Eu sou Einstein

Como o Ensino Médio pode contribuir para uma Graduação de qualidade?

Para inúmeros jovens, foco e organização garantem o ingresso na Graduação a partir da boa qualidade do Ensino Médio

Se entrar na faculdade é o desejo de muitos jovens, passar direto sem fazer cursinho é um sonho de consumo. Chegar lá, no entanto, requer uma boa dose de dedicação associada à qualidade do Ensino Médio, num processo de preparação que envolve muita disciplina de estudo.

Esse é o caso de diversos ex-alunos que finalizaram no ano passado o Ensino Médio Integrado ao Técnico da Escola Técnica do Einstein. Eles consideram esse momento de suas vidas bastante significativo e comemoram estar cursando a Graduação nas áreas em que desejam construir suas carreiras.

Enfermagem

Desde a pré-adolescência, Maria Eduarda da Silva Balbino, 18 anos, sentia uma inclinação para seguir sua vida acadêmica e profissional na área da saúde. E a certeza veio logo no começo de seus estudos no Ensino Médio Integrado ao Técnico, quando se sentiu motivada a optar no terceiro semestre pelo itinerário de formação em Enfermagem. “Eu queria ter essa experiência para saber se seria isso mesmo”.

Foram três anos de muita aprendizagem escolar e amadurecimento pessoal. Até o Ensino Fundamental, ela estava acostumada apenas com os ares de sua vizinhança. “Com o meu ingresso no Ensino Médio Integrado ao Técnico, eu passei a utilizar ônibus e metrô e a conhecer a região da Avenida Paulista. Foi incrível, pois amadureci com independência e responsabilidade”.

Os três anos de formação também trouxeram a Maria Eduarda a autonomia para planejar os seus estudos. “Eu adoro as metodologias de ensino usadas pelo Einstein, porque realmente aprendo. Esse foi um dos motivos que me levou a escolher a Graduação em Enfermagem pela FICSAE”.

Neste ano, ela passou em um concurso público e atualmente exerce a função de Técnica em Enfermagem em uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Mauá. “Assim eu consigo pagar a minha formação e exercitar os conhecimentos que já adquiri e os que estou absorvendo”, sorri orgulhosa.

Gastronomia

Já Beatriz Botelho Teixeira, 18 anos, optou pelo itinerário em Administração em Serviços de Saúde do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Ela também foi aprovada no curso superior assim que terminou a formação no Einstein e acredita que essa vivência trouxe toda a preparação de que precisava para ser aprovada na Graduação em Gastronomia, em uma universidade privada. “O professor Pedro Américo me ajudou muito a melhorar as minhas redações e todas as matérias colaboraram para eu compreender e absorver mais repertório”.

A estudante conta que se empenhou em organizar seus modelos de assimilação dos conteúdos estudados, somados à importância da autonomia na construção do conhecimento. “Os professores nos incentivam a buscar o formato de aprendizado ideal para cada um. Isso colaborou muito para que eu me tornasse mais produtiva e segura”.

Durante o Ensino Médio, ela descobriu outra paixão: a disciplina de química. E esse conhecimento é uma das bases de seu aprendizado em toda a Graduação, uma vez que as análises do processo e das substâncias químicas dos alimentos são fundamentais para as definições da qualidade dos nutrientes a serem absorvidas pelo organismo, a partir de determinados pratos. “O meu gosto pela culinária é uma herança de minhas avós. Cozinhava com elas desde criança, tanto pratos salgados quanto doces e agora também entendo a importância da sabedoria popular”.

Direito

Quem também escolheu o itinerário em Administração em Serviços de Saúde enquanto cursava o Ensino Médio Integrado ao Técnico foi Giovanna Oliveira Cordeiro. Aos 18 anos, ela conta que descobriu o gosto pela jurisdição nas aulas de Introdução ao Direito e Legislação Empresarial. No momento, está no segundo semestre da Graduação em uma universidade particular. “Além disso, os três anos de curso colaboraram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, acrescenta.

Giovanna é estagiária jurídica em um escritório da área cível e trabalhista desde o segundo mês de faculdade. Isso para ela é uma grande vitória, pois mostra que seus conhecimentos escolares foram bons o suficiente para serem reconhecidos pelo mercado de trabalho. “No Ensino Einstein, melhorei muito a minha comunicação e passei a ter segurança para falar com pessoas que eu não conhecia. Hoje em dia, adoro ter contato com os processos, participar das audiências, ir aos fóruns e conversar com todos para aprender cada vez mais”.

Entre os aspectos que a ajudaram a evoluir nesse sentido, estiveram as atividades em equipe, o acolhimento dos professores, como o Jonas Naia, responsável por despertar seu olhar crítico. “Nesses três anos, aprendi a organizar meus pensamentos com mais calma, assim como a verbalizá-los. E agora cursando Direito e trabalhando no escritório, percebo que estou seguindo a minha vocação, aprendendo a teoria e aplicando tais conhecimentos na prática.”

 Fisioterapia

Isabella Rosa Nobre, 18, começou o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração em Saúde em 2020, logo no início da pandemia. “Foi literalmente do ‘dia para a noite’ que a Escola se organizou muito bem para que pudéssemos ter aulas no formato on-line, enquanto assistia pela mídia ao caos em algumas escolas”. Ela conta que, para superar as dificuldades do começo, os alunos tiveram reuniões periódicas de feedbacks, sugerindo melhorias. “Eu fiquei muito feliz com essa rapidez, não queria perder um ou dois anos dos meus estudos”.

De acordo com a universitária, essa agilidade perdurou durante todo o curso, passando pelo formato híbrido até retornar aos bancos escolares. “Eu tenho muito orgulho de dizer que fui uma das primeiras da turma a voltar para a Escola Técnica do Einstein, porque sentia muita confiança e acreditava que o cuidado comigo e com os outros alunos iria continuar. E foi mesmo dessa forma, com uma dedicação 100%, para que sentíssemos segurança e seguíssemos com qualidade no ensino”.

Ela também abraçou todas as oportunidades. “Eu tive uma evolução gigante. Durante o Ensino Médio Integrado ao Técnico, tivemos atividades como: simulação realística para saber como agir em emergências; condutas adequadas; ética… Essas ações despertaram em mim mais empatia e responsabilidade”. Atualmente Isabella está cursando o segundo semestre da Graduação em Fisioterapia na FICSAE. “Percebo que esses pontos continuam sendo fortalecidos. A minha expectativa é melhorar ainda mais e ser uma profissional de excelência e feliz, aproveitando todo o conhecimento e a estrutura que o Einstein disponibiliza para nós”.

Engenharia Biomédica

Com interesse pelas áreas de exatas e biomédicas, Victor Daisuke Araqui tem 18 anos e cursa o segundo semestre da primeira turma da Graduação em Engenharia Biomédica da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Ele conta que fazer parte da segunda turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração em Serviços em Saúde da Escola Técnica do Einstein lhe trouxe muita clareza sobre como organizar o tempo para os estudos e para a vida social, já que o curso é em período integral. “Em dois meses, eu me adaptei à carga horária maior em relação ao Ensino Fundamental, que era de meio período”.

O incentivo a estudar em casa, já no dia seguinte, as matérias abordadas em sala de aula, bem como outras atividades indicadas pela metodologia Team Based Learning (TBL), ajudou Victor a passar direto no processo seletivo da FICSAE. “Essas abordagens me incentivaram a ter mais dedicação do que eu já imprimia no Ensino Fundamental, no qual eu também mantinha um ritmo frequente de atividades”.

Ciência e Tecnologia

Rafael Hiroshi Yamada Shono tem 17 anos e cursa o segundo semestre do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal do ABC. Antes disso, formou-se Técnico em Enfermagem pelo Ensino Médio Integrado ao Técnico do Einstein. “Foi uma oportunidade para conhecer mais sobre a área assistencial, uma vez que a minha mãe é Enfermeira, além de ter uma profissão de nível técnico”.

Segundo ele, a Graduação em Ciência e Tecnologia possui uma grande diversidade de matérias na grade curricular. “Aborda desde física, química, matemática e biologia até algumas disciplinas de humanas como filosofia e sociologia. Eu gosto muito da interdisciplinaridade, que me leva a aprender sobre diferentes temas”.

Ele valoriza o amplo conhecimento obtido, o que facilita a compreensão de assuntos que antes não lhe despertavam interesse. “Agora ao longo da Graduação eu poderei escolher fazer uma Pós-graduação tanto em Engenharia Aeroespacial pela qual tenho me sentindo bastante atraído ou ainda em Engenharia Biomédica ou em Neurociência, que vão ao encontro da minha formação no Ensino Médio Integrado ao Técnico”.

 Odontologia

Quando criança Karina Guimarães de Souza, 17 anos, frequentou um consultório odontológico, o que fez nascer uma admiração e até um vínculo afetivo com a profissão. Esses momentos ficaram guardados em sua mente, até a decisão por prestar vestibular para essa área. O desejo tornou-se realidade ao ser aprovada no processo seletivo para a Graduação em Odontologia da FICSAE, no ano passado. “Amo a estrutura do Einstein, a grade curricular, os professores que são bem qualificados e o estágio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Aqui observo a fundo a atuação de Dentistas e aproveito a proximidade com pacientes”.

Agora no segundo semestre, ela tem gostado muito da disciplina de Imunologia. “Nela estou aprendendo como funcionam os anticorpos, como atuam ao detectar doenças no organismo e quando elas são autoimunes”, diz Karina, que já pensa em seguir na Odontopediatria ao término da Graduação. “Continuarei estudando bastante e farei especializações para ser uma boa Cirurgiã-Dentista”, sorri.

A aluna relata que as suas experiências no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Enfermagem, concluído no final de 2022, trouxeram a certeza de optar pela Odontologia. “Eu tive um grande aprendizado na área da saúde, muito acolhimento e suporte educacional com equipamentos modernos. Tudo o que eu aprendi está me ajudando a compreender diversos assuntos e teorias que estou estudando agora na Graduação. Realmente foi uma ótima escolha”, finaliza.

 

Notícias relacionadas