Ensino Médio Integrado ao Técnico amplia a visão de construção de carreiras

Programa de Monitoria na Graduação em Enfermagem leva aluna a vivenciar mais cedo a área da saúde

A história de Leticia Barbosa Sylvestre, 19 anos, demonstra os novos caminhos que se abrem quando o sonho encontra a oportunidade. No final de 2019, enquanto concluía o primeiro ano do Ensino Médio, soube que a Escola Técnica do Einstein tinha acabado de lançar o Ensino Médio Integrado ao Técnico e não pensou duas vezes. “Na hora já coloquei na cabeça que queria fazer a transferência para estudar lá”, recorda.

A Instituição passou a disponibilizar a formação em nível médio nos itinerários de Enfermagem e Administração em Saúde. Leticia escolheu o primeiro. Em 2020, fez o segundo ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico e, em 2021, formou-se como Técnica em Enfermagem.

Não que ainda lhe restassem dúvidas, mas foi durante o período de estágio que ela teve a certeza de sua inclinação. “Até então eu queria ser uma profissional da saúde, mas durante o curso fiquei apaixonada pela Enfermagem”, conta.

O contato com a área e a experiência de ajudar a sua madrinha a cuidar de duas crianças gêmeas recém-nascidas, nos primeiros seis meses de 2022, reforçaram o desejo de continuar se especializando. No segundo semestre de 2022, ingressou na Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). “Não poderia querer estudar em outra instituição, porque a minha experiência no Ensino Médio Técnico tinha sido de muito acolhimento entre os alunos e professores, além da boa qualidade da aprendizagem”, diz.

Na Graduação não foi diferente. Além de se sentir muito querida pelos novos colegas e docentes, Leticia adora estudar com base nas metodologias ativas com as quais está adaptada desde a sua vivência na Escola Técnica do Einstein. “No primeiro dia de aula eu fui apresentada a tudo o que a FICSAE oferece. Uma das coisas que me chamou a atenção foi a possibilidade de fazer parte do Programa de Mentoria”, destaca.

Seus olhos brilharam. Era um jeito de trabalhar 20 horas por semana no Hospital e receber o desconto de 50% na mensalidade para ajudar a sua família, sem comprometer seus estudos. “Eu acessei o aplicativo da FICSAE e, dentre as várias áreas do Programa de Monitoria, escolhi a Medicina de Precisão”, conta.

Atividades na monitoria

Para ela, a Medicina de Precisão é uma área fascinante, porque trabalha com várias frentes de atuação, visando predição, prevenção, precisão e tratamento personalizado e individualizado, de acordo com o perfil genético de cada paciente. “Além disso, é um programa recente do Einstein e faço parte de uma equipe que está ajudando a construí-lo. Eu tenho orgulho de trabalhar nesse ambiente”. Ela conta que tem sido muito valorizada pelos profissionais da área.

No dia a dia, trabalha com coleta de dados relacionados a diversos tipos de doenças como as oncológicas: câncer de mama, de tireoide, próstata, cólon etc. Está aprendendo sobre os testes genéticos dessas patologias, ou seja, quais são os genes relevantes para essas doenças. Além disso, acompanha as Enfermeiras durante as consultas genéticas, entregas dos resultados e orientações aos pacientes.

A aluna revela que no Programa de Monitoria em Medicina de Precisão também tem aulas com Médicos e especialistas sobre os temas a serem trabalhados. Ela e mais duas monitoras aproveitam essa oportunidade para aprender mais e esclarecer dúvidas antes de começarem suas atividades na pesquisa. “Também já utilizei conhecimentos da área para fazer um trabalho sobre câncer colorretal na Graduação. Acho isso um grande benefício”.

Leticia está gostando tanto de suas atividades no Programa que já renovou o contrato para mais seis meses. Ela gostaria de ficar na monitoria até o primeiro ano do estágio extracurricular, que acontece a partir do 4º semestre da sua Graduação, quando entrará em contato com a assistência, incluindo rotinas da Enfermagem. “Lá estou aprendendo a gostar muito da especialidade de Oncogenética e é nessa área que pretendo seguir depois de formada”, planeja.

Notícias relacionadas