Carreiras

Dia do Psicólogo: conheça melhor essa profissão

A psicologia é uma ciência que estuda emoções, pensamentos e comportamentos de modo a ajudar pessoas e grupos a desenvolverem seu potencial, resolverem dificuldades e lidarem com seus conflitos

Você sabe quem é o pai da Psicologia? Acertou se pensou no Filósofo e Médico alemão Wilhelm Maximilian Wundt. Ele contribuiu de forma decisiva para a criação da Psicologia Moderna. Nasceu em 1832 e, depois de se dedicar à Medicina, trabalhou como Fisiologista na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, onde ofereceu o primeiro curso universitário de Psicologia Científica.

Entre as colaborações que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico estão: a publicação de Principles of Physiological Psychology (Princípios de Psicologia Fisiológica), em 1873, e a criação do primeiro laboratório de Psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha de 1879.

Durante o final do século XIX, esse espaço de estudos científicos atraiu estudantes de várias partes do planeta, tornando-se assim o primeiro e maior centro de formação de Psicólogos até então. Capacitados, esses profissionais retornavam a seus países fundando novos locais para pesquisas e formando outras pessoas, tendo a ciência como ponto fundamental.

Contexto da Psicologia no Brasil

A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, data de origem do Dia do Psicólogo em todo o território nacional.

A Psicóloga, Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e das Pós-graduações em Psicologia Hospitalar e em Psicanálise e Saúde da Instituição, Ana Lucia Martins, explica que no país a Psicologia foi propagada a partir da Filosofia e da Psicanálise. “Por isso, a imagem coletiva é a de que atendemos pessoas somente em consultórios e em um divã, ouvindo situações que envolvem seus conflitos”.

Mas, na verdade, a área é significativamente ampla, possibilitando que o Psicólogo construa uma carreira rica em conhecimentos e trabalhe com diversas áreas como Saúde, Educação, Trânsito, Esporte, entre outras.

Para atuar em diferentes áreas, na Graduação o Psicólogo estuda temas das disciplinas de Fisiologia, Neurociência, Anatomia, Antropologia, Sociologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicometria e Diversas Teorias Psicológicas. “O profissional precisa ter todo esse embasamento e referenciais para compreender as bases da emoção, do pensamento e sua expressão no comportamento”.

Dessa forma, o Psicólogo é capaz de realizar diagnósticos nos mais diversos cenários, tanto de modo individual como em grupos ou em instituições. “Assim, ele pode propor intervenções que auxiliem na resolução de problemas ou de desenvolvimento de potenciais de seus pacientes, avaliando como pensam, sentem e comportam-se, levando em consideração todo o contexto de sua vida, inclusive o estado da saúde física”, ressalta Ana Lucia.

Essa articulação personalizada é essencial para definir com exatidão o melhor tratamento e abordagem para cada pessoa, a fim de ajudá-la a manifestar o potencial positivo, lidando de uma maneira satisfatória com situações adversas de sua vida. “Aos poucos estamos desmistificando o pensamento de que o trabalho do Psicólogo é apenas ouvir pacientes que não dão conta de resolver seus problemas. O caminho aponta para um futuro de carreira ainda mais promissor e amplo”.

Vasta atuação profissional

O Psicólogo pode ser docente, pesquisador e profissional de Recursos Humanos, investindo em capacitação, treinamento e planejamento estratégico de uma empresa. “Ele também pode atuar na criação e consolidação de políticas de saúde populacional, além da área forense jurídica e de negócios”, afirma a especialista.

A profissão de Psicólogo é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que regulamenta a sua prática. A área evoluiu com o passar do tempo e hoje está inserida nos Hospitais, nos setores Educacional, Organizacional, Jurídico, Esportivo, na Neuropsicologia e no Trânsito.

Por englobar diversificadas atuações, a Psicologia oferece a possibilidade de trabalhar com abordagens diferentes ao longo da carreira, sem necessariamente mudar de profissão. “Como os interesses vão se transformando de acordo com o nosso amadurecimento, essa escolha nos propicia optar por percursos diferentes ao longo da vida nesse mesmo ofício”, completa Ana Lucia.

Notícias relacionadas