Graduação em Administração acompanha a realidade do mercado
Einstein investe no ensino com foco na realidade do mercado, de modo a formar profissionais que possam colaborar com o progresso da sociedade
A formação de pessoas e a administração de carreiras estão passando por transformações fundamentais, aceleradas por fatores ligados à gestão do capital humano. Entre eles, a escassez de competências, a procura global por talentos e a adaptação a estilos de vida da nova geração, que valoriza mais a flexibilidade e experiências de trabalho diversas.
Por isso, se antes a principal preocupação dos gestores de pessoas era o fortalecimento do pipeline de lideranças, agora é necessário redefinir planos de carreira, especialização e sucessão para melhorar os processos de retenção de talentos em todos os níveis, assim como o envolvimento dos profissionais com a empresa.
Além do intuito de alcançar melhores desempenhos, é necessária uma abordagem mais ampla para o desenvolvimento do profissional de modo a formar talentos. O conceito de employer university (universidade conectada a empresa, em tradução livre) busca desenvolver no aluno a capacidade para lidar com as demandas do mercado com efetividade.
A intenção é revolucionar a lógica do ensino, criando soluções educacionais que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e atitudes que promovam o crescimento pessoal e profissional dos alunos, para que cheguem ao mercado mais preparados e confiantes.
Fora do país esse movimento inclui parcerias inovadoras. O grupo americano de companhias de seguro State Farm doou US$ 30 milhões para a Universidade Estadual do Arizona, com foco em bolsas de estudo para os níveis médio e superior. Já a United Airlines adquiriu a Westwind School of Aeronautics, transformando-a em uma escola de aviação com capacidade para formar 300 alunos por ano.
Para o Coordenador da Graduação em Administração do Einstein e Gerente de Ensino Superior da Instituição, João Bittencourt, essas parcerias entre empregadores e universidades demonstram o quanto a educação precisa estar alinhada à realidade em que o aluno irá atuar. “É uma abordagem que usa metodologia experiencial, mas também envolve o estudante na realidade. As formações em saúde do Einstein sempre fizeram isso e agora expandimos para o curso de Administração”.
O Ensino Einstein tem investido na fusão entre a academia e a prática, pois vem inserindo seus alunos na rotina das mais de 40 organizações administradas pela Instituição. No caso da Graduação em Administração, inclui ainda estágios e monitorias em estabelecimentos privados e públicos, desde o primeiro ano.
A Graduação em Administração da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) tem como principal objetivo formar Administradores preparados para atuar em qualquer tipo de organização. “Nossos alunos vivenciam o ambiente real, desenvolvem o senso crítico e passam por consultorias que os ensinam a lidar com as dificuldades do dia a dia das empresas”, explica.
Eles têm acompanhamento, mentorias e avaliações 360 graus, englobando competências teóricas, práticas e socioemocionais. “Incluir momentos que podem causar frustrações no trabalho também é importante”, acrescenta o Coordenador.
Atribuições
Ainda segundo João Bittencourt, entre as principais atribuições de um Administrador, destacam-se:
- A capacidade de empreender;
- A habilidade de criar soluções inovadoras para a sociedade e potencializar a atuação das organizações.
Para isso, a Graduação em Administração deve ter um currículo inovador e inspirado no alto desempenho, somando também estágios, atividades de simulações realísticas e projetos de intervenção na realidade.
Com base nessa perspectiva, a Graduação do Einstein desenvolve competências relacionadas aos pilares de inovação, transformação digital, gestão do negócio e liderança.
O feedback mensal feito pelo Escritório de Carreira do Einstein garante ajustes de rotas nos estudos práticos e teóricos, incluindo a gestão de projetos e resolução de problemas com eficiência e profundo conhecimento sobre administração. Além disso, é importante disponibilizar recursos para que o estudante possa planejar sua carreira. “Por isso, nós acompanhamos o aluno no mercado depois de sua formação. É um compromisso de gerarmos oportunidades, empregabilidade e instigarmos uma atuação com propósito”.
Trabalhar a diversidade, a inclusão e o convívio com diferentes pessoas durante a Graduação, a exemplo do rodízio em grupos de trabalho, incentiva habilidades para ter sucesso em trabalhos em equipe. “Todos os ingredientes devem ser pensados cuidadosamente dentro de cada componente curricular, inclusive propiciando a avaliação individual e em conjunto entre os alunos”.
No Einstein o Ensino em Administração tem como base:
- O intercâmbio com as organizações;
- O propósito, a empregabilidade e a criação de oportunidades;
- A consciência de um mundo complexo e em transformação.
São muitos os aspectos que devem ser considerados. “Entender sistemas, estratégias e práticas dentro e fora da sala de aula prepara o futuro Administrador para atuar com eficiência e até se consolidar como uma referência em sua área”, finaliza o especialista.
Cursos Relacionados