Ensino Einstein lança curso de Pós-graduação em Tricologia para Dermatologistas
Especialização traz o que há de mais atual para Médicos Dermatologistas interessados em aprofundar os conhecimentos em saúde capilar

O Ensino Einstein lança, em setembro, o curso de Pós-graduação em Tricologia, ramo da Dermatologia que estuda os cabelos e o couro cabeludo. Na modalidade de ensino híbrido – com cronograma e formatos de aulas pré-definidos, sendo algumas online e outras presenciais e flexível, conteúdos para os quais o aluno pode optar entre aulas presenciais ou virtuais, a especialização será voltada a Médicos Dermatologistas e Residentes da área.
A procura por Dermatologistas atualmente é grande por parte de pacientes que buscam a saúde capilar, com a queixa mais frequente de alopecia androgenética (calvície) nos homens, embora também aconteça em mulheres. Doenças como a alopecia areata e outras que podem causar perdas irreversíveis também serão temas presentes no curso.
Por que cursar Pós-gradução no Einstein?
Entre os diferenciais do curso de Pós-graduação do Ensino Einstein estão:
- Público-alvo formado exclusivamente por Médicos ou Residentes em Dermatologia
- Docentes com a chancela Einstein
- Abordagem multidisciplinar, compreendendo outras doenças que afetam a saúde capilar, como câncer, alterações endócrinas e doenças ginecológicas
- Formatos híbrido e flexível, que ampliam o alcance e facilitam o acesso
“Já estão confirmados experts do Brasil e do exterior”, reforça o Médico Dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Beni Moreinas Grinblat, que também é um dos coordenadores do curso.
Segundo ele, haverá aulas teóricas e práticas, com muitas discussões, estudos de caso e exames clínicos, com total base científica. “A área sempre tem novidades em tratamentos, tecnologias e tudo isso será abordado”, completa.
Além disso, a programação trará as novidades e atualizações de congressos nacionais e internacionais, conforme explica o Médico Dermatologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e integrante da coordenação do curso, Dr. Bruno Sifuentes.
Especializado em Transplante Capilar pela Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, o Dr. Bruno reforça que o transplante será tema de um módulo do curso. “O transplante pode ser uma solução para quem busca resultados mais imediatos ou pode ser um complemento ao tratamento clínico em casos mais avançados”.
A importância de procurar um Médico Dermatologista
É comum as pessoas procurarem profissionais de outras áreas do conhecimento quando sentem alterações no couro cabeludo ou nos cabelos.
A recomendação, no entanto, é procurar um Médico Dermatologista. As quedas de cabelo, por exemplo, podem ser sazonais ou benignas, mas é fundamental que sempre seja feita uma investigação.
Profissionais da estética, inclusive, podem ser grandes aliados dos pacientes na detecção de alterações, mas a avaliação e a orientação para tratamentos sempre devem ser feitas pelos Médicos.
Mais sobre o curso
A especialização terá a duração de um ano e, ao final, os alunos estarão aptos a:
- Diagnosticar e tratar de forma eficaz as diferentes doenças capilares
- Aplicar tratamentos consagrados e inovadores, com base em evidências científicas, para o manejo das alopecias e outras doenças do couro cabeludo
- Lidar com casos complexos que exigem uma abordagem multidisciplinar, integrando conhecimentos em Dermatologia, Endocrinologia, Imunologia e outras especialidades
As aulas presenciais serão realizadas no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, no Morumbi, em São Paulo. Para fazer as inscrições, basta acessar esse link.