Carreiras

O Ensino a Distância é para você? Saiba como essa modalidade potencializa e desenvolve habilidades competitivas no mercado de trabalho

As competências necessárias para acompanhar o Ensino Digital são equivalentes às mais valorizadas na área da saúde, seja para a atuação profissional e ou como requisitos para a contratação

Conforme o Censo da Educação Superior 2020, divulgado em 18 de fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de Ensino Digital (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020.

Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (considerando instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais. Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes.

O Ensino Einstein também registrou crescimento. “A Pós-graduação no formato EAD existe desde 2018. Entre 2020 e 2021, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, houve um aumento de 100% do número de matrículas. O objetivo para este ano é seguir com o crescimento em torno de 80%”, conta a Gerente de Ensino Digital do Einstein, Sandra Oyafuso Kina.

Essa evolução, conforme ela, deve-se a uma série de fatores. Entre eles o fato de esse formato ter sido aprimorando ao longo dos anos, a partir de novas metodologias, técnicas e teorias de aprendizagem. Entre elas estão: diferentes ferramentas didáticas, aula online ao vivo, videoaulas mais dinâmicas, videoconferências, hyperlinks, bibliotecas virtuais, estudos de caso, ilustrações, gráficos, animação, fóruns constantes e interação randômica entre os envolvidos.

Outro fator é a possibilidade de cursar uma Pós-graduação em instituições de grande reputação de qualquer lugar do mundo, por meio do ambiente digital. O avanço das novas tecnologias e o amplo acesso à conexão online colaboram fortemente para o crescimento do EAD, que tem sido mais valorizado devido à qualidade das formações oferecidas.

Um curso na modalidade EAD não é mais fácil e mais rápido do que um outro no formato presencial. Ao contrário, a educação a distância exige muito mais dedicação de seus alunos. Esse modelo não obriga que os estudos aconteçam em horários pré-estabelecidos, porém exige entregas de atividades ao longo da semana. “Se a pessoa não tem competências de autogerenciamento de seu tempo, autorresponsabilidade, determinação e disciplina, não conseguirá acompanhar o ensino a distância”.

Em comparação aos cursos presenciais, no EAD o aluno tem horários flexíveis e, consequentemente, mais liberdade para estudar e cumprir tarefas, devido ao fato de não frequentar uma sala de aula rotineiramente. Por outro lado, é necessário desenvolver mais controle e planejamento para criar momentos em seu cotidiano, que permitam avançar em seus estudos.

O estudante de um curso a distância determina o seu ritmo e estabelece suas estratégias para cumprir o cronograma e grade curricular, atingindo seus objetivos e desenvolvendo a capacidade de autoconhecimento. “É um modelo que exige de seus alunos. Precisa realizar leituras e atividades diárias, entregar as tarefas no prazo e se organizar para dar conta de todas as obrigações, de maneira bem-feita”.

Estudantes de EAD precisam ser autônomos, proativos, independentes e gostar de estabelecer metas e objetivos, relacionados a resultados em um determinado período de tempo.

O convívio com a diversidade também existe. Devido à flexibilidade e à possibilidade de estudar de onde quiser, há possibilidade de interagir com colegas de diferentes regiões, idades e culturas, sendo os contatos até mais dinâmicos do que os que acontecem em ambientes físicos. Assim, o compromisso, como mais uma habilidade exigida, estende-se para além das atividades acadêmicas.

Um bom curso no formado EAD trabalha com ferramentas e métodos que estimulam seus alunos a manter o interesse e comprometimento em nível alto com o ensino-aprendizagem. “Muitos alunos desenvolvem a automotivação e acabam se aprofundando naturalmente em seus pontos fortes e têm oportunidade de evoluir nos temas de maior dificuldade”.

Como acontece nos cursos de Pós-graduação de mais qualidade, as atividades acadêmicas colaboram para o desempenho e aperfeiçoamento de habilidades linguísticas, a partir de leitura e interpretação textual, instigando a reflexão, o senso crítico, a articulação de ideias e, consequentemente, uma comunicação no mínimo satisfatória.

Considerando que a educação a distância potencializa ou cria todas essas habilidades descritas até agora, a maturidade, também praticada no formato EAD, molda comportamentos do aluno ligados ao equilíbrio emocional, discernimento e bom senso.

Por isso, quem escolhe essa modalidade de ensino-aprendizagem aperfeiçoa suas habilidades e adquire novas, culminando em uma formação valiosa para lidar com os desafios do mercado de trabalho e da vida.

Cada empresa possui seu perfil ideal de candidato, o que engloba currículo e competências específicas. E a área da saúde, além das competências técnicas e psicológicas, espera todas essas habilidades de um bom profissional, pois lida com imprevistos, cuidado centrado no paciente e tratamentos dos mais simples aos de alta complexidade.

De acordo com Sandra Kina, hoje em dia a área de Recursos Humanos, tanto do setor de saúde quanto de diversos outros segmentos, tem valorizado os profissionais que conseguem concluir cursos renomados em EAD. O mercado de trabalho tem detectado nos profissionais formados nesse modelo habilidades únicas, que geralmente são criadas ou aprofundadas sob metodologia inerentes ao Ensino Digital.

Os recrutadores estão compreendendo cada vez mais a ciência que apoia toda a arquitetura de uma boa educação a distância. “Por isso acreditam que essa formação tem potencial de contribuir com colaboradores devotados às suas responsabilidades, preparados tecnicamente, com boa performance em suas tarefas e com vantagem competitiva”, finaliza ela, que tem 25 anos de experiência profissional no setor de EAD e tecnologias educacionais na área da saúde.

Conheça nossos cursos EAD e aproveite os últimos dias de descontos da Semana EAD Einstein.

Notícias relacionadas