CUATVariedades

IA na Educação: redefinindo o futuro do Ensino

Com mais interação e acessibilidade, o processo de ensino-aprendizagem tem experimentado grandes benefícios da integração da Inteligência Artificial às metodologias aplicadas à Educação

A aplicação da Inteligência Artificial (IA) na Educação vem transformando a capacitação de profissionais da saúde. As novas tecnologias oferecem inúmeras vantagens, que vão desde a personalização do aprendizado até a simulação de cenários clínicos complexos, proporcionando uma formação robusta e eficiente.

“Sua utilização como apoio docente traz insights para tornarmos o ambiente em sala de aula muito mais engajador para o estudante”, garante a Coordenadora do Núcleo de Inteligência Artificial na educação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), Profª. Dra. Dannielle Fernandes Godoi.

Embora historicamente as pesquisas em IA tenham começado na década de 1950, sua utilização ganhou muito mais visibilidade recentemente, com o lançamento do ChatGPT.

Apesar de a IA permear o cotidiano o tempo todo, por exemplo com os aplicativos do celular, serviços de streaming e até mesmo redes sociais, foi o ChatGPT que trouxe a possibilidade de interagir diretamente com ferramentas de IA nos dispositivos, conforme a Coordenadora, que também é Docente nas Graduações em Medicina e Administração, além de Pós-Graduação e MBA.

“O ChatGPT nos fez entrar em contato com um subtipo da Inteligência Artificial chamada IA generativa, que tem a capacidade de criar novos conteúdos a partir de uma base de dados e informações. Essa produção de conteúdo, seja na forma de textos, imagens e até mesmo vídeos, pode ser aplicada diretamente na educação e nas plataformas de ensino”, diz a Dra. Dannielle.

Quais os benefícios da IA na Educação?

Uma das principais vantagens da IA na Educação em saúde está na possibilidade de personalização do aprendizado. Algoritmos permitem a análise do desempenho individual, para identificar forças e fraquezas, além de adaptar o conteúdo e o ritmo de estudo, conforme as necessidades individuais do aluno.

Assim, cada estudante tem a possibilidade de maximizar seu potencial de aprendizagem, otimizando tempo e tornando o ensino mais acessível, interativo e eficaz.

Como exemplo, a Coordenadora cita a metodologia Khan Academy, centrada no aprendizado autodirigido. Os alunos avançam no seu próprio ritmo, revisitando conceitos até alcançarem a compreensão plena.

O método utiliza algoritmos de aprendizagem adaptativa, para recomendar exercícios e materiais específicos com base no desempenho individual. Mais recentemente, lançou um tutor virtual baseado em IA que apoia todo esse processo de aprendizagem do estudante.

Ambientes de simulação para desenvolver habilidades e raciocínio

A IA possibilita também a criação de ambientes de simulação altamente realistas, nos quais os estudantes podem praticar procedimentos médicos e enfrentar situações clínicas diversas em um espaço controlado e seguro.

Simuladores avançados facilitam a aquisição de habilidades práticas e o desenvolvimento do raciocínio clínico. A prática contínua em cenários simulados ajuda também na construção da confiança e das competências dos profissionais.

Outra aplicação relevante, sinaliza a Dra. Dannielle, está no campo da análise de dados educacionais. Ferramentas podem processar grandes volumes de dados de desempenho, fornecendo insights valiosos sobre o progresso dos alunos e a eficácia dos métodos de ensino.

Tal transformação não só melhora a qualidade da Educação, mas prepara docentes e gestores para os desafios do mundo real. Trata-se de um importante auxílio para assegurar que o ensino esteja sempre alinhado com as melhores práticas e evidências científicas.

Integridade acadêmica e diferencial no mercado de trabalho

Há uma grande preocupação com a integridade acadêmica no futuro, com relação ao uso adequado das ferramentas. “O profissional que souber usar a IA terá um diferencial de mercado. Nosso papel, como educadores, está em colaborar no processo de formação, letramento e preparação, para uso da ferramenta como apoio e não como substituição do aprendizado”, acrescenta.

As ferramentas sugerem ainda quando os estudantes precisam de abordagens alternativas para engajá-los. É nesse contexto que surge a necessidade de aprimorar os conhecimentos, com novas abordagens para aplicação da tecnologia.

E para acompanhar todo esse processo de transformação digital e introdução da IA na educação, existe a necessidade de preparar os educadores. “A introdução de novas metodologias e tecnologias na educação é sempre um desafio. Daí a necessidade de apoiarmos o docente nesse letramento básico, para que ele possa extrair o máximo da potencialidade das ferramentas de IA disponíveis atualmente, muitas inclusive em formato gratuito”, destaca a Dra. Dannielle.

Auxílio da ferramenta com senso crítico e construtivo

Atualização em Inteligência Artificial aplicada à Educação: Módulo Básico é um curso voltado para docentes, gestores e profissionais de saúde, de variados níveis de ensino superior.

“Seu foco é auxiliar na construção de ideias e complementação de processos, porém sempre com o uso construtivo com base no senso crítico do ser humano”, comenta a Médica e também Coordenadora do Curso, Dra. Fernanda Giglio Petreche.

A imersão tem duração de 20 horas, com objetivos definidos:

– Discutir fundamentos da IA e suas aplicações na Educação, com análise das implicações éticas e desafios do seu uso na Educação;

– Desenvolver estratégias inovadoras para a integração de ferramentas na prática pedagógica, promovendo ambientes de aprendizagem personalizados e interativos;

– Propor diretrizes para uso responsável nos contextos educacionais, para integrar a complexidade da IA às metodologias aplicadas ao ensino-aprendizagem.

“Com mudanças tão aceleradas e um número cada vez maior de pessoas usando a tecnologia, entendemos o quanto as ferramentas em versões gratuitas e pagas, de texto e voz, podem complementar as atividades do dia a dia, na vida pessoal, no estudo e no trabalho”, salienta a Dra. Fernanda.

Mudança de mindset para maior produtividade

A produtividade cresce à medida que os conhecimentos são difundidos. Esse é um novo mindset em relação à importância da IA na prática profissional.

Com aulas online e transmissão ao vivo, o curso tem abordagem prática e aplicada, para implementação da tecnologia de maneira efetiva e inovadora nas atividades pedagógicas.

“A ideia é favorecer a conexão de uma rede de profissionais de saúde e educação, ampliando as atividades colaborativas”, conclui a Dra. Fernanda.

Notícias relacionadas