O Post-MBA, como a denominação sugere, é um programa de Pós-graduação para profissionais que já fizeram um MBA (Master of Business Administration) e buscam ampliar conhecimentos em gestão. “É o complemento para quem já teve a formação e agora quer discutir questões recentes e válidas em gestão em saúde”, diz a Coordenadora Acadêmica do Post-MBA Einstein, Monica Sabino Hasner.
Com processo de seleção, entrevista e comitê para aprovação, o programa tem por objetivo promover uma contínua evolução do saber e do fazer, incentivando a capacidade analítica. Monica coordena o curso junto com o Médico e Diretor de Atenção Primária e Rede Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Rafael Herrera Ornelas.
A área de Educação em Gestão do Einstein, lembra Monica, existe desde 2018 e teve como ponto de partida a primeira turma em MBA Executivo em Gestão de Saúde. O Post-MBA começou em 2022, com duas turmas já formadas, realizado sempre uma vez ao ano.
A quem se destina o Post-MBA
O Post-MBA Einstein é um programa avançado de gestão em saúde, com 136 horas, desenvolvido por especialistas da organização para um público sênior, ou seja, líderes do setor, que já tenham feito MBA, Mestrado ou Doutorado e desejam:
- Atualizar conhecimentos em gestão, por meio de um conteúdo inovador e metodologias de ensino que enriquecem a experiência de ensino e aprendizagem
- Discutir tendências e conteúdos avançados sob uma perspectiva global
- Estreitar networking, com entrevista prévia à admissão no programa, o que contribui para que a turma apresente homogeneidade em termos de maturidade na carreira, permitindo intensa troca de experiências
- Potencializar a carreira, com ênfase no desenvolvimento de competências individuais
Três pilares na composição da estrutura
Monica salienta que as turmas variam entre 10 e 15 alunos que sejam gestores em saúde, um dos critérios para a seleção.
Opção para quem já tem ou deseja assumir posições de liderança em suas organizações, é constituído por três grandes pilares para a discussão e levantamento de ideias: Gestão de Negócios, do estratégico ao operacional; Inovação e Transformação Digital no setor de Saúde; além de Liderança e Gestão de Pessoas.
Mentoria com apoio personalizado
Além das aulas na grade curricular, o Post-MBA conta com sessões de mentoria. Com um processo estruturado de orientação e apoio personalizado, profissionais experientes oferecem conselhos, compartilham conhecimentos e facilitam o desenvolvimento de habilidades avançadas.
“O mentor consegue auxiliar o aluno profissionalmente, de forma individual e confidencial”, diz Monica. Segundo ela, esse acompanhamento traz uma série de benefícios aos participantes, entre os quais:
– Aceleração do crescimento profissional
– Fornecimento de insights estratégicos
– Contribuição nos desafios complexos do ambiente corporativo, para o alcance de seus objetivos de carreira
Desenho diferenciado com discussões e contribuições
Ao descrever o programa, Monica pontua a apresentação de problemas reais, por meio do Fishbowl, formato de discussão em grupo que promove a troca de experiências entre os participantes, para que todos tenham as mesmas chances de expressar seus pontos de vista.
O programa é desenhado por especialistas atuantes no setor de saúde, com ampla vivência profissional e acadêmica. Traz desafios e reflexões atuais nas transformações do mercado, preparando os participantes na esfera público-privada dos cuidados em saúde.
Outra questão relevante apontada pela Coordenadora é o estímulo à participação em projetos sociais. “O aluno pode contribuir em determinadas áreas onde o Einstein está integrado, agregando algo específico da sua experiência em prol da sociedade”.
Desenvolvimento técnico e comportamental
Além de desenvolver o domínio técnico de temas aplicados à gestão em saúde, o Post-MBA busca expandir as competências comportamentais, integrando temas relevantes de liderança.
Práticas como mesa-redonda e workshops com especialistas, para estudos de caso, estão entre as atividades, combinando teorias fundamentais com aprendizado prático.
Crescimento pessoal e profissional
Fazer um Post-MBA pode ser vantajoso para quem busca, além de aprofundar a expertise na gestão, expandir a rede de contatos profissionais. Atualização e busca de crescimento pessoal e profissional, de maneira sustentável, são fatores que impulsionaram o Médico Anestesista e Diretor Técnico de hospital privado, Dr. Gabriel Redondano, a cursar o Post-MBA Einstein.
“O Post-MBA chancelado pelo Einstein quebra qualquer barreira. Reúne ferramentas para identificar capacidades de conciliar o tempo, com noção real de propósito. Propicia contato na própria turma e com os convidados, que partilham bons exemplos”, comenta, reforçando a importância que dá à qualificação contínua.
O programa, segundo o Médico – que atua em assistência e gestão -, favorece a capacidade de abrir canais para o alcance de objetivos profissionais, além de promover o autoconhecimento.
“É fantástica a imersão. Ela trouxe para minha vida o olhar de cuidar de quem cuida, com o equilíbrio tão fundamental para os impactos de uma boa gestão em saúde”, conclui.