Carreiras

Pensando em fazer Graduação em Psicologia? Então, esse texto é para você

Construir conhecimento sobre o comportamento humano, sistema psíquico e tratamentos ligados à saúde mental faz parte da Graduação em Psicologia

Escolher a Psicologia como caminho de carreira pode ser muito gratificante por vários motivos. Trata-se de um estudo científico que se dedica a compreender o comportamento humano, ajudar pessoas a superar desafios emocionais e contribuir com tratamentos que proporcionem saúde mental.

Nesta jornada de conhecimento, o primeiro passo é cursar a Graduação em Psicologia. Com duração de cinco anos, a formação oferece ao aluno conhecimentos em:

  • Psicologia da Educação;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia da Saúde;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Neuropsicologia etc..

Em conjunto, essas disciplinas compõem o campo de conhecimento para o Psicólogo Generalista. “Ao longo do curso, à medida que for se identificando com alguma área de atuação, o aluno poderá se aprofundar nos temas de interesse”, explica o Psicólogo e Coordenador da nova Graduação em Psicologia da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), Shirley Silva Lacerda.

A Psicologia é uma ciência?

O Psicólogo é o profissional que se interessa pelos fenômenos direcionados ao sistema psíquico e como ele afeta a vida das pessoas. “Assim, esse profissional está sempre refletindo sobre como melhorar a qualidade de vida e minimizar o sofrimento, principalmente relacionado à saúde mental”, explica Shirley.

A Psicologia, portanto, é uma área da ciência que procura entender e desenvolver métodos e técnicas para ajudar o ser humano a lidar com determinadas condições, que dizem respeito ao pensamento, sentimento e ações.

Logo, essa ciência dedica-se a analisar emoções, ideias e valores das pessoas com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios, transtornos, síndromes e doenças mentais.

Quais as áreas em que o Psicólogo pode atuar?

De acordo com a Resolução Nº 3/2022, do Conselho Federal de Psicologia, há 11 áreas de especialidade em que o Psicólogo pode construir uma carreira bem-sucedida. O caminho a ser seguido vai depender do perfil, da motivação e do resultado a ser alcançado

1. Psicologia Escolar ou Educacional
Atua na elaboração do plano pedagógico da escola e do processo educacional. O Psicólogo apoia o corpo docente e estudantes em casos específicos que envolvem alunos e seus familiares.

2. Psicologia Organizacional e do Trabalho
Essa área deve garantir a segurança psicológica dos colaboradores, contribuindo com o bem-estar do ambiente corporativo. Auxilia a área de Recursos Humanos em diversas políticas do setor.

3. Psicologia de Trânsito
A área é responsável por testes envolvendo a condução de veículos e a criação de políticas para melhorar o trânsito, entre outras ações correspondentes.

4. Psicologia Jurídica
O Psicólogo dessa área estuda e auxilia tecnicamente os fenômenos relacionados à saúde mental e distúrbios de personalidade, que podem levar uma pessoa a cometer crimes ou infrações à lei.

5. Psicologia do Esporte
O Psicólogo do Esporte acompanha atletas, ajudando-os a lidar com pressão, desafios etc..

6. Psicologia Clínica
Na Psicologia Clínica, o profissional busca identificar patologias mentais e restabelecer a saúde psíquica do paciente. Também visa promover o autoconhecimento e o gerenciamento das emoções.

7. Psicologia Hospitalar ou Ambulatorial
Nesse setor, o profissional realiza consultas a pacientes em centros de saúde, clínicas particulares, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais, entre outros estabelecimentos correlatos.

8. Psicopedagogia
O Psicólogo em Psicopedagogia busca articular os conteúdos transmitidos no processo de ensino, junto aos alunos em suas singularidades e inserções no mundo cultural e social concreto.

9. Psicomotricidade
Estão predominantemente nessa área a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação de distúrbios psicomotores.

10. Psicologia Social
O profissional dessa área atende e elabora medidas a pessoas em estado de vulnerabilidade, como idosos; gestantes, mulheres e crianças vítimas de violência, usuários de drogas etc..

11. Neuropsicologia
O Neuropsicólogo avalia e diagnostica problemas pontuais, como: funções motoras, atenção e memória, disfunções neurais e doenças neurológicas, entre outras.

por uma especialização após o término da Graduação em Psicologia pode ser aprofundada ou redirecionada ao longo da carreira, que deve começar por um ensino inovador e de boa qualidade.

Nova Graduação em Psicologia

O Ensino Einstein lançou neste ano sua Graduação em Psicologia, que terá sua primeira turma já em 2025, a partir de três ênfases principais:

  • Psicologia Clínica: prepara o aluno para atuar atendendo clientes em consultório, geralmente;
  • Psicologia da Saúde: promove o trabalho voltado ao bem-estar dos indivíduos e comunidades;
  • Processos de Avaliação Psicológica: ensinam a compreender as dificuldades da pessoa em níveis comportamentais, emocionais e cognitivos.

Além disso, há uma ênfase significativa em pesquisa científica, promovendo a busca por conhecimento de boa qualidade de forma autônoma, além de gestão e liderança.

Esse último está ligado ao empreendedorismo, muito relevante tanto para quem deseja montar um consultório quanto para planejar o crescimento profissional em uma empresa ou estabelecimento de saúde. “Essa é uma área ainda pouco presente em grades da Graduação em Psicologia. Nosso objetivo é preparar o aluno para gerir sua carreira e administrar financeiramente o seu negócio”, conclui Shirley.

Notícias relacionadas