Alunas da Graduação em Fisioterapia do Einstein vivenciam práticas em Centros de Reabilitação
Estudantes têm a oportunidade de aprender na prática, estagiando em Centros de Reabilitação da própria Organização, ao lado de Profissionais

Desde o primeiro ano da Graduação, o Ensino Einstein oferece aos alunos várias oportunidades de participação em vivências práticas, dentro das próprias disciplinas ou em iniciativas extracurriculares, a exemplo de monitorias, programa de tutoria, estágios e eventos.
Duas alunas do penúltimo ano da Graduação em Fisioterapia, Nicole Mayumi Katiki, 21 anos, e Julia Sartori Dias, 20, atuam em Centros de Reabilitação do Einstein, em estágio extracurricular, vivenciando a experiência como uma das mais enriquecedoras dentro da jornada de estudos.
Um processo seletivo complexo
Natural de Limeira (SP), Nicole sempre sonhou estudar numa Instituição que oferecesse uma formação sólida, com tradição e excelência no cuidado ao paciente. Encontrou tudo isso no Einstein e, desde o mês de abril, vive um de seus maiores desafios, estagiando no Espaço Einstein Esporte e Reabilitação.
Ela estava fazendo um intercâmbio no início do ano, no Houston Methodist Hospital (EUA), por meio da própria Faculdade, quando recebeu por e-mail da área de Recursos Humanos do Einstein um convite para a inscrição no estágio.
A aluna conta que, até ser admitida, o processo foi complexo, com várias etapas eliminatórias, como análise de currículo, prova teórica, entrevista com o RH e, posteriormente, entrevista com os gestores. “Fiquei ansiosa, principalmente por haver poucas vagas e muitos alunos interessados”.
Nicole acredita que as experiências práticas que buscou ao longo da Graduação a ajudaram a conquistar a vaga.
“Além do intercâmbio, participei dos projetos de voluntariado desde o primeiro ano, sempre voltados para um aprendizado prático da Fisioterapia e para o desenvolvimento de um olhar mais humano no cuidado ao paciente, além dos estágios observacionais em diversos setores do próprio Einstein, tanto no Hospital como nas Clínicas”, acrescenta.
Prestes a concluir a Graduação, ela está tendo agora a chance de atuar em uma Clínica do próprio Einstein, não apenas como observadora, mas participando ativamente.
“Ajudo profissionais altamente qualificados e aprendo diretamente com eles. Isso me torna uma profissional cada vez mais experiente e capacitada”.
Dia a dia na realidade da profissão
Em seu dia a dia no estágio, Nicole auxilia os Fisioterapeutas nos atendimentos, acompanhando sua rotina profissional e a reabilitação de pacientes com condições que, até então, só conhecia pelas teorias.
“É bem puxado conciliar as responsabilidades do curso, estágios da faculdade e esse estágio extracurricular, mas vale muito a pena. Ter a chance de estagiar em uma Clínica do Einstein ainda no sétimo período da Graduação é algo que poucos conseguem”, reforça.
Na visão da Nicole, a Graduação prepara o estudante não só para o conhecimento técnico, mas também ao desenvolver outras habilidades fundamentais para o mercado de trabalho, incluindo as comportamentais.
“O método de ensino é bastante diferenciado, pois ele prioriza o trabalho em grupo e o debate, sempre estimulando o desenvolvimento das nossas habilidades interpessoais. Aprendemos a ter uma postura profissional, nos adequando para o padrão Einstein desde o primeiro semestre”, avalia.
Em áreas diversas
Júlia mudou-se de Rio Claro, sua terra natal, para São Paulo a fim de estudar na Graduação do Einstein. A aluna sempre visualizou uma grande vantagem em estar perto do Hospital e interagir com as práticas e os profissionais.
“A Graduação tem me proporcionado muitas oportunidades e experiências únicas, que poucas pessoas têm. Acho isso excepcional, um diferencial gigantesco da Graduação em Fisioterapia do Einstein”, ressalta.
A estudante faz estágio desde o mês de abril no Centro de Reabilitação, no Morumbi, atuando nas áreas de Neurologia (adulto e infantil) e Cardiorrespiratória (adulto) – ambas de alta complexidade – e ainda no Laboratório do Estudo do Movimento (LEME) e no Balance (voltado ao equilíbrio) – ambos dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, no Morumbi.
A oportunidade surgiu por meio da coordenação do curso, que divulgou as vagas por meio de uma plataforma para todos os alunos.
Júlia conta que, no dia a dia, auxilia os Fisioterapeutas nos atendimentos e ajuda na organização do setor. “Essa oportunidade tem grande importância na minha carreira para agregar conhecimento, fazer networking com profissionais e entender o paciente”.
Antes desse estágio, fez monitoria na área da Pesquisa no setor de Fisioterapia da Clínica Médica e atualmente também participa da Iniciação Científica no Departamento de Pacientes Graves.
“A Graduação nos preparou desde o primeiro semestre, com estágios observacionais e aulas práticas em diferentes cenários. Isso fez grande diferença para eu conseguir essa vaga de estágio”, relembra.
Para a aluna, entre os diferenciais do Einstein estão o método de ensino, as oportunidades dentro do Hospital e o networking.