Carreiras

Por que iniciar 2024 com uma Pós-graduação?

Construir uma carreira de forma consistente é uma boa alternativa para começar o ano novo e a Pós-graduação um ótimo direcionamento

Foi-se o tempo em que apenas uma graduação era suficiente para a construção de carreira. Parte de uma demanda global por qualificação, a especialização se fixa na melhoria da capacitação profissional, frente à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e às expectativas de cada trabalhador.

Neste cenário, a Pós-graduação desponta como uma grande oportunidade de direcionamento de carreira, podendo representar um fator determinante na aquisição de habilidades, autoconfiança e incentivo ao crescimento.

“Quando a pessoa se matricula em uma Pós-graduação como a do Einstein, já começa a se destacar no setor de sua especialização”, afirma a Diretora de Ensino de Pós-graduação no Ensino Einstein, Olga Farah.

De acordo com ela, enquanto a Graduação se direciona a uma área escolhida, a Pós oferece um aprofundamento sobre os caminhos de especialização necessários para os objetivos de cada profissional.

“Eu aconselho que a Pós-graduação seja realizada em instituições de ensino de excelência, de modo a garantir a melhor aprendizagem. Quem investe no constante aprofundamento demonstra comprometimento com a carreira. Por isso, a Pós ocupa uma vitrine para novas oportunidades já em um grau mais elevado”, ressalta Olga.

É também uma ocasião para que o aluno se dedique verdadeiramente ao seu aprimoramento profissional, demonstrando real interesse em alcançar outros patamares.

Quando começar?

A Pós-graduação é uma opção que pode ser considerada tanto imediatamente após o término da Graduação, quanto depois de alguns anos de carreira.

Se for viável assumir uma especialização na sequência dessa formação, com certeza esse profissional será um forte candidato a uma melhor posição no mercado de trabalho, quando comparado com aquele que opta por iniciar a carreira sem investir no aperfeiçoamento prático e teórico.

Segundo Olga, 85% das pessoas que terminam uma Pós-graduação no Ensino Einstein conquistam melhores colocações, seja iniciando um trabalho ou mesmo dando prosseguimento à função que já ocupava, mas com maior destaque profissional e financeiro.

“O nosso levantamento indica que o profissional conquista melhores salários, promoções ou ainda oportunidades em outras empresas que ofereçam mais reconhecimento”, explica a Diretora.

Mudança de rota

Muito recomendada também para quem deseja mudar de área profissional, a Pós-graduação oferece oportunidade de escolha em outras carreiras. “Normalmente profissionais da saúde que desejam migrar da assistência para o setor administrativo procuram nossas Pós-graduações em gestão”.

Não dá para pensar em mudar o foco de atuação – continua Olga – sem antes investir no preparo. Nem mesmo almejar novas posições hierárquicas. “Para quem ambiciona uma promoção, o curso pode ser um grande diferencial”.

E como o ano de 2024 já está aí, a Diretora lembra que esse é um bom momento para fazer planos de prosseguir com os estudos.

“Começar o ano ingressando em uma Pós-graduação é uma ótima decisão para quem quer avançar em sua jornada profissional. Aqui as nossas Pós-graduações têm duração de um ano, cabendo perfeitamente dentro de planejamentos com esse tempo de disponibilidade”.

Olga conta que fica muito feliz com casos em que o aluno ingressa em uma Pós-graduação e, antes de finalizá-la, consegue um destaque na empresa em que atua ou no mercado de trabalho.

Ensino presencial

Essa abrangência está disponível em duas formas: presencial ou Ensino a Distância (EAD). O primeiro implica em ter um docente e alunos em uma sala de aula ao mesmo tempo. E não necessariamente no mesmo espaço.

“Os encontros são configurados com professores e seus alunos em uma sala real e virtual, ao mesmo tempo. Eles não são gravados, pois a metodologia aplicada prioriza a interação entre os presentes”. Ou seja, mesmo a distância, a aula é presencial.

A esse formato dá-se o nome de síncrono-online (interação de professor e alunos ao mesmo tempo utilizando a conexão online). “A pessoa está na sala de aula ou no ambiente de sua escolha, o que é uma grande vantagem, se pensarmos no deslocamento, grandes distâncias a serem percorridas e economia de tempo no trajeto de um lugar a outro, por exemplo”.

Nesse caso, portanto, flexível, o aluno tem total autonomia para escolher se deseja assistir a aula presencial dentro da classe, juntamente com seus colegas, ou por meio da internet em outro local.

“O mais importante não é o lugar físico que ele ocupa e sim a qualidade de seu comprometimento e dedicação aos estudos e aperfeiçoamento profissional”, ressalta a Diretora.

Ensino a Distância

Nos cursos do modelo de Ensino a Distância (EAD) do Ensino Einstein, além do conteúdo que o aluno recebe para estudar quando planejar segundo a disponibilidade de sua agenda, ele tem um encontro síncrono-online semanal, o qual pode escolher assistir junto com a turma ou em horário e dia mais apropriados, já que este é também gravado.

“Quem não pode participar tem a possibilidade de assistir às conversas no momento mais oportuno, por meio das aulas gravadas (modelo assíncrono)”, finaliza.

 

 

Notícias relacionadas