Cursos técnicos podem contribuir para aumento da renda
Conheça o custo-benefício financeiro e as demais vantagens ao optar por esses cursos na área da saúde.
Era para ser apenas mais um dia cansativo como serralheiro, quando o paulistano Alexsandro Ferreira Dias, hoje com 33 anos de idade, sofreu um pequeno acidente que acabou por mudar sua vida. “Sem querer, esbarrei no cavalete e a máquina de solda caiu nas minhas costas. Além de muita dor, senti que tinha chegado a hora de partir para outra profissão”, conta.
Por ter um irmão enfermeiro, Alexsandro passou a pesquisar a área de saúde e definiu como meta a função de técnico em radiologia. “Escolhi pensando na baixa carga horária de trabalho [24 horas semanais] e nas boas condições de remuneração”, justifica o jovem, que trabalhava constantemente por mais de dez horas diárias na construção civil.
A escolha de Alexsandro foi bem-sucedida. Após dois anos de curso na Escola Técnica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), encerrados em 2017, conseguiu atingir seus objetivos. Hoje, seu salário como técnico em radiologia em um hospital de São Paulo é aproximadamente 90% maior do que como serralheiro. “Estou trabalhando menos, sobra mais tempo para ficar com minha família, e estou ganhando mais”, diz o técnico, que é casado e pai de duas meninas.
Diretora da Escola Técnica do Einstein, Rosângela Dantas Frateschi ressalta que o custo-benefício financeiro ao se fazer um curso técnico na área da saúde é muito grande. “Formações técnicas, como em Enfermagem, Farmácia e Radiologia, custam menos que uma graduação, duram apenas dois anos e tendem a trazer um rápido retorno financeiro”, avalia.
Em média, a remuneração mensal dos jovens que fazem escola técnica é 12,7% maior do que aqueles que não fizeram essa formação, passados cinco a oito anos da conclusão do curso. Os dados são de uma pesquisa feita em conjunto pela Fundação Getulio Vargas e pelo Insper. Esse estudo avaliou jovens com desempenho semelhante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2004 e 2006.
Benefícios dos cursos técnicos
Além de aumento da remuneração, a escolha por uma formação técnica traz uma série de outras vantagens:
Alta empregabilidade – Mesmo em épocas de crise, é mais fácil encontrar um emprego quando se tem uma formação técnica. De cada dez empresas grandes, quatro encontram dificuldades no momento da contratação porque não conseguem encontrar profissionais qualificados de nível técnico. Esse levantamento foi realizado, em 2016, pela Fundação Dom Cabral e envolveu 201 empresas de grande porte de todas as regiões do País.
Formação mais rápida e objetiva – Os cursos técnicos proporcionam conhecimentos mais rápidos na área escolhida. Na Escola Técnica do Einstein, o curso de Técnico em Administração com Ênfase em Serviços de Saúde, por exemplo, tem a duração de apenas um ano. “Nossos cursos são bem práticos e objetivos, voltados sempre para o mercado profissional”, ressalta Rosangela.
Ampliação do conhecimento na área de interesse – Os estudantes de ensino técnico, geralmente, iniciam estágios de forma antecipada, o que possibilita conhecer com mais detalhes a área que desejam trabalhar. Na Escola Técnica do Einstein, os estágios são encontrados pela própria instituição e começam já a partir do segundo semestre. Eles podem ocorrer no Hospital Israelita Albert Einstein ou em instituições parceiras.
Além de cursos técnicos profissionalizantes, a Escola Técnica do Einstein oferece cursos de especialização para técnicos. São formações destinadas a quem já é técnico na área da saúde e pretende aperfeiçoar seus conhecimentos com foco em temas específicos.