O papel da Radiologia no cuidado: da prevenção ao tratamento
Médicos do Einstein contam como a Radiologia orienta decisões e impacta na saúde das pessoas com segurança, da prevenção ao tratamento

Combinando tecnologia avançada, precisão diagnóstica e a capacidade de conduzir tratamentos minimamente invasivos, a Radiologia é uma especialidade essencial que está presente em todas as etapas da jornada do paciente.
Em um cenário em que a agilidade e a assertividade das decisões clínicas fazem toda a diferença, exames de imagem tornam-se aliados fundamentais para identificar, compreender e conduzir cada caso com segurança.
Por meio de ações diversas, profissionais dedicados à Radiologia no Einstein compartilham como conhecimento, experiência e inovação podem ampliar o cuidado, antecipar riscos e transformar realidades.
Tecnologia pioneira no Brasil para tratar Tremor Essencial e Parkinson
O Einstein Hospital Israelita trouxe de forma pioneira ao Brasil neste ano o High-Intensity Focused Ultrasound (HIFU) guiado por Ressonância Magnética, uma terapia minimamente invasiva que permite tratar o Tremor Essencial e, em casos selecionados, a doença de Parkinson, sem a necessidade de cirurgia.
O primeiro procedimento do país foi realizado em 18 de março deste ano pela equipe da qual faz parte o Médico Neurorradiologista do Einstein Hospital Israelita, Dr. Ellison Fernando Cardoso.
O método reúne mais de mil feixes de Ultrassom, que se concentram para gerar uma lesão térmica altamente precisa no tecido cerebral, especificamente na área que causa os tremores, gerando efeito imediato e duradouro.
“É um efeito imediato e uma transformação na vida da pessoa. O paciente muitas vezes olha para a mão, incapaz de acreditar que o tremor cessou. Num momento como esse, nossa equipe inteira se emociona”, relata o Dr. Ellison.
O procedimento dura aproximadamente duas horas, é guiado em tempo real pela Ressonância Magnética e demanda apenas anestesia local.
Entre seus benefícios estão a recuperação rápida, o alto impacto funcional e a possibilidade de devolver autonomia a pessoas que, muitas vezes, já tinham dificuldade para realizar atividades simples como comer, escrever e escovar os dentes.
“Cerca de 10% dos pacientes têm características ósseas que dificultam a passagem ideal do Ultrassom e, por isso, nem todos são elegíveis”, explica o Dr. Ellison.
Segundo ele, a técnica é uma alternativa moderna, segura e com resultados duradouros quando aplicada com precisão. “Está sendo estudada também para o tratamento de outras doenças, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), dores crônicas e tumores benignos, entre outros”, informa o especialista.
A Radiologia como aliada no cuidado do câncer de mama e de próstata
O Médico Radiologista, Coordenador Médico do Setor de Radiologia Mamária do Einstein, Dr. Renato Leme de Moura Ribeiro, reforça que a Radiologia desempenha papel decisivo no cuidado do câncer de mama, uma das doenças de maior incidência entre mulheres.
“O Brasil e outros diversos países do mundo utilizam a Mamografia como uma ferramenta de rastreamento do câncer de mama populacional. Após ampla discussão nacional, permanece a recomendação do rastreamento anual a partir dos 40 anos, apoiada por sociedades Médicas como o Colégio Brasileiro de Radiologia”, afirma o Dr. Renato Leme.
O Einstein utiliza tecnologias avançadas como a Tomossíntese, que permite analisar a mama em finas camadas, aumentando a sensibilidade do exame e a detecção de lesões em estágio inicial.
A complementação do cuidado pode envolver Ultrassonografia mamária, Ressonância Magnética em casos específicos, biópsias e procedimentos intervencionistas guiados por imagem.
“A Radiologia está presente em todas as etapas: rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento pós-terapêutico”, destaca o Dr. Renato Leme.
Diferentemente do câncer de mama, o rastreamento do câncer de próstata é individualizado e une o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) e o de toque retal a partir dos 50 anos (ou antes, em casos específicos).
Nos últimos anos, a Ressonância Magnética da próstata passou a ter papel central no refinamento desse rastreamento individual e detecção precoce de tumores, conforme explica o Gerente Médico do Setor de Imagem do Einstein, Dr. Ronaldo Hueb Baroni.
“Pacientes com suspeita de câncer de próstata têm indicação de fazer a Ressonância para avaliar se há ou não a necessidade de realizar uma biópsia. Atualmente, as biópsias devem ser idealmente guiadas pelas imagens da Ressonância Magnética para áreas com suspeita de tumor. É a chamada biópsia com fusão de imagens”, explica o Dr. Baroni.
Essas mudanças tornam o cuidado mais seguro, preciso e personalizado, diminuindo procedimentos desnecessários e otimizando condutas terapêuticas. “A Ressonância também tem papel fundamental no estadiamento local, planejamento terapêutico e seguimento pós-tratamento”, acrescenta o Dr. Baroni.
Formação que salva vidas: Radiologia Pediátrica em Moçambique
A Radiologia vai além da inovação tecnológica ao exercer um papel fundamental na formação de profissionais e no fortalecimento dos sistemas de saúde, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade. Esse compromisso esteve presente em mais uma missão humanitária internacional com foco em Radiologia Pediátrica realizada em Maputo – Moçambique, na África.
A Coordenadora Médica da Radiologia Pediátrica do Einstein, Dra. Yoshino Tamaki Sameshima (Ruth), participou pela segunda vez da iniciativa, promovida pelo Grupo Roe Green, do Cleveland Medical Center.
A missão em Maputo teve como principal objetivo capacitar Médicos locais em Diagnóstico por Imagem Pediátrico — uma especialidade ainda pouco desenvolvida naquele país.
A equipe, composta por três Médicas Radiologistas Pediátricas, treinou 42 Médicos, entre Radiologistas, Pediatras e Residentes, contribuindo para a qualificação da assistência pediátrica por meio do uso adequado e seguro dos métodos de imagem diante de um cenário epidemiológico desafiador, marcado pela alta incidência de tuberculose resistente e HIV/AIDS, inclusive na forma congênita.
Como ferramenta inovadora para a prática local, a ultrassonografia pulmonar foi introduzida nesta ocasião. A técnica destaca-se como uma alternativa eficaz, principalmente para o controle das pneumonias complicadas, reduzindo a necessidade de tomografias sequenciais, evitando a exposição desnecessária à radiação ionizante em crianças.
“Tivemos a oportunidade de fazer demonstrações práticas e mostrar a real eficácia do método no diagnóstico e acompanhamento dos casos de pneumonias. Os profissionais locais ficaram impressionados e encantados com o método. Trata-se de uma tecnologia acessível, com grande potencial de impacto na qualidade do cuidado pediátrico”, afirma a Dra. Ruth.
Como parte do compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da assistência em saúde, a equipe seguirá oferecendo suporte remoto aos profissionais moçambicanos, fortalecendo a troca de conhecimento, a autonomia clínica e a melhoria contínua da qualidade assistencial na região.
Uma visão completa no Ensino Einstein
Na Graduação em Medicina, os estudantes aprendem sobre a Radiologia e, inclusive, o ensino da Ultrassonografia conta com a participação de Radiologistas, mesmo para as outras especialidades como Emergencistas, Intensivistas, Anestesistas e Pneumologistas.
Na Escola Técnica do Ensino Einstein é oferecido o curso Técnico em Radiologia. Há também Cursos de Curta Duração, diversos deles voltados a diagnóstico por imagem, além de várias especializações na área.









