Dia das Mães: duas gerações de mães e filhas se encontram no Ensino Einstein
Adriana Cavalcanti e Adriana Dantas, ao lado de suas respectivas filhas Carolina e Bianca, compartilham experiências vividas na Escola Técnica do Einstein
Quatro mulheres e duas gerações de mães e filhas unidas pelo desejo de atuarem na área da saúde. E, para além do grande passo dado em direção ao desenvolvimento profissional e pessoal, as quatro viram seus caminhos se cruzarem na Escola Técnica do Einstein. Por essa transformação em suas vidas, decidiram comemorar juntas este Dia das Mães.
De mãe para filha
Depois de 25 anos de experiência no setor de vendas, no município de São Miguel Arcanjo, interior do estado de São Paulo, Adriana Cavalcanti e seu marido decidiram atender o desejo da única filha do casal, Carolina Kunzler: mudar-se para a capital.
Na nova cidade, Carolina começou a trabalhar, aos 14 anos, como assistente de uma clínica odontológica da cidade. Aos 15, passou a buscar oportunidades que a fizessem alçar voos mais altos. “Eu queria estudar, ter chances de melhorar de vida e ter um bom emprego”, conta.
Era 2015 e a mudança para a capital foi um divisor de águas na vida dela e de toda a família. “Eu achava que estava investindo no sonho da minha vida e, com o tempo, percebi que essa decisão nos trouxe mais felicidade, confiança e novas perspectivas de futuro”, relembra.
Por outro lado, a experiência da mãe de Carolina como profissional de vendas a motivou para se aprofundar nos estudos da área administrativa. Assim, em 2018, Adriana ingressou como aluna do curso Técnico em Administração em Saúde da Escola Técnica do Einstein, aos 38 anos. “Fiquei sabendo que o Programa Monitoria disponibilizava desconto na mensalidade, me inscrevi e consegui o benefício”, conta.
Disposta a ampliar as perspectivas de sua filha a respeito do mercado de trabalho – afinal, foi isso o que levou a família a se mudar para a capital paulista -, Adriana inscreveu Carolina no Programa de Jovem Aprendiz da Instituição. “Ela fez a prova, a entrevista e conseguiu uma vaga para atuar nos atendimentos das recepções da Escola”, diz. A partir das descobertas por meio dessa oportunidade e seguindo os conselhos de sua mãe, a jovem resolveu participar de um novo processo seletivo: dessa vez, para o curso Técnico em Enfermagem.
Carolina sempre abraçou as possibilidades de progredir oferecidas pela Instituição. Desde o primeiro semestre do curso, ela atuou como estagiária do Programa Extracurricular. E, assim, em 2020, já Auxiliar de Enfermagem, foi contratada para trabalhar no Hospital. Mas ela não parou por aí. Continuou estudando e conseguiu uma boa colocação no vestibular para ingressar na Graduação em Enfermagem do Ensino Einstein, no segundo semestre de 2022.
Nesse momento, a mãe já havia concluído o Técnico em Administração com Ênfase em Saúde. Tal qual a sua filha, seu comprometimento foi reconhecido por meio de uma oportunidade de trabalho. A ex-aluna, depois de um ano atuando como Técnica Administrativa, foi promovida para Secretária da Escola Técnica do Einstein, função que ocupa até os dias de hoje. “A coisa mais mágica da minha vida foi ter assinado os documentos de conclusão de curso da minha filha”, emociona-se Adriana Cavalcanti, que agora faz o 1º ano da Graduação em Biomedicina.
A formatura de Carolina foi o episódio que uniu ainda mais os fios das histórias das duas, pois Adriana foi convidada pela diretoria da Escola Técnica do Einstein, para entregar o certificado de conclusão à sua filha.
“A minha mãe é o meu grande exemplo de vida. Nós passamos por muitos problemas e nunca perdemos a fé. Ela me ensinou a confiar e a ser resiliente. É a minha rainha”, declara-se Carolina, que hoje está no 1º ano da Graduação em Enfermagem do Ensino Einstein como beneficiária de 70% de bolsa de estudo por fazer parte do Programa de Incentivo Educacional para colaboradores do Hospital.
Leia também:
- Grandes centros de ensino em saúde proporcionam conhecimento e capacitação pelo país
- Farmacêuticos contam com amplo campo de atuação profissional
De filha para mãe
A história de Bianca e Adriana Dantas, filha e mãe, também tem como pano de fundo os corredores e as salas de aula da Instituição. Elas nos mostram que, lado a lado, com apoio mútuo, a jornada em busca de um sonho ganha a força necessária para superar desafios.
“Bianca estava em dúvida sobre o que fazer, como acontece com muitas meninas de 17 anos. Então, pesquisei na internet formações em nível técnico, li boas indicações para a Escola Técnica do Einstein e fiz a inscrição dela para o processo seletivo”, relembra Adriana.
Pouco tempo depois de iniciar as aulas, sua filha já estava “apaixonada” pelo Técnico em Enfermagem. Em março 2018, inscreveu-se no Programa de Monitoria, pelo qual passou a trabalhar por quatro horas no Pronto Atendimento da Unidade Einstein de Perdizes, como contrapartida do desconto integral da mensalidade.
No final daquele ano, Adriana perdeu o seu emprego e passou a empreender no ramo de alimentação. “Eu estava formada como Técnica em Enfermagem há um ano e meio quando percebi que a minha mãe já não estava feliz trabalhando em casa”, conta Bianca, que logo em seguida foi efetivada para atuar no Centro Cirúrgico do Einstein.
Estimulada por sua filha, Adriana decidiu fazer o Técnico em Administração com Ênfase em Saúde do Ensino Einstein. “Eu tinha bastante receio de que ela não fosse aprovada e ficasse frustrada, então, dava para ela todo o suporte que podia”, revela Bianca.
Adriana, por sua vez, dedicou-se aos estudos e, como não poderia ser diferente, recebeu a tão aguardada aprovação. “Não queria decepcionar a minha filha, então, dei tudo de mim”, emociona-se.
As histórias se cruzam
“Quando a mãe de Carolina, minha xará Adriana Cavalcanti, entrou na sala para dar as boas-vindas aos calouros e contar sua história, eu me identifiquei na mesma hora”, rememora Adriana Dantas, mãe de Bianca. Na ocasião, Adriana Cavalcanti exercia o cargo de Secretária da Escola Técnica do Einstein.
Durante o curso, ela conseguiu desconto na mensalidade por meio da Monitoria, juntamente com a sua efetivação como colaboradora na área administrativa da Escola Técnica do Einstein. “Foi uma felicidade para toda a nossa família. Ver a minha mãe feliz de novo me encheu de orgulho”, conta Bianca.
E não acaba por aí. Disposta a dar continuidade à sua carreira, Bianca prestou vestibular e foi aprovada na Graduação em Enfermagem do Einstein, com bolsa de estudo de 70% pelo Programa de Incentivo Educacional para colaboradores do Hospital. “Um belo dia, eu estava conversando com a minha mãe e ela ‘conhecia’ a minha amiga de sala de aula, Carolina Kunzler. Fiquei encantada em saber como a vida nos uniu”, relembra.
“O Ensino Einstein me trouxe empregabilidade e a certeza de que a educação transforma vidas”, reflete Adriana Dantas, agora com seis meses de trabalho na Escola Técnica.