Carreiras

Coordenadora de Enfermagem, Maria Fernanda celebra trajetória de 15 anos no Einstein

Trajetória profissional da Enfermeira Maria Fernanda, aluna do Mestrado em Enfermagem no Ensino Einstein, desperta seu interesse pela docência

A Coordenadora de Enfermagem Maria Fernanda Santos Marques da Fonseca completou, em janeiro de 2023, 15 anos dedicados ao trabalho no Hospital Israelita Albert Einstein. Ela atua na Unidade Morumbi, na Clínica Médica Cirúrgica de Neurologia, e desde sua chegada à Instituição percorre uma trajetória marcada pelo aprendizado e crescimento, com experiências valiosas e novas perspectivas para o futuro.

O despertar pela Enfermagem

Maria Fernanda recorda quando, em 2003, fazia cursinho pré-vestibular e utilizava um guia de profissões para escolher a área com a qual mais se identificava. A inspiração que tinha em casa, com os cuidados que sua família dedicava ao avô, contribuiu para que ela descobrisse os encantos do “cuidar”, fazendo sua opção definitiva pela Enfermagem. E o amor pela profissão só cresceu desde que prestou vestibular em quatro instituições, sendo uma delas o Einstein, onde foi aprovada e começou a cursar a Graduação.

“Descobri a faculdade do Einstein por meio de uma publicação tradicional da época, um guia que trazia as principais instituições e um resumo das profissões. Me chamou a atenção o Einstein ter uma faculdade e já vi como um grande diferencial. Não conhecia a estrutura, mas o nome era muito importante para mim e me influenciou”, conta.

Ela não tem ninguém na família que atua na área de Saúde e revela que seu pai sempre foi um grande incentivador da sua carreira.

“Quando iniciei a minha Graduação em Enfermagem na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein coloquei como uma meta estudar e conseguir trabalhar no Hospital, um sonho que eu já buscava para transformar em grandes realidades: ingressar no curso, fazer o estágio e depois ser contratada. Lembro de cada uma das etapas”.

No terceiro ano da Graduação, em 2006, teve o primeiro estágio remunerado, “um êxtase”, segundo ela. A oportunidade conquistada, na homologação de materiais da farmácia do Hospital Israelita Albert Einstein, foi concorrida entre ela e mais cinco alunos.

O curso revelava, desde o início, que ‘Mafe’, como é conhecida, havia feito a escolha certa. “No último ano, em 2007, tive outro estágio. Para minha alegria, consegui ingressar numa unidade cirúrgica do Einstein, na área assistencial, onde fiquei por um ano, enquanto estava concluindo a Graduação”, comenta, reforçando como a oportunidade a ajudou a custear os estudos e a aumentar o seu senso de responsabilidade.

Pouco tempo depois, em janeiro de 2008, participou do processo seletivo para uma vaga de Enfermeiro Júnior, em que foi aprovada. Foi aí que começou oficialmente sua trajetória profissional dentro do Einstein, passando a atuar exclusivamente na área hospitalar. Havia um grupo de Enfermeiros recém-contratados, do qual ela fazia parte, atuando em várias áreas da Clínica Médica Cirúrgica. Assim, ‘Mafe’ teve a oportunidade de conhecer grande parte das unidades do Hospital.

Já no segundo semestre, ingressou na unidade de Neurologia. Logo foi promovida a Enfermeira Pleno, até 2014, quando passou a Sênior, na Qualidade. “Trabalhava seis horas de plantão na unidade e três horas eram dedicadas às questões de Qualidade.

Em 2019 assumiu a Coordenação de Enfermagem, sua atual função. “Minha carreira toda foi na Neurologia, sempre bem acolhida e aprendendo pela peculiaridade e diagnósticos complexos, do ponto de vista clínico, dos pacientes. O engajamento entre as equipes é notável e o que mais me encanta é o processo de reabilitação”, relata.

Especializações ao longo da carreira

 Sempre motivada, a Enfermeira cursou Especialização em Geriatria e Gerontologia, fez Pós-graduação em Neurologia Adulto, também no Ensino Einstein, além de Gestão de Negócios e Pós-graduação de Gestão em Saúde, em outras instituições, conquistando o Certificate Health. Atualmente, cursa Mestrado em Enfermagem do Ensino Einstein, o qual concluirá até o final de 2024.

Sua expectativa agora é a docência. “Já vivencio isso no dia a dia do trabalho, inicialmente com pequenas participações, descobrindo a força do Ensino. É um despertar recente e o Mestrado me ajuda nesse cenário, com todo o trabalho que desempenho na Enfermagem. Nestes anos todos, o Einstein continua agregando muito na minha evolução pessoal e profissional. Tenho muita gratidão e carinho pela Instituição, pelas pessoas que passaram e estão no meu caminho, sempre me impulsionando a contribuir com o meu melhor”, conclui.

Notícias relacionadas