Neste Dia da Educação, entenda o papel do professor na transformação do Ensino
O Dia Internacional da Educação traz reflexões importantes sobre a importância do desenvolvimento contínuo dos Docentes em competências diversas

O Dia internacional da Educação, comemorado em 28 de abril, foi instituído com o objetivo de promover reflexões sobre questões que envolvem sua importância para a evolução da humanidade, além da valorização dos profissionais da área.
Diante de cenários cada vez mais desafiadores em vários aspectos e das mudanças do perfil do estudante nos últimos anos, o desenvolvimento contínuo dos Docentes é um fator-chave na busca pela transformação da Educação.
“Essa data precisa ser dedicada ao professor. A única forma de mudarmos um País, de mudarmos a realidade, é por meio da Educação”, defende a Médica e Coordenadora Acadêmica da Graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Dra. Elda Maria Stafuzza Gonçalves Pires.
A abertura ao novo, a disponibilidade de tempo e a escuta ativa estão entre as qualidades necessárias para o profissional que deseja se manter em crescimento. “O Docente é aquele que instiga, orienta e desafia o estudante em seu caminho, para que ele se desenvolva cada vez mais”, define.
Dra. Elda destaca que, na atualidade, são fundamentais para o educador as seguintes habilidades:
- Ter domínio técnico e científico do conteúdo que irá ministrar
- Possuir habilidades de comunicação: saber ouvir e entender as demandas do aluno
- Ter empatia e ser acessível
- Criar um ambiente seguro de aprendizagem
- Estimular a responsabilidade e o protagonismo no estudante
- Promover desafios, debates e atividades que estimulem o raciocínio
- Estimular o senso crítico e o pensamento estratégico
- Saber utilizar as tecnologias e orientar o aluno sobre seu uso, como apoio ao processo de aprendizagem
Competências socioemocionais em foco
Essenciais para o mercado e a vida pessoal, as competências socioemocionais são soft skills que envolvem compreensão, expressão e gestão das emoções, além das interações sociais.
Em conjunto, todas elas precisam ser trabalhadas nas diversas áreas, incluindo a docência. Os professores devem ser resilientes e ter preparo para gerenciar desafios atuais e futuros e para treinar essa competência nos alunos também.
Diferenciais Einstein
O Ensino Einstein investe na formação de uma nova geração de profissionais por meio de uma jornada completa de desenvolvimento, em várias frentes.
Entre os destaques, a competência socioemocional e o uso da Inteligência Artificial despontam tanto para aplicação dos Docentes, como para sua habilidade de orientar os alunos.
Os Docentes contratados pelo Einstein têm acesso a todo um programa de treinamento de capacitação nas metodologias, estratégias e habilidades que precisam desenvolver para atuar em seus cursos, por meio do Núcleo de Curadoria do Ensino Einstein. Só em 2024, por exemplo, foram realizados 24 workshops de treinamento para Docentes, envolvendo 852 profissionais.
“Nossa equipe vai a campo para trazer o que há de melhor e mais atual. A mesma dedicação empregada em manter os Médicos atualizados e em constante desenvolvimento existe para os educadores”, lembra a Dra. Elda.
Além desses treinamentos internos, o Ensino Einstein oferece várias possibilidades de desenvolvimento, como: Pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino em Saúde, Pós-graduação Lato Sensu em Docência e Preceptoria em Medicina e Mestrado Profissional em Ensino em Saúde.
Simpósio aborda a Transformação da Educação no Brasil
Sob o comando de Docentes e Coordenadores do Ensino Einstein e participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros, será realizado nos dias 10 e 11 de outubro o IV Simpósio Internacional de Educação – Transformando a Educação do Brasil, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo. Com capacidade para receber 300 pessoas, o evento será voltado a professores, coordenadores e gestores de instituições públicas e privadas de ensino.
Na programação estarão discussões sobre Desenvolvimento Docente, Desenvolvimento Socioemocional, Ensino Interprofissional, Inteligência Artificial e suas Implicações, além de workshops.
A novidade nesta edição serão os trabalhos científicos, que poderão ser inscritos pelos participantes e que serão analisados pela equipe Einstein para exposição e apresentação, nas áreas de relato de experiência, estudos primários e secundários e desenvolvimento de novos produtos educacionais.