Artigos

Cenário de Educação Corporativa em transformação motiva reflexões

Base sólida nas Organizações, a educação corporativa encoraja o desenvolvimento de novas habilidades e adaptação às mudanças no mercado

A Educação Corporativa tem um papel fundamental no desenvolvimento de talentos, na capacitação dos colaboradores e no aprimoramento tanto dos processos de aprendizagem nas organizações, quanto da produtividade na força de trabalho.

Fornece, dessa forma, uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades e adaptação às mudanças impostas pelo mercado. Daí a importância de investirmos na aprendizagem contínua dos nossos colaboradores, reconhecendo que a Educação Corporativa é um investimento, um impulso à inovação e à competitividade sustentável.

Neste cenário, o avanço da tecnologia e a crescente demanda por habilidades digitais são temas recorrentes. A aprendizagem virtual, o uso de plataformas de e-learning, a gamificação e a realidade virtual estão entre as estratégias promissoras para otimizar esse processo de aprendizagem. Além disso, a personalização e a flexibilidade dos programas de Educação Corporativa promovem conhecimentos relevantes e aplicáveis ao contexto de trabalho.

Existem estratégias-chave para enfrentar todos esses desafios. A colaboração entre as áreas de Recursos Humanos e as lideranças, além do treinamento e desenvolvimento, são fundamentais para alinhar os objetivos de aprendizagem com as necessidades organizacionais. As métricas e análises de dados para avaliar o impacto e o engajamento dos colaboradores representam uma prática essencial nos resultados efetivos que buscamos.

Encontros sobre Ensino-Aprendizagem nas Organizações

‘O futuro e as tendências na Educação Corporativa’ foi o tema da segunda edição da série de Encontros sobre Ensino-Aprendizagem nas Organizações, na manhã do dia 21 de junho, promovida pela área de Soluções Corporativas em Ensino do Einstein, no Auditório Camilla Bueno, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman.

Além da minha palestra, contamos com a participação de Marisa Eboli, Especialista em Educação Corporativa, e Andrea Nocelli, Head de Education Services Latam da Siemens. Essa troca de experiências foi um verdadeiro catalisador para novas ideias e iniciativas transformadoras, num ambiente propício para o fortalecimento de networking.

Os participantes conferiram Cases Einstein e Siemens, tiraram dúvidas e interagiram com a plateia. O encontro foi finalizado com uma visita guiada ao Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman.

Capacidade de adaptação

Na área da saúde, as novas competências para o futuro estão relacionadas à capacidade de adaptação e resiliência no mundo em constante mudança. Algumas das competências mais importantes incluem a adaptabilidade proativa, que é a capacidade de identificar as oportunidades e desafios do futuro através das tendências, dados e informações.

Há também a questão da agilidade na adaptação, considerando que é preciso identificar a necessidade de revisitar, testar, fazer protótipos e trazer essa mentalidade para construir soluções de aprendizagem. Essas competências transformam, definitivamente, a forma de ensinar e aprender.

Dia após dia, a educação está se tornando mais personalizada, adaptada às necessidades individuais de cada aluno. As diferentes gerações representam um papel essencial na forma de ensinar e aprender, o que é um desafio para as organizações, assim como a aquisição de novas competências.

Do ponto de vista da aprendizagem, é valioso trazer as pessoas para o centro do processo. O cenário em constante transformação exige que trabalhemos em reskilling e upskilling. O primeiro pode ser definido como o aprendizado de novas habilidades para mudar de área ou função dentro da empresa, enquanto o segundo se refere ao aperfeiçoamento das habilidades já existentes para melhorar o desempenho em uma determinada área.

São conceitos importantes porque permitem que os profissionais se mantenham atualizados e competitivos, além de reduzirem o turnover, pois os colaboradores se sentem mais valorizados e motivados a permanecer na organização.

Networking e interação

Os encontros presenciais da série ‘Como potencializar as Organizações por meio do Ensino-Aprendizagem’ são gratuitos e promovidos a cada dois meses, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman. Seu público-alvo é composto por grupos de 50 profissionais, convidados pela área de Soluções Corporativas, entre diretores e gestores da área da Saúde, Educação Corporativa e Recursos Humanos.

O objetivo é fortalecer o Ensino-Aprendizagem para responder às necessidades atuais e futuras, bem como suportar melhores resultados para todo o sistema. Além de compartilhar melhores práticas, alinhadas aos objetivos estratégicos da Instituição para reforçar a visão integrada do Sistema Einstein de Saúde, os encontros destacam o papel da liderança no contexto atual e futuro das Organizações.

Com isso, forma-se mais um canal de relacionamento e networking, identificando os desafios e potenciais soluções para a qualificação dos profissionais e o valor agregado à eficiência operacional, qualidade, segurança e desenvolvimento das competências essenciais. Os dois próximos encontros estão programados para os dias 29 de agosto e 17 de outubro. Até lá!

Simone Azevedo, Diretora de Desenvolvimento e Educação Corporativa do Hospital Israelita Albert Einstein

Notícias relacionadas