Mais do que especialização, gestão em saúde exige atualização constante
Médicos com anos de experiência no atendimento clínico decidiram pelo caminho do gerenciamento em saúde como forma de contribuir para uma mudança positiva do setor
Decidir ampliar o campo de atuação profissional exige planejamento para escolher quais caminhos fazem sentido e quais formações vão, de fato, somar à carreira. Na área da saúde, o cuidado com as pessoas envolve não somente a assistência clínica, mas também o gerenciamento operacional e de recursos humanos do setor, com o objetivo de oferecer um melhor acolhimento e atendimento aos pacientes e suas famílias.
É o caso do Médico Dr. Fabiano Cançado, que começou como Dentista em 1995. Em seguida, especializou-se em cirurgia Buco-Maxilo-Facial e atuou em diversas esferas da saúde pública, acumulando experiências em cirurgias eletivas e emergenciais. Em 2007, finalizou o Mestrado em Ciências da Saúde e, dois anos depois, ingressou na Graduação em Medicina, formação concluída em 2014.
Focado e objetivo, passou a estudar temas sobre gestão e logo foi convidado para ocupar o cargo de Coordenador de Regulação de Leitos do hospital filantrópico Santa Casa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Com isso, decidiu iniciar o MBA Executivo em Gestão de Saúde do Einstein. “Quando terminei a Graduação em Medicina, eu já tinha uma perspectiva de ampliar minhas competências atuando na área administrativa”, diz.
Segundo ele, essa foi uma importante escolha. “Fazer esse MBA me deixou com a clareza de agregar mais conhecimento e abrir uma frente para a construção de mais uma carreira. Foi uma experiência incrível. Ao mesmo tempo em que passávamos por uma pandemia, pudemos associar os acontecimentos e dificuldades inéditas às teorias e práticas de gestão de uma organização de saúde”, relembra.
No ano passado, entrou para a primeira turma do Post-MBA Einstein, um curso avançado de atualização direcionado a líderes do setor que já tenham concluído o MBA, Mestrado ou Doutorado. “Essa formação abrange a continuidade do conhecimento em gestão de saúde, com conteúdo inovador e metodologias de ensino diferenciadas e atualizadas”, explica o Dr. Fabiano.
Ele conta que levou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do MBA Executivo em Gestão de Saúde para ser aprofundado no Post-MBA, transformando-o em uma startup no setor de ensino. “Atualmente estou gerindo essa nova empresa e recentemente tive uma reunião com alunos desse curso interessados em investir no negócio. Considero o networking um dos fatores mais importantes das especializações do Ensino Einstein”, pontua.
Mas o que, de fato, motivou o Médico a fazer os dois cursos de gestão foi querer aprimorar suas atividades como Gerente Médico da linha privada da Santa Casa, cargo que ocupa até hoje. “A minha principal incumbência é criar caminhos para diminuir a dependência em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS)”. Esse objetivo faz parte de projetos de melhorias contínuas que ele gerencia junto com a sua equipe. “Sinto essas tomadas de decisões como grandes mudanças que aprendi e estou aprendendo com as especializações”, finaliza ele, que pensa em ingressar no Doutorado do Einstein, ao finalizar o Post-MBA.
Agregando as experiências profissionais
Médica especialista em Clínica Geral, Gastroenterologia, Proctologia e Obesidade há 32 anos, a Dra. Virgínia Curiati de Freitas Alves acredita que agregar conhecimento é um dos aspectos mais saudáveis e recomendáveis aos profissionais de diversas áreas. “Estudar e ter novas perspectivas na vida são formas de cuidar da saúde física e mental”, afirma.
Por isso, em 2021, ela escolheu a administração em saúde como uma área propícia de atuação, decidindo pela Pós-graduação em Medicina em Urgência e Emergência. Atualmente, ela também integra o Post-MBA do Einstein, que está na sua primeira turma. “Meu propósito é somar mais esses conhecimentos à minha experiência, pois a intenção nunca foi deixar o meu exercício vocacional como Médica voltado a trabalhar para o ser humano”, declara.
Dra. Virgínia, que há 24 anos administra a sua clínica na Avenida Faria Lima, em São Paulo, e há quatro atua em um consultório dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, tem exercido inclusive funções como Consultora para um escritório de advocacia especializado na área da saúde. “Também estou estudando para trabalhar no setor administrativo de um hospital, com o intuito de melhorar a realidade do sistema, como ampliar o acesso de pessoas menos favorecidas aos cuidados de diversas especialidades, considerando a diversidade, equidade e inclusão”, declara.
São medidas que, de acordo com ela, envolvem muitos planejamentos, ações e estratégias para inclusive reduzir custos, desperdícios e aumentar o número de pessoas capacitadas conforme suas especialidades, independente do estabelecimento de saúde envolvido. “Esses, entre outros, são problemas que atingem todo o sistema. Precisamos colaborar com uma nova forma de gerir o setor não somente no Brasil como no mundo”, reflete.
E a Dra. Virgínia, antes mesmo da conclusão do Post-MBA, prevista para setembro deste ano, recebeu um convite para trabalhar como gestora de uma empresa de Biotecnologia. “Uma grande porta está se abrindo devido à qualidade dessa futura formação. Para mim, é um sonho poder colaborar com a transformação positiva da área da saúde”, finaliza.