Docentes do Ensino Einstein revelam o impacto da Odontologia no futuro da saúde
Neste Dia do Dentista, três Docentes do Ensino Einstein contam suas histórias, destacam conquistas na Pesquisa e dão dicas para as novas gerações

Em 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista, data para celebrar os profissionais que cuidam do sorriso e do bem-estar da população. No Ensino Einstein, três Docentes da Graduação em Odontologia destacam-se por sua dedicação à formação na área e à Pesquisa científica.
Os Doutores Jamil Awad Shibli, Paulo Francisco Cesar e João Gabriel Silva Souza conduzem estudos reconhecidos internacionalmente e mostram como a Odontologia transforma vidas. As histórias que os levaram à carreira são distintas, mas revelam o mesmo amor pela profissão.
O Dr. Jamil inspirou-se em um vizinho Dentista em sua cidade natal, Pirassununga (SP). O Dr. Paulo seguiu os passos do pai, que se formou na década de 1950 e deixou como legado a paixão pela Odontologia. O Dr. João Gabriel sempre pensou em ser cientista, unindo Pesquisa, cuidado e impacto social.
Com percursos complementares, os três mostram que dedicação, sede por conhecimento e compromisso com o próximo são pontos que moldam suas trajetórias.
Referências mundiais em Pesquisa
Os Docentes do Ensino Einstein integram um grupo de cientistas reconhecidos pelo ranking internacional elaborado pela Universidade de Stanford, que utiliza dados da Scopus, uma das maiores bases de dados de artigos científicos no mundo e que abrange todas as áreas do conhecimento.
O levantamento considera todos os Pesquisadores que já publicaram artigos em periódicos indexados e destaca os 2% mais influentes, ou seja, aqueles cujos trabalhos são mais citados globalmente.
“Quando você entra no ranking, significa que sua Pesquisa impactou de maneira eficiente e foi muitas vezes citada. Isso valida sua credibilidade científica e acadêmica. A satisfação é saber que seu trabalho é reconhecido pela seriedade”, explica o Dr. Jamil.
Para o Dr. João Gabriel, o reconhecimento é reflexo de uma motivação que vai além do currículo. “Eu faço ciência por paixão e pela vontade de melhorar a saúde da população. O impacto real é imensurável, porque muitas pessoas que nunca vou conhecer podem se beneficiar de um conhecimento que publiquei”, afirma.
Já o Dr. Paulo destaca o sentimento de gratidão: “Integrar o ranking significa que uma boa parte do nosso trabalho foi usada por outros Pesquisadores e resultou em novas descobertas. É a sensação de dever cumprido, de ter contribuído para a evolução da Odontologia”, define.
As diversas possibilidades dentro da profissão
O Dr. Jamil é Especialista, Mestre e Doutor em Periodontia, com estágio na State University of New York, nos Estados Unidos. Atua em Pesquisas clínicas e translacionais, conectando os avanços da bancada do laboratório à prática com pacientes, entre outras atividades.
“Eu me especializei nessa ponta final, de fazer os estudos que a gente chama de estudos controlados, randomizados, verificando os resultados na prática, com os pacientes”, destaca.
Ele também atua como professor visitante da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, além de Docente adjunto da Harvard School of Dental Medicine, nos Estados Unidos. “Sou muito realizado na profissão. Não tenho outra vocação. Se não fosse Dentista, não sei o que faria”.
Quando se trata de Pesquisa, os Doutores Paulo e João Gabriel atuam em etapas anteriores à aplicação dos estudos na ponta, diferentemente da forma como o Dr. Jamil atua. São trabalhos fundamentais e que se direcionam ao mesmo objetivo: beneficiar a saúde da população.
O Dr. Paulo é Graduado, Mestre e Doutor, dividindo o tempo entre a clínica particular e a Docência e Pesquisa no Einstein e na Universidade de São Paulo (USP). Atua principalmente nas áreas de Biomateriais, Prótese dentária e Implantodontia.
“Gosto muito do fato de que cada frente exige habilidades diferentes. Na clínica, o que me move é solucionar problemas dos pacientes. Na Docência, é ver a evolução dos alunos, e, na Pesquisa, é o prazer das descobertas que modificam a forma como o Dentista trabalha”, afirma.
Dr. João Gabriel, mineiro radicado em São Paulo, trilhou uma carreira acadêmica intensa: logo depois de sua Graduação, fez Mestrado em Odontologia, especialização em Saúde da Família e o Doutorado, que incluiu passagens pela University of Connecticut e pelo Forsyth Institute, em Boston, nos Estados Unidos, além de Pós-doutorado.
Hoje, dedica-se à Docência em diversos cursos, à Microbiologia e ao desenvolvimento de Biomateriais.
“A importância da ciência é avançar no conhecimento, seja no desenvolvimento de produtos, protocolos ou na resolução de problemas reais da sociedade”.
Inspiração para os novos Dentistas
Com trajetórias marcadas por dedicação e conquistas, os três profissionais também têm conselhos valiosos para quem sonha em seguir a carreira.
“Odontologia é a melhor profissão do mundo e é fundamental exercê-la com seriedade”, comenta o Dr. Jamil.
Para o Dr. João Gabriel, o essencial é manter a essência do cuidado. “É fundamental pensar no bem do outro. Isso é o que se espera de todo profissional de saúde, independentemente de qualquer status”.
Outra dica importante é manter-se atualizado, buscando fontes confiáveis. “É preciso desenvolver o pensamento crítico diante do excesso de informações que temos hoje em dia”, orienta Dr. João.
Dr. Paulo reforça a importância do preparo técnico: “Os procedimentos executados pelos Dentistas na clínica são extremamente complexos e exigem conhecimento teórico aprofundado e treinamento constante em nível de especialização, para que sejam alcançados resultados que promovam saúde para os pacientes”.







