Eu sou Einstein

Clínicas-escolas de Fisioterapia e Odontologia contribuem para formação de excelência

Instituições de Ensino devem disponibilizar clínicas-escolas que ofereçam o melhor treinamento e atendimento em saúde

A demanda por uma formação global de alunos, aprofundada e eficiente, cresce entre as instituições de ensino voltadas à Graduação e Pós-graduação, principalmente na área da saúde. O cenário favorável à aprendizagem prática e teórica é uma premissa que mobiliza cada vez mais o ensino.

Neste cenário, a clínica-escola é um ambiente fundamental para proporcionar aos estudantes o conhecimento e as técnicas necessárias, com o intuito de fornecer os melhores serviços de saúde. As boas práticas engrandecem as ofertas de serviços ao mercado de trabalho com mais qualidade e segurança do atendimento à população.

No local, os atendimentos são realizados por alunos supervisionados por docentes qualificados na área em que o paciente precisa de cuidados.

Apesar de ser um espaço construído com a vocação original voltada ao ensino-aprendizagem, a estrutura e os equipamentos da clínica-escola devem garantir a segurança do aluno e do paciente, possibilitando também o diagnóstico precoce e a prevenção de potenciais enfermidades.

Importância da clínica-escola

Na clínica-escola os alunos dos cursos de saúde aperfeiçoam suas habilidades e desenvolvem novas competências fundamentais para a carreira, com olhar essencialmente direcionado a promover bem-estar e solução dos problemas apresentados por seus pacientes. Como projeto de extensão, esse espaço objetiva ainda:

  • Colaborar com a geração de pesquisa
  • Proporcionar alta performance na preparação dos alunos, disponibilizando condições efetivas para a aquisição de melhor experiência profissional
  • Acolher a comunidade externa que tem dificuldade ou não consegue acesso ao serviço de saúde

Essas finalidades fazem parte da clínica-escola do Ensino Einstein construída para os alunos das Graduações e Pós-graduações nas áreas de FisioterapiaOdontologia do Einstein , com a supervisão dos docentes da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).

Localizado na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, o prédio de quatro andares foi construído para que os alunos e supervisores possam realizar, em breve, cerca de 3.300 atendimentos mensais nas duas especialidades. “É uma estrutura equiparada ao nível de serviços particulares, diferenciada também pelos equipamentos com tecnologia de ponta”, orgulha-se a Cirurgiã-Dentista do Hospital Israelita Albert Einstein e Coordenadora da Graduação em Odontologia da FICSAE, Dra. Letícia Bezinelli.

Ela adianta que o ambiente conta com 32 consultórios odontológicos completos, tomógrafo de última geração para os exames de imagem, scanner intraoral, fresadora e outras tecnologias para Odontologia Digital com a praticidade de oferecer soluções protéticas imediatas. “É um espaço inovador dentro do Einstein, vamos conseguir montar mais de 20 especializações nas diversas áreas da Odontologia”, diz ela.

Outro importante fator é o investimento em prevenção. Segundo a Coordenadora da Graduação em Odontologia, é fundamental ensinar e reforçar para a população os comportamentos ligados aos cuidados de higiene bucal. “Teremos um espaço específico para Educação em Saúde Bucal, o escovódromo”.

Com ampla expertise, a Gerente de Ensino Superior de Fisioterapia do Ensino Einstein, a Fisioterapeuta Karina Timenetsky, também tem muito a comemorar. Em sua área, a clínica-escola também abrange os serviços necessários ao melhor tratamento de pacientes, envolvendo especialidades como Pediatria, Neurologia, Ortopedia entre outras áreas.

Ela também ressalta a relevância da tecnologia utilizada. “Nesse espaço trabalhamos com a realidade virtual, telemetria portátil e modernos equipamentos direcionados à reabilitação, oferecendo mais segurança para os exercícios e melhorando o processo de cada tratamento”.

As ações relacionadas à clínica-escola estão intrinsecamente ligadas à responsabilidade social da Instituição. “A clínica tem a previsão de atender no futuro os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), colaboradores do Einstein e moradores do Residencial Israelita Albert Einstein”, contam elas.

Ganha-ganha

Para os alunos, uma clínica-escola adequadamente estruturada, além de propiciar a aprendizagem exigida, contribui para a formação atualizada sobre o uso de novas tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado. “O paciente poderá ter acesso mais rápido quando comparado com o sistema público, além da disposição de serviços ainda não disponíveis de forma gratuita”, comemoram as profissionais.

Cursos Relacionados:

Os atendimentos na clínica-escola ainda não estão abertos para o público externo. Em breve a instituição disponibilizará um canal para informações e dúvidas.

Notícias relacionadas