Do Ensino Médio Técnico à Graduação em Enfermagem: um ciclo de formação no Einstein
Primeira turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Einstein conclui a Graduação em Enfermagem e comemora conquistas no mercado de trabalho

O sentimento é de orgulho, gratidão e emoção. Nove estudantes que ingressaram ainda adolescentes, em 2019, na primeira turma doEnsino Médio Integrado ao Técnico do Einstein, na unidade Paulista, agora, em 2025, comemoram a conclusão da Graduação em Enfermagem.
Hoje, os alunos representam um ciclo que se completa, com histórias que mostram o poder transformador da educação de qualidade e do propósito de cuidar, seja por meio da assistência, ou por funções de gestão em saúde.
Mesmo antes da conclusão do curso, todos já estão trabalhando ou estagiando, o que representa mais um motivo para comemorar.
A base sólida do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Einstein
O Ensino Médio do Einstein oferece as opções Técnico em Administração e Técnico em Enfermagem. Esse grupo de alunos escolheu a segunda opção.
Entre os Graduandos, é unânime o reconhecimento sobre o quanto o Ensino Médio do Einstein foi decisivo na escolha da carreira e na preparação para a Graduação.
Ana Luiza Zuza de Araújo lembra que procurava um curso técnico que unisse teoria e prática, encontrando no Einstein o equilíbrio ideal.
Já Victoria Machado Quistein de Oliveira conta que foi durante o curso técnico que descobriu sua verdadeira vocação: “As palestras e atividades apresentavam as diferentes áreas da saúde e me ajudaram a encontrar meu caminho na Enfermagem”, conta.
Para Pedro Paulo Lima Gama, a experiência foi marcante desde o primeiro contato com a unidade da Paulista: “O projeto da escola nos encantou. O Ensino Médio Integrado ao Técnico me deu uma formação completa e fez nascer o desejo de seguir na Enfermagem”, lembra.
Marcela Cristhina Almeida de Azevedo reforça esse sentimento: “O curso foi essencial para minha carreira. Ele me mostrou que eu queria seguir na Enfermagem e me preparou de forma muito completa para a Graduação”.
Outros colegas, como Patrícia Moreira e Sabrina da Silva Figueredo, destacam o ensino que estimula o pensamento crítico e o trabalho em grupo, enquanto Maria Fernanda Kaori e Anna Beatriz Nazareth Lucena ressaltam o quanto o curso abriu portas e fortaleceu o propósito profissional.
Para Amanda Alexandre da Silva Barros, essa fase da vida foi o ponto de partida para construir uma trajetória com responsabilidade e compromisso: “Aprendi a estudar e a ter rotina. Isso fez toda a diferença na Faculdade”, ressalta.
Uma Graduação que forma profissionais completos
Na Graduação, os estudantes encontraram um ensino que alia teoria, prática e raciocínio clínico desde os primeiros semestres.
Victoria destaca a formação voltada ao pensamento analítico e à autonomia profissional: “Aprendemos a pensar como Enfermeiros, a analisar e questionar, e não apenas executar”.
Patrícia reforça a importância das metodologias ativas que estimulam o estudante a buscar respostas e desenvolver autonomia e Pedro Paulo recorda: “O Einstein sempre nos desafiou a ir além do tradicional, com professores que inspiram e métodos que nos fazem construir o pensamento”.
Para Marcela, a carga horária de estágios e o contato com profissionais experientes foram fundamentais. Ana Luiza resume a experiência de muitos colegas: “Os professores despertam curiosidade e nos motivam a aprender mais”.
Anna Beatriz também se mostra satisfeita pela profundidade dos conteúdos abordados: “Eu me sinto extremamente preparada para atuar com qualidade e excelência”.
Já Amanda destaca a formação voltada à gestão, que amplia o olhar sobre o papel do Enfermeiro: “o Einstein forma um profissional completo, capaz de atuar com excelência tanto na assistência quanto na gestão”.
Em vagas efetivas ou estágios, eles já colhem frutos!
Antes mesmo da formatura, os nove estudantes já conquistaram vagas efetivas ou de estágios na área, dentro do Einstein ou em outras grandes redes de hospitais, o que reflete a formação sólida que receberam.
Pedro Paulo construiu uma trajetória de destaque: começou como monitor, tornou-se estagiário e foi contratado como Analista de dados no Escritório de Valor do Einstein.
Suas colegas ocupam funções em outras redes hospitalares: Ana Luiza trabalha em Centro Cirúrgico, assim como Sabrina. Já Victoria é Técnica de Enfermagem na área de Pediatria.
Marcela faz estágio na área assistencial de Gastroenterologia, enquanto Maria Fernanda e Patrícia atuam na Medicina Diagnóstica e Anna Beatriz trabalha no Centro Cirúrgico, todas no Einstein Hospital Israelita. Amanda integra o time das Clínicas Einstein.
Planos e sonhos que seguem crescendo
As perspectivas dos Graduandos para o futuro são diversas, sempre aliadas à missão de continuarem aprendendo e cuidando das pessoas, tanto por meio de funções na área da assistência quanto da atuação em atividades de gestão.
Ana Luiza planeja se especializar em auditoria em saúde; Victoria sonha com uma Pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Pedro Paulo quer se tornar referência em gestão e performance hospitalar
Marcela deseja atuar em áreas como Pediatria, Obstetrícia ou Estomaterapia. Maria Fernanda prepara-se para a Residência em Terapia Intensiva e Amanda sonha construir sua carreira no Einstein, assim como Anna Beatriz.
Patrícia planeja prestar prova para Residência ou iniciar uma Pós-graduação na área da Oncologia e Sabrina busca edificar uma carreira sólida e com equilíbrio entre crescimento profissional e qualidade de vida.
Em conjunto, essas histórias reforçam o compromisso do Ensino Einstein com o desenvolvimento de profissionais de excelência técnica, éticos, inovadores e comprometidos com o que fazem, ajudando a construir um futuro mais humano e saudável.







