conectado a uma tela, que apresenta a análise da cavidade bucal.

Por meio de uma leitura óptica combinada a um escaneamento a laser, o equipamento registra mais de mil imagens por segundo. O seu software encarrega-se de organizá-las simultaneamente já em formato tridimensional e ainda é possível editar as fotos, retirando excessos de partes da boca, secreção e saliva.

Esse procedimento gera imagens com mais qualidade, alcança locais que a forma tradicional não consegue obter, permite diagnóstico mais preciso e “substitui os procedimentos de moldagem para a realização de coroas e implantes”, esclarece a Coordenadora da Pós-graduação em Odontologia Hospitalar do Ensino Einstein.

2. Tecnologia CAD/CAM

Complementar ao escaneamento intraoral, a tecnologia CAD/CAM viabiliza a criação computadorizada de réplicas em três dimensões, sendo usada para fazer moldes e impressões 3D. Esse processo elimina o uso de gesso, provendo modelos mais acurados, por exemplo.

3. Prótese de zircônia

Conforme a Dra. Letícia, a zircônia é um tipo de porcelana que tem por características brilho e resistência. Quando comparado a outros materiais, esse elemento apresenta uma série de benefícios: ausência da tonalidade acinzentada, gerada pela estrutura de metal das próteses de acrílico; coloração semelhante à dos dentes; maior durabilidade devido a menos desgastes e a estabilidade do material de forma a não sofrer alteração significativa com o tempo.

4. Aparelho ortodôntico invisível

É comum pacientes sentirem dores e preocupação com a estética a partir do uso de aparelhos ortodônticos. Por isso atualmente o mercado conta com a sua versão ‘invisível’. Em muitos casos essa tecnologia traz resultados mais rápidos e, devido à sua transparência, passa despercebida aos mais sagazes observadores.

Moldado por computadores em um tipo de plástico elástico resistente, esse aparelho ortodôntico personalizado tem diversas indicações para diferenciados diagnósticos.

5. Cirurgia guiada

Para os dentistas que trabalham na área de implantologia, a cirurgia guiada favorece o processo de implantes. Antes da operação, um profissional credenciado faz o molde por meio de um software gerando dados que são encaminhados à empresa contratada pelo Dentista, a qual confecciona o guia cirúrgico a ser utilizado.

Durante a cirurgia, o guia é fixado à gengiva orientando pequenas perfurações e evitando maiores incisões nos locais indicados. Dessa maneira, a cirurgia é menos invasiva, reduzindo as feridas, dores e sangramentos significativamente, levando a uma recuperação mais rápida e com mais segurança e qualidade.

6. Prontuário digital

São muitas as vantagens do prontuário digital: Menos espaço e mais organização do armazenamento de dados, eliminação do uso de papel e mais agilidade na inserção e consulta a informações. “Essa ferramenta ainda permite interação entre todos os profissionais envolvidos no tratamento do paciente”, ressalta a Dra. Letícia.

7. Membrana L-PRF ou Fibrina rica em plaquetas e leucócitos

É um tipo de enxerto autólogo obtido por meio da centrifugação controlada do plasma sanguíneo do paciente ativado em gel de fibrina. Essa tecnologia é destinada à implantodontia, cirurgias pré-implantares, regeneração óssea, processos de cicatrização, proteção da membrana, redução de edema e tratamento do pós-operatório.

8. Anestesia eletrônica

A Cirurgiã-dentista lembra que no emblemático medo de ir ao dentista está a aplicação da anestesia. “Com a anestesia eletrônica realizada por um aparelho, é possível ter uma agulha mais precisa, assim como mais controle do fluxo do medicamento injetado. Esse novo método reduz significativamente a dor e, em certos casos, elimina o desconforto completamente”.

9. Aplicativos para celulares

Mesmo não sendo um benefício exclusivo para a Odontologia, os aplicativos para celulares asseguram a comunicação entre Dentistas, pacientes, auxiliares e parceiros, integram os compromissos de todos no consultório e hospitais, gerenciam tarefas e podem ser acessados em dispositivos móveis e computador.

Usando a tecnologia de forma favorável, tanto Dentistas quanto pacientes são beneficiados com a agilidade, qualidade e diferentes possibilidades de tratamento. “Por isso, um profissional que atua ou deseja atuar nessa área precisa estar atento e interessado nas novidades, de modo a sentir-se sempre preparado para interagir com as tendências e as oportunidades variadas do mercado”.

Notícias relacionadas